Gestão de pessoas: o que é, processos, objetivos e pilares

Gestão
Você sabia que a gestão de pessoas vai muito além do simples relacionamento entre equipes? Muitos líderes e gestores de projetos ainda subestimam o poder dessa área, limitando-a a tarefas operacionais — e, com isso, perdem oportunidades valiosas de impulsionar resultados.
A verdade é que a gestão de pessoas é uma ferramenta estratégica, repleta de técnicas comprovadas para desenvolver talentos, aumentar o engajamento e, claro, elevar a produtividade da equipe. E o melhor? Tudo isso impacta diretamente nos objetivos do negócio e até na gestão de projetos, tornando-os mais eficientes e alinhados aos resultados esperados.
Se sua empresa busca reter os melhores talentos e transformar a equipe em um diferencial competitivo, dominar esses conceitos é essencial. Quer descobrir como? Continue lendo e aprenda, passo a passo, a aplicar a gestão de pessoas de forma prática e impactante!
O que é gestão de pessoas?
Para começar o nosso guia, traremos a definição do que é gestão de pessoas. Cabe a essa área fazer toda a administração do capital humano de uma empresa, por meio da utilização de técnicas de recursos humanos que objetivam trazer melhoria de desempenho para os colaboradores e também a empresa.
Para isso, é fundamental que os profissionais que atuam como gestores na área sejam capazes de fazer a administração e, ainda, atuar para que os colaboradores tenham suas potencialidades desenvolvidas.
Além disso, é necessário que seja criado um ambiente produtivo e saudável de forma que características como liderança e motivação estejam presentes.
Diferença entre gestão de pessoas e RH tradicional
Apesar de ser um conceito muito comentado nos últimos anos, é comum as pessoas acreditarem que gestão de pessoas é a mesma coisa que o RH tradicional, porém isso não é verdade.
Enquanto cabe a gestão de pessoas atuar para promover o desenvolvimento humano e dos relacionamento entre empresa e colaboradores, os processo de RH estão voltados para cuidar da parte burocrática e operacional que envolvem:
recrutamento
seleção
folha de pagamento
controle de ponto
benefícios
legislação trabalhista
Objetivos da gestão de pessoas
Devido a tal característica, cabe a gestão de pessoas, atuar para que a empresa atinja as metas propostas. Para isso, é preciso que sejam implementadas ações junto à gestão de RH, pois isso é uma estratégia eficaz para os negócios.
Além disso, figuram entre os objetivos, a contribuição para que seja desenvolvida internamente uma cultura que vise sempre o desempenho elevado, mas sempre focando na manutenção de profissionais que sejam:
É importante ainda que seja estabelecida uma relação de emprego positiva, possibilitando um clima de confiança entre todos os setores da empresa, incluindo os cargos de chefia com os subordinados e contando com uma abordagem que preza pela ética em todos os relacionamentos.
Pilares da Gestão de Pessoas
Fato é que a gestão de pessoas está diretamente atrelada ao investimento no capital humano.
Por isso, é fundamental que uma organização que deseja ter uma administração eficiente seja capaz de entender o que os seus colaboradores precisam, assim como o que é necessário melhorar na organização, pois isso vai trazer evolução e crescimento para todos os envolvidos.
Sendo assim, vamos explicar cada um dos pilares que fazem com que a gestão seja cada vez mais estratégica e entregue o resultado esperado.
Motivação e engajamento
Todos os outros pilares vão encontrar a motivação e engajamento como base, pois sem ele não será possível ter os resultados esperados. Isso porque, quando se tem funcionários que trabalham motivados, é natural que eles entreguem maior produção, sejam capazes de desempenhar novas tarefas e o clima seja harmônico.
Fato é que as pessoas ficam desmotivadas por diversas razões e algumas delas são:
gerências inflexíveis
cultura organização que não agrada
ferramentas que não são próprias para a execução das tarefas
ausência de propósito no trabalho
Cabe aos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas atuarem para identificar se o problema é coletivo ou individual e agir para trazer uma solução, seja no todo ou parte. A medida é necessária, porque mesmo que seja apenas um, esse profissional pode ser capaz de influenciar a equipe como um todo.
Liderança eficaz
Além da motivação e do engajamento, outro pilar é a existência de uma liderança eficaz. O gestor que lidera uma equipe precisa entender que é responsável também por fazer a gestão de pessoas. A partir do momento que ele entende isso, seu time caminha para o sucesso. Isso porque, cabe a ele:
- destinar tarefas
indicar quem deve ser promovido
orientar as ações dos colaboradores
Sem contar que, um bom líder é aquele que tem a capacidade de inspirar todos os que estão ao seu entorno.
Ao ter um profissional que sabe liderar, os subordinados desempenham suas atribuições com motivação e engajamento, porque eles veem no superior, alguém que é competente e no que faz e que dá liberdade para os demais trabalharem, porque ele confia na equipe.
O líder não deve ser alguém que só pensa nos números, mas que seja capaz de entender como as pessoas que compõem a sua equipe são capazes de contribuir para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
Quando se fala em gestão de pessoas, esse pilar vem para mostrar que o principal objetivo está voltado para a construção de uma equipe que apresente uma performance elevada, mas dentro de um ambiente saudável.
Por isso, o treinamento de colaboradores do RH é fundamental, pois é ele quem vai possibilitar que a empresa veja seus coordenadores se desenvolverem e se transformem em líderes que inspirem os demais.
É importante ter em mente que um bom líder não é aquele que domina apenas a parte técnica. Ele deve ser capaz de apresentar características como:
boa comunicação (vamos falar sobre isso no próximo tópico)
relacionamento interpessoal
olhar humano para com a equipe
Comunicação transparente
A comunicação transparente é um pilar fundamental, pois sem ela é impossível alcançar as metas propostas. Sendo assim, é mais do que necessário que esse pilar seja considerado tanto para quem lidera quanto para os liderados, porque ela vai fazer total diferença para que exista um bom relacionamento entre as diferentes equipes.
Quando se tem uma gestão de pessoas estratégica, a comunicação transparente é imprescindível, porque ela possibilita a existência de diferentes canais de comunicação para que os times estejam sempre em contato a fim de resolver problemas comuns e possibilita que a resolução fique disponível.
Esse pilar da gestão de pessoas ainda deve ser compreendido pelos líderes, pois eles precisam ser capazes de se adaptar aos diferentes perfis de comportamento que integram a sua equipe. Tal adaptação vai permitir que a comunicação seja:
eficaz
personalizada
livre de ruídos
sem conflitos
promova relações harmônicas
Em tempos em que a comunicação pode ser feita de forma verbal, por escrito, impressa ou virtual, é fundamental atuar prezando por uma ação que seja o mais clara possível visando evitar que a mensagem sofra algum tipo de distorção.
O feedback é mais um fator que integra o pilar da comunicação transparente, porque por meio dessa ação, o colaborador terá certeza de que está atuando de forma assertiva ou se precisa mudar ou melhorar alguma coisa. Sem contar que ao dar feedbacks, o gestor ainda poderá avaliar como o seu time está trabalhando.
Trabalho em equipe
Mais um pilar que move a gestão de pessoas é o trabalho em equipe. Aqui, cabe ao gestor destacar em seus colaboradores suas características, evidenciando a cada um os seus talentos e reforçando que juntos são ainda melhores.
Sendo assim, o bom líder deve ser capaz de promover a interação entre todos membros para que a relação seja de parceria e que possibilite o crescimento. Além disso, é preciso ainda que o time tenha alinhamento, de forma que cada membro entenda sua função e atue de forma comprometida para que um objetivo comum seja atingido.
Tal característica faz com que a diversidade de ideias seja uma marca presente, bem como a troca de experiência. Isso possibilita que a inovação apareça e os problemas, quando surgirem, sejam sanados de maneira proativa.
Para que tudo isso aconteça, o trabalho em equipe vai exigir a presença do pilar mencionado anteriormente que é a comunicação clara e, aliado a isso, ainda exista:
divisão de tarefas de forma equilibrada
ambiente positivo
reconhecimento do esforço de todos
Capacitação e desenvolvimento
A boa gestão de pessoas é aquela que não só possibilita a capacitação como ainda age a fim de possibilitar que o colaborador tenha seu potencial desenvolvido. Por isso, a capacitação e desenvolvimento é mais um dos seus pilares.
Para que os resultados apareçam, a empresa precisará investir tanto no treinamento como no desenvolvimento de forma constante. Esse pilar vai permitir que o colaborador note que está em um local em que é valorizado, porque a empresa possibilita a aprendizagem e, com isso, ele tem a possibilidade de buscar promoções.
Como aplicar cada pilar na prática
Acima, trouxemos cada pilar que integra a gestão de pessoas. No entanto, mais do que conhecer cada um deles, é preciso entender como utilizar de forma prática, pois somente assim a empresa poderá ter os resultados esperados.
Para isso, é essencial que a organização seja capaz de ter uma estratégica tanto objetiva quanto clara em relação à gestão de pessoas. Isso vai exigir:
definição de objetivos
metas evidentes
confecção de um plano de ação
avaliação periódica dos resultados
Depois, o capital humano da companhia deve ser valorizado, pois ele é o bem mais precioso! Sendo assim, é imprescindível o investimento em:
capacitação
treinamento
programas que foquem no desenvolvimento
Mas, além disso, é preciso ainda que os colaboradores saibam que ao cumprir as metas, eles receberão recompensas e benefícios devido ao desempenho apresentado.
Feito isso, é hora de desenvolver líderes que tenham empatia, mas que estejam alinhados com a empresa da organização. Eles precisarão engajar suas equipes e inspirá-las. Atrelado a isso, virá o feedback que deverá ser contínuo para que as pessoas e os processos evoluam sempre buscando uma comunicação clara e assertiva.
Por fim, mas não menos importante, a prática dos pilares ainda vai exigir que seja feito um monitoramento dos resultados obtidos de forma constante, pois será preciso entender se o que foi traçado está sendo atingido. Caso a resposta seja negativa, os ajustes serão feitos, mas se tudo estiver positivo, basta continuar o trabalho.
Processos da gestão de pessoas
Os processos da gestão de pessoas consistem em metodologias, atividades estratégicas e, ainda, práticas que aliadas aos processos administrativos que fazem parte do dia a dia da gestão do RH vão fazer com que a organização tenha maior fluidez em suas operações.
Abaixo, vamos listar cada um deles. Confira!
Recrutamento e seleção
Este processo consiste em todas as atividades desenvolvidas com o objetivo de atrair para em outro momento promover a retenção de talentos. O objetivo nada mais é do que atender uma necessidade profissional que a empresa apresenta, mas de uma forma efetiva.
Essa ação significa que a empresa vai encontrar candidatos que tenham as habilidades necessárias para desenvolver a função específica.
O melhor disso é que como o processo tem estrutura, ele evita que a empresa fique perdendo tempo com profissionais que não atendem as necessidades exigidas, mas sim que encontrem talentos que estejam alinhados com a cultura empresarial.
Onboarding e integração
Contratado o colaborador, esse novo processo vai entrar em ação. Nesta etapa, o profissional será adaptado à nova realidade dele bem como à cultura que a empresa possui.
Ao desenvolver a integração de forma efetiva, o colaborador estará adaptado de forma rápida, permitindo assim que sua produtividade seja alta e sua relação para com a equipe seja positiva.
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
O treinamento de colaboradores pode ser definido como um processo urgente para que bons resultados sejam entregues. Além disso, tal situação gera maior motivação e garante uma redução na rotatividade dos profissionais.
Atualmente, mais do que pensar nas competências técnicas, a organização deve atuar para desenvolver o conjunto de habilidades comportamentais dos seus profissionais que nada mais é do que a soft skill.
Avaliação de desempenho
Para finalizar a lista de processos, vamos falar sobre a avaliação de desempenho. Ela é quem vai assegurar que haja transparência na relação entre os funcionários, pois eles saberão que tanto a produtividade como a entrega dos resultados passará por um acompanhamento.
Ferramentas para otimizar processos
Em tempos em que a tecnologia é mais do que presente no cotidiano, os processos que integram a gestão de pessoas devem usar ferramentas como os sistemas de RH bem como a inteligência artificial, porque isso vai diminuir e quem sabe até eliminar as tarefas manuais.
Como resultado, os erros não vão acontecer e o tão temido retrabalho será evitado. O resultado disso é o desenvolvimento de atividades estratégicas e que geram valor.
Os softwares próprios para gestão de RH também são indicados, porque será possível não só coletar como ainda gerar relatórios que vão permitir que os indicadores importantes sejam acompanhados.
Benefícios da gestão de pessoas estratégica
As organizações precisam entender que hoje em dia o seu bem mais valioso são os seus profissionais. Por isso, quando se tem uma gestão de pessoas estratégica, os benefícios são muitos. Confira alguns deles!
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é o primeiro dos benefícios da gestão de pessoas estratégica, porque ela é capaz de fazer com que seus profissionais atuem motivados, vejam suas competências serem desenvolvidas e passem a alinhar os seus objetivos com os da empresa. Com isso, há maior comprometimento e entrega de resultados ainda melhores.
Redução de turnover
A redução de turnover é um dos indicadores de RH que vai evidenciar que a organização tem contratado de forma correta, mas não só isso, pois ela ainda mostra que está disposta a desenvolver os talentos que o profissional contratado possui.
Melhoria do clima organizacional
O primeiro benefício mencionado está diretamente relacionado a este, porque quando se tem uma gestão de pessoas estratégica, o clima organizacional vai melhorar. Essa afirmação, pode ser feita, porque:
os objetivos dos colaboradores serão alinhados aos da empresa
os líderes serão desenvolvidos de forma a não só guiar como inspirar seus subordinados
conflitos são gerenciados imparcialmente
colaboradores são capacitados para que boas relações de trabalho sejam desenvolvidas
há inclusão e promoção da diversidade
Impacto nos resultados financeiros
Há impacto positivo nos resultados financeiros quando se tem uma gestão de pessoas eficiente, porque os colaboradores são valorizados. Isso faz com que eles sejam ainda mais comprometidos com a empresa onde atuam. Assim, eles vão produzir mais e sua empresa verá os indicadores financeiros subirem, isso porque:
será possível agregar maior aos produtos desenvolvidos
diminuir de gastos com demissões e pagamento de multas
e a empresa gozará de boa reputação, assim ela terá capacidade para atrair investidores e fechar novos negócios
Principais erros na gestão de pessoas
Acima, falamos de como fazer uma gestão de pessoas eficiente e os benefícios que isso traz. No entanto, agora é hora de pontuar quais são os principais erros para que eles sejam evitados. Acompanhe!
Falta de planejamento
Quando se tem ausência de planejamento, a equipe gestora tende a tomar decisões erradas e isso vai gerar uma operação ineficiência, resultando em déficits financeiros que causarão sérios prejuízos.
Comunicação ineficiente
Uma comunicação ineficiente faz com que a empresa não tenha capacidade de mostrar de forma clara para os seus colaboradores quais são os seus objetivos e valores. O resultado, será um impacto negativo na forma de trabalho e na relação entre as equipes.
Negligenciar treinamentos
Os treinamentos precisam ser constantes, afinal o mundo está em constante evolução. Um problema da gestão de pessoas é justamente negligenciar treinamentos, porque a empresa vai perder competitividade e os colaboradores ficarão cada vez mais insatisfeitos.
Como evitar esses erros
Para evitar erros, cabe à equipe gestora evitar tudo o que foi mencionado anteriormente. Sendo assim, será preciso contar com processos que tenham estrutura, com uma comunicação objetiva e clara e com canais que promovam uma comunicação aberta entre todos.
A aposta em treinamentos constantes também é preciso, porque eles garantirão a eficiência e a melhoria dos colaboradores, resultando em uma constante evolução.
Profissionais da gestão de pessoas
Como estamos falando de uma área bem ampla, ela precisa contar com diferentes profissionais. Abaixo, vamos listar quais são eles!
Analista de RH
Além de administrar todos os processos de RH, esse profissional ainda deverá fazer:
recrutamento e seleção de colaboradores
realocação de funcionários
montar o regime de remuneração e gratificações
constante análise do desenvolvimento das habilidades
Gerente de RH
É o gerente de RH que fará a tão falada gestão de pessoas. Toda a gestão de RH é de competência dele e isso vai desde o momento em que é feita a retenção de talentos até mesmo a demissão de um colaborador.
Coordenador de T&D
A este profissional competem ações de planejamento, coordenação e supervisão dos treinamentos e do desenvolvimento dos colaboradores que atuam na organização.
Habilidades essenciais para gestores
Comunicação eficaz, inteligência emocional, empatia, capacidade de tomar decisões e resolver conflitos são as habilidades essenciais para que desejam atuar na gestão de pessoas.
Indicadores de gestão de pessoas (KPIs)
Agora, vamos falar sobre os indicadores de RH. Fazer uso deles é muito importante, porque vão auxiliar a equipe que faz a gestão de pessoas a medir o desenvolvimento dos colaboradores, das ferramentas e, ainda, dos processos para mudar ou dar continuidade às práticas já existentes na organização.
Taxa de turnover
A rotatividade de funcionários é um problema para as empresas, porque elas precisam gastar na demissão e, ainda, dar início a um novo processo de recrutamento para encontrar o profissional ideal para a vaga que foi aberta.
Para que a empresa não sofra com isso, é fundamental:
entender porque os funcionários têm saído da empresa,
se uma área sofre mais que a outra
quais são as razões imediatas
Além disso, o indicador vai possibilitar que seja feita uma análise do que a gestão de pessoas tem feito e o que ainda pode ser mudado para promover a retenção de talentos.
A partir do momento em que é observado o que pode ser melhorado nos processos, o diagnóstico do turnover possibilitará que uma reformulação seja feita.
Absenteísmo
Esse é um outro problema grave para a empresa, porque ter que conviver com funcionários que vivem pedindo afastamento, licença ou faltando de forma injustificada significa que eles podem estar insatisfeitos com a função que desempenham ou com o ambiente da empresa.
Como resultado, isso vai afetar as finanças e termina no atraso para entregar uma determinada tarefa.
ROI em treinamentos
Em uma empresa em que os treinamentos são constantes, nada mais natural do que ela desejar obter um retorno a partir desse aprendizado. De fato, as empresas precisam investir para treinar os colaboradores e isso envolve:
custo com material
hora produtiva em que ficou participando do treinamento
pagamento pelo responsável pela capacitação
demais despesas
Se o foco da ação for vendas ou desenvolvimento do produto, a mensuração do que foi investido poderá ser obtida por meio dos dados computados.
Além disso, é preciso considerar que nem sempre há ganhos, mas redução de falhas, perdas e problemas, algo que também é de extrema importância.
Como mensurar resultados
É possível mensurar os resultados, mas para isso, o primeiro passo é fazer um levantamento para saber o que precisa constar na avaliação. A partir disso, será possível entender as informações levantadas bem como os números que foram evidenciados nos resultados.
Uma organização precisa ter em mente que quando ela se antecipa, ela reduz custos, gargalos e conflitos. Isso possibilita que as atividades sempre sejam desenvolvidas a contento. Diante de algum ruído, é fundamental buscar entender o que os colaboradores pensam para que se tenha um parâmetro para fazer a comparação.
Tendências em gestão de pessoas para 2025
Atualmente, as empresas não podem mais ficar presas às atividades operacionais e no cumprimento de regras que os órgãos trabalhistas impõem.
É necessário apostar em ferramentas tecnológicas, porque assim a gestão de pessoas conseguirá oferecer um ambiente que motiva os funcionários. Para isso, é necessário conhecer as tendências, confira abaixo cada uma delas!
Inteligência artificial no RH
A presença da inteligência artificial vai fazer com que os processos sejam automatizados e otimizados, possibilitando o seu emprego em situações como:
recrutamento
seleção
treinamento
desenvolvimento
gestão de carreira
gestão de desempenho
No entanto, é fundamental que a empresa desenvolva políticas e procedimentos que garantam que a inteligência artificial seja usada de maneira responsável.
Trabalho híbrido e flexível
A empresa que busca a retenção de talentos precisa entender que o trabalho híbrido e flexível é um caminho sem volta, porque possibilita que a pessoa seja capaz de equilibrar a vida pessoal e profissional.
Sem contar que a organização que opta por isso consegue reduzir seus custos, melhora a comunicação e a colaboração entre os diferentes setores e apresenta um ambiente estruturado.
Foco em bem-estar mental
Mais uma tendência da gestão de pessoas é o bem-estar mental. Para isso, as empresas que querem ver um profissional comprometido e entregando o seu trabalho devem investir em programas que ofereçam saúde mental, mas também possibilitar o recebimento de compensações e benefícios.
Além disso, é importante ainda que a comunicação eficaz tenha como base a escuta ativa, aliada a um ambiente tanto agradável quanto estruturado, porque isso permite a percepção de que os colaboradores são:
valorizados
respeitados
acolhidos
Grandes empresas já fazem Gestão de pessoas
Empresas como Google, Ford, Dell e Caterpillar não são apenas referências em inovação — elas são exemplos reais de como uma gestão de pessoas estratégica transforma resultados. O que essas gigantes têm em comum?
- Dão voz aos colaboradores, criando um ambiente onde ideias são valorizadas.Investem em tecnologia e metodologias para potencializar talentos.
- Colhem frutos claros: maior produtividade, retenção de talentos e vantagem competitiva.
Será que sua empresa está aproveitando todo o potencial da sua equipe?
Importância da gestão de pessoas
A gestão de pessoas consolida-se hoje como um pilar estratégico para organizações que buscam excelência operacional e competitividade sustentável. Longe de se restringir às funções tradicionais do RH, essa disciplina revela-se como um catalisador de resultados, capaz de potencializar o capital humano e alinhá-lo aos objetivos organizacionais.
Neste conteúdo, foram apresentados os quatro pilares fundamentais para construção de equipes de alto desempenho, os erros mais críticos - e como preveni-los - além do impacto mensurável que uma gestão eficiente exerce sobre o engajamento, a produtividade e até mesmo na otimização de processos de gestão de projetos.
Para líderes e gestores comprometidos com a excelência, o momento de agir é agora. A implementação de um modelo robusto de gestão de pessoas representa não apenas uma melhoria operacional, mas um salto quantitativo em retenção de talentos, eficiência organizacional e alinhamento estratégico.
Organizações preparadas para dar o próximo passo podem contar com a assessoria especializada da EBox para:
Diagnosticar pontos de melhoria
Implementar soluções tecnológicas estratégicas
Transformar a gestão de pessoas em alavanca de crescimento
O futuro da gestão organizacional exige ação imediata. Empresas que reconhecem este imperativo já estão se posicionando à frente da concorrência. A questão que permanece é: sua organização fará parte deste grupo seleto?
Se você deseja implementar uma gestão de pessoas estratégica, fale conosco agora mesmo!