Voltar para o blog

Segurança documental: conheça 4 benefícios da digitalização

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 15/03/2018
Segurança documental: conheça 4 benefícios da digitalização

Transformação Digital

O avanço da tecnologia propicia ganhos em produtividade e segurança para as empresas. Nesse sentido, a criação de um acervo virtual para consulta e guarda de arquivos é uma tendência que promete dar mais agilidade e reduzir despesas em processos empresariais. Se você ainda não conhece os benefícios da digitalização de documentos, continue a leitura deste artigo — vamos explicar por qual razão esse investimento é essencial para seus negócios. Confira!

1. Proteja as informações

O nível confidencial de alguns documentos exige que eles só sejam acessados por pessoas de determinados níveis hierárquicos. Assim, a digitalização dos arquivos permite criar barreiras para proteger as informações de serem acessadas por colaboradores não autorizados. Outra vantagem acontece por meio da preservação dos documentos. Ao torná-los digitais, a empresa evita o manuseio desnecessário e, assim, diminui as chances de danos por acidentes e o extravio de dados importantes. Os arquivos também ficam protegidos de desastres como enchentes, incêndios e pragas etc.

2. Tenha acesso remoto aos documentos

Entre os benefícios da digitalização está a possibilidade de acessar remotamente os documentos. Isso é muito vantajoso para empresas que precisam realizar reuniões e ter à disposição arquivos para conferência. Afinal de contas, a consulta fica mais fácil para organizações que têm diversas unidades. Com a disponibilidade digital, a organização ainda economiza o tempo e o dinheiro que seriam gastos em transporte e em duplicatas desses arquivos. A agilidade também se verifica na consulta aos materiais: podem ser usados tablets e smartphones para tal finalidade.

3. Reduza despesas

A concentração de documentos exige uma grande área física que obriga a empresa a consumir recursos financeiros significativos para mantê-la. Assim, adotar a digitalização com objetivo de reduzir ou eliminar a circulação de papel é uma estratégia para diminuir as despesas. Além da economia direta, a organização também ganha tempo na execução de processos e na realocação da mão de obra para tarefas mais importantes. Essas duas vantagens também trazem ganhos financeiros para o negócio.

4. Torne os processos mais ágeis

A partir da digitalização dos papéis, é possível adotar na empresa a Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Esse sistema melhora a comunicação entre setores e funcionários, facilita buscas, dá maior controle ao histórico de versões e atualizações do arquivo  e aumenta a produtividade. Esses benefícios oportunizam ganhos em todas as áreas para a empresa. A administração eletrônica reúne os dados em um mesmo ambiente e disponibiliza o acervo inteiro da organização para consulta rápida e organizada. O ganho de tempo otimiza as atividades rotineiras, aumentando a produtividade dos colaboradores. Os benefícios da digitalização de arquivos farão a sua empresa executar procedimentos de maneira mais rápida, segura e barata. Aliada à gestão eletrônica, os ganhos em modernização afastam riscos que estão ligados diretamente à administração manual de arquivos, como a exposição ao manuseio e acidentes. Introduzir essa tecnologia no dia a dia possibilitará aumento de desempenho e tornará o seu negócio ainda mais competitivo diante do mercado cada vez mais concorrido. Compreendeu as vantagens que a digitalização de documentos oportuniza para a sua empresa? Então compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox Explica

Artigo "A evolução da gestão de conteúdo nas empresas" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Equipes são mais estratégicas com a tecnologia a favor da gestão documental" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais