Voltar para o blog

Saiba como compartilhar arquivos online com segurança

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 24/05/2022
Saiba como compartilhar arquivos online com segurança

Segurança

Embora a internet ofereça diversas possibilidades de compartilhar arquivos online, às vezes é um desafio encontrar ferramentas que sejam capazes de lidar com uma grande quantidade de informações, atendendo às necessidades das empresas e dos usuários.

Para compartilhar arquivos online com segurança, é necessário uma conexão confiável e um serviço de armazenamento de nuvem. Ao utilizar algum desses serviços, você pode criar uma conta e depois fazer o upload do arquivo, além de outras opções de serviços que permitem enviar arquivos na nuvem de determinados tamanhos sem criar uma conta. 

Diante das diversas opções e serviços, explicaremos neste post como compartilhar arquivos online com segurança e evitar problemas. Boa leitura!

Como compartilhar arquivos online com segurança?

Mesmo com a diversidade de plataformas, sistemas operacionais e equipamentos, compartilhar arquivos de forma online entre usuários é relativamente simples e existem várias alternativas para isso. Você pode criar uma conta e compartilhar os arquivos pela nuvem não só nos computadores, mas também em smartphones e tablets, sistema iOs e Android. 

Quando você opta por compartilhar um arquivo, seja via e-mail, WhatsApp, Telegram ou outros meios de compartilhamento, você deseja que o seu arquivo chegue ao destino de interesse protegido, ou seja, na íntegra sem que ninguém não autorizado tenha acesso.

Um método de segurança muito utilizado atualmente é a criptografia de ponta. Com essa opção de segurança, ninguém pode ler suas mensagens enquanto são transmitidas. 

Pensando na segurança com que os arquivos devem ser compartilhados, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos é uma alternativa que preza pela segurança dos seus documentos, garantindo o acesso aos dados e informações disponíveis no lugar certo e na hora certa para tomada de decisão. 

O sistema pode ser tanto de arquivos físicos quanto online, porém o online torna o processo mais rápido e eficiente, assim como promove a transparência dos atos administrativos e controla o fluxo de documentos e a organização dos arquivos.

Quais as opções de serviços de compartilhamento de arquivos? 

Você deve estar se perguntando qual a melhor solução para enviar arquivos grandes com segurança, já que esse envio não precisa ser necessariamente feito pelo e-mail, por exemplo.

Primeiramente, a decisão deve ser baseada em quais tipos de arquivos serão enviados e quem os receberá. Na maioria dos casos, uma solução em nuvem gratuita pode atender às necessidades da empresa e possibilitar um serviço eficaz. A seguir, separamos algumas opções!

Firefox Send, da Mozila

Um exemplo é o Firefox Send, da Mozila. Com esse sistema você pode proteger os arquivos com senhas e criar critérios para que o link expire depois de um tempo determinado. Para usufruir desse serviço de forma gratuita, sem criar uma conta, você deve enviar arquivos de até 1 GB.

WeTransfer

Uma outra opção é o WeTransfer — um dos serviços de compartilhamento mais simples do mercado. Ele permite enviar arquivos de até 2 GB, por meio de um link gerado pela plataforma via e-mail ou, até mesmo, WhatsApp. Não é necessário cadastro e o link fica disponível por até 7 dias.

SecureDocs

Esse sistema é considerado uma sala de dados virtual e foi desenvolvido para atender às companhias que passam por fusões ou aquisições e demandam um serviço seguro de compartilhamento. Ele fornece uma integração limitada e configurações de permissões complexas.

Dropbox

Este é um serviço de armazenamento e compartilhamento mais conhecido. Com ele, é possível salvar e editar arquivos no computador ou no celular, além de poder compartilhá-los sem restrições. Os arquivos ficam salvos por até 1 mês. 

Como você pôde ver, existem várias formas de compartilhar arquivos de forma online e segura. Mas é muito importante que você se atente ao fato de que muitos armazenam o seu arquivo temporariamente. Lembre-se de que essa possibilidade de fazer o gerenciamento eletrônico dos documentos é uma grande vantagem da tecnologia, que possibilita um controle de documentos com segurança e eficiência. 

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, assim seus amigos também ficam por dentro das novidades!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais