Voltar para o blog

5 boas práticas de como prevenir ataques cibernéticos na empresa

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 17/10/2022
5 boas práticas de como prevenir ataques cibernéticos na empresa

Segurança

Ataque cibernético é uma tentativa de desfazer a habilitação de um computador, contaminar com vírus, roubar dados ou, ainda, fazer uso de um sistema de computador violado, com o intuito de lançar outros ataques. Os hackers têm inúmeras formas de enviar um ataque cibernético que incluem ransomware, malware, phishing, ataque man-in-the-middle e outras diversas.           

Os ataques cibernéticos oferecem um grande risco para as organizações, como a perda de credibilidade, exposição de documentos, perdas financeiras etc. Para evitar esses e outros transtornos aos envolvidos, é indispensável para a empresa encontrar táticas de prevenção contra essas agressões.

Quer conhecer dicas de como proteger sua empresa de ataques virtuais. Acompanhe!

1. Reduza a exposição aos ataques

Um método de proteger os dados digitais da empresa é investir em proteção. Essa é uma das formas mais eficazes de promover cuidados contra possíveis ataques cibernéticos. Há no mercado diversas ferramentas altamente eficazes para se proteger desde os tipos mais simples de ataque aos mais complexos. Você pode fazer uso de:

  • proteção contra malware;
  • lista e controle de execução;
  • firewalls de limite e gateways da web;
  • gerenciamento de patches;
  • política de uso de senha;
  • acesso controlado de usuários.

2. Invista em tecnologias de proteção de dados

Assim como as estratégias dos hackers se aprimoram, as tecnologias de proteção também avançam. Por meio delas, é possível oferecer proteção às empresas que precisam ter suas informações muito bem resguardadas. Conheça algumas ferramentas:

  • scan de vulnerabilidades;
  • VPN (Rede Virtual Privada);
  • modelo de segurança zero trust.

Vale ressaltar que muitos ataques são enviados via e-mail. Por esse motivo, é importante dar atenção para resguardar os e-mails recebidos por recursos, como:

  • filtragem de spam;
  • recuperação de desastres;
  • criptografia de e-mails.

3. Treine os colaboradores

Apesar de as tecnologias estarem bem avançadas no que se refere à proteção de dados, o alerta que os profissionais devem ter para aumentar a prevenção contra ataques cibernéticos é indispensável. À vista disso, é essencial capacitar os profissionais para que saibam reconhecer ataques e entendam como se comportar após identificar um. É fundamental que todos saibam conduzir métodos e estratégias preventivas.

4. Estabeleça uma cultura de segurança

Uma cultura de segurança tecnológica é a conscientização de que todos precisam cuidar do sistema em relação à proteção de dados. Todos os colaboradores são responsáveis pelos dados dos arquivos da empresa, como os documentos de clientes, profissionais, fornecedores e da própria empresa.

5. Crie um programa de segurança da informação

A proteção da empresa pode ser feita ao criar um programa de segurança da informação. Os profissionais da área de TI podem implementar políticas internas externas para uso de dados, de dispositivos com variados níveis de permissão, sigilo de documentos. É importante, também, elaborar diretrizes voltadas para atos comportamentais dos colaboradores quanto ao manuseio dos sistemas e dispositivos da instituição, assim como outros norteamentos que envolvem todos os processos da empresa.

Então, a prática mais segura é saber como prevenir ataques cibernéticos. No entanto, caso aconteça, é necessário solucionar de maneira assertiva. A melhor forma de proceder é tirar o computador imediatamente da rede, desconectar os cabos, desativar wi-fi e comunicar rapidamente o setor de TI.

Achou o artigo interessante? Curta a página do nosso Facebook, tem muita informação importante por lá.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Assinatura Eletrônica" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Entenda a importância da digitalização de prontuários

Organização

Entenda a importância da digitalização de prontuários
Leia mais