Voltar para o blog

Criptografia de dados: saiba como realizar na empresa

Bruno Lacerda
Bruno Lacerda 26/06/2023
Criptografia de dados: saiba como realizar na empresa

Segurança

A criptografia de dados é uma técnica utilizada para proteger as informações durante sua transmissão ou armazenamento. Seu principal objetivo é garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar e entender o conteúdo dos dados, enquanto mantém as informações seguras contra acessos não autorizados.

Ela funciona por meio da aplicação de algoritmos matemáticos complexos que transformam os dados originais em um formato ilegível chamado de texto cifrado. Esse processo é realizado com o uso de uma chave, que é um conjunto de parâmetros que controlam a operação de criptografia e descriptografia.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Quais são os tipos de criptografia de dados?

Para potencializar e gerir melhor a proteção de dados nos sistemas de informações, a criptografia de dados é composta por dois tipos.

Criptografia simétrica

Na criptografia simétrica, uma única chave é utilizada para criptografar os dados e descrevê-los. Desse modo, remetente e destinatário precisam compartilhar a mesma chave secreta para garantir uma comunicação segura. A verdade é que, se a chave secreta for comprometida, todo o sistema de segurança será violado.

Criptografia assimétrica

Por outro lado, na criptografia assimétrica, utilizam-se duas chaves distintas: uma chave privada e uma chave pública. A chave pública é amplamente compartilhada e usada para criptografar os dados, enquanto a privada é mantida em segredo pelo proprietário e usada para descrever os dados. 

Esse sistema permite que qualquer pessoa envie informações criptografadas para o proprietário da chave privada sem a necessidade de compartilhar uma chave secreta comum. A criptografia assimétrica é geralmente utilizada para fins de autenticação, assinaturas digitais e estabelecimento de chaves de sessão seguras em sistemas criptográficos mais complexos.

Por que é importante adotar a criptografia de dados na empresa?

A sexta edição do Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), solicitado pela Dell Technologies, apontou que 86% das empresas no mundo tiveram a experiência de passar por ameaças cibernéticas. Devido a essa elevada problemática, é imprescindível que as corporações tenham um olhar direcionado para a necessidade de manter os dados do seu negócio bem guardados e preservados. 

Quais as formas de implementar essa segurança?

A criptografia oferece uma camada adicional de segurança, garantindo que os dados sejam ininteligíveis e protegidos, mesmo que sejam interceptados por terceiros mal-intencionados. 

Ao adotar a criptografia de dados, a empresa pode assegurar a confidencialidade das informações dos clientes, parceiros comerciais e funcionários, evitando roubos de dados, fraudes e violação de privacidade.

A criptografia de dados também ajuda a cumprir as regulamentações de proteção de dados, demonstrando o compromisso da corporação com a segurança e a privacidade das informações. Todos esses cuidados podem ser adotados ao fazer:

  • armazenamento em nuvem;
  • uso de sistemas operacionais específicos;
  • dados criptografados de ponta a ponta.

Quando a utilização é mais indicada?

A utilização da criptografia de dados é indicada em diversas situações em que a confidencialidade, a integridade e a segurança das informações são indispensáveis. No entanto, há alguns cenários em que a criptografia de dados é especialmente recomendada, como:

  • nas comunicações online;
  • em redes Wi-Fi públicas;
  • nas transferências de dados confidenciais; 
  • em dispositivos móveis;
  • nos setores regulamentados (finanças, saúde etc.).

Enfim, na prática, a criptografia tem um papel significativo quando se trata da proteção de dados. Ela envolve a implementação de várias medidas de segurança para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações. Entre essas medidas, a criptografia de dados tem um papel fundamental, para que, por meio da segurança, a empresa ganhe credibilidade no mercado.

Gostou de saber por que é importante estabelecer a criptografia de dados na sua empresa? Então, venha nos seguir nas redes sociais para conferir outros conteúdos interessantes. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Bruno Lacerda
Escrito por

Bruno Lacerda

Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui MBA em gestão estratégica de TI pela FGV com extensão internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine. Lidera o time de tecnologia da eBox. Mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo, inclusive, conquistado certificações relevantes nestas áreas ao longo da carreira.

Confira outros artigos

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?

Transformação Digital

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais