Voltar para o blog

Transformação digital das empresas: como implementar na sua?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 10/08/2018
Transformação digital das empresas: como implementar na sua?

Transformação Digital

Nos últimos anos, a transformação digital das empresas tem sido uma temática em constante evidência. Mas, para que essa mudança ocorra de forma adequada — garantindo bons resultados e, consequentemente, o crescimento do negócio como um todo — é preciso contar com um planejamento bem estruturado.Então, para ajudar você a arquitetar uma transformação digital na sua empresa, listamos aqui um passo a passo com todas as dicas que vão lhe orientar nesse processo. Continue a leitura e confira!

Identifique os seus objetivos

Quando feita de forma correta, a transformação digital tem potencial para reprojetar completamente um modelo de negócio. Entretanto, para isso é preciso definir quais são as principais motivações no caso específico da sua empresa.Assim, o primeiro passo para uma transformação digital de sucesso é estabelecer os objetivos e metas a serem alcançados. Qual é o propósito dessa mudança? Que resultados você pretende atingir? É essencial contar com um plano bem estruturado que direcione suas ações a partir de um ponto inicial.Dentre os objetivos mais comuns, podemos listar:

  • redução de custos;
  • otimização de processos;
  • aumento da produtividade;
  • integração dos setores.

Mude a cultura e a mentalidade da sua empresa

Para garantir a transformação digital das empresas é preciso mudar suas pessoas. Ou seja, antes de implantar qualquer técnica ou ferramenta nos processos rotineiros da empresa, é muito importante compartilhar os objetivos estabelecidos com os seus colaboradores, de forma que todos estejam focados nos resultados a ser alcançar.Para isso, muito além de inserir plataformas, você deve criar uma cultura e mentalidade organizacional de transformação em todo o seu ambiente corporativo. Afinal, o processo de transição exigirá muita colaboração e integração entre os mais variados setores do seu negócio.

Conheça as tendências do mercado

Sabemos que as novas tecnologias se atualizam o tempo todo. Então, para que a sua empresa não se torne obsoleta logo após investir na transformação digital, é fundamental estar sempre atento às inovações e tendências do mercado.Antes de investir em uma determinada ferramenta, conheça e avalie as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio, bem como as melhores formas de inseri-la no fluxo de trabalho e produção dos seus colaboradores. Isso facilita a adaptação e garante sua permanência.

Invista em tecnologias

A transformação digital não é feita só de teoria. De nada adianta focar apenas no planejamento e estudo das tecnologias se você não aplicar todo esse conhecimento e inovação. Por isso, organize suas ideias em ações concretas e invista nas soluções que apresentarem os melhores resultados para o seu negócio.O ideal é contar com uma equipe específica para isso, ou mesmo com o suporte de uma empresa especializada em digital.

Dessa forma, você consegue colocar a sua estratégia digital em prática, desenvolvendo uma cultura de inovação e inserindo plataformas e ferramentas adequadas para cada um dos segmentos da sua companhia.Bom, como vimos, da implementação de um sistema GED até a automatização das ações de marketing, é possível introduzir a transformação digital nas mais variadas áreas da sua empresa. Entretanto, é essencial estar sempre atento às melhores práticas e profissionais do mercado de forma a evitar prejuízos e falhas. Lembre-se disso!Enfim, este conteúdo lhe ajudou? Então, que tal expandir ainda mais os seus conhecimentos? Aproveite agora para conferir com detalhes o que, de fato, é a transformação digital das empresas!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais