Voltar para o blog

Você sabe o que é o recrutamento inteligente? Veja aqui!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 07/05/2020
Você sabe o que é o recrutamento inteligente? Veja aqui!

Tendências

Muitos canais de divulgação de vagas já estão disponíveis para o uso dos setores de RH das empresas. Ainda assim, os profissionais que trabalham com recrutamento e seleção enfrentam dificuldades para encontrar os candidatos mais indicados para cada função. Por isso, o recrutamento inteligente é a ferramenta mais indicada para solucionar esse problema.

Com o uso dessa ferramenta, o RH evoluiu muito no processo de seleção, sendo que por meio dessa alternativa é possível facilitar e otimizar cada vez mais a contratação de novos colaboradores.

Entretanto, você sabe o que o recrutamento inteligente significa na prática? Pensando em ajudá-lo com essa questão, a seguir, explicamos o que é o recrutamento inteligente, como ele funciona e como a tecnologia pode contribuir para os processos seletivos da sua empresa. Vamos conferir?

O que é o recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente é um conceito que se populariza muito no mercado de RH e que se define pelo uso de técnicas e ferramentas, principalmente relacionadas com a tecnologia, para otimizar o processo de seleção de candidatos. A partir dos avanços tecnológicos, é possível fazer uma triagem cada vez mais apurada dos currículos, realizando uma análise de dados detalhada para encontrar o profissional ideal para cada vaga, diminuindo as chances de erro nas contratações.

Como ele funciona na prática?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de recrutamento inteligente, confira a seguir os principais aspectos e processos utilizados nessa prática.

Divulgação de vagas

O processo de recrutamento inteligente começa ainda na etapa de divulgação de vagas. É preciso utilizar os canais adequados para a seleção e ser bem específico sobre os objetivos e metas da empresa contratante. As redes sociais se transformaram em um importante canal de recrutamento. Pois, além de conseguirem fazer uma atração segmentada dos profissionais, elas ajudam a trabalhar a presença da sua marca online.

Aplicação de testes

Os testes continuam uma excelente forma de avaliação dos candidatos. Contudo, com o uso do recrutamento inteligente, esse processo de análise se tornou ainda mais acertado e eficiente. Atualmente, existem diversos softwares e ferramentas de mapeamento de perfil que ajudam a testar quesitos de extrema importância para alinhar o profissional com a cultura da empresa, como inteligência emocional, potencial de liderança, capacidade de negociação etc.

Otimização de triagem de currículos

Ao investir no uso de softwares de recrutamento inteligente, é possível realizar a triagem dos currículos recebidos de forma totalmente digital. Com isso, você otimiza essa etapa da seleção e foca sua equipe de RH em outras etapas do processo, como a avaliação posterior dos currículos previamente selecionados e o planejamento das entrevistas.

Por que é tão importante adotar o recrutamento inteligente nas empresas?

Utilizar as tecnologias de recrutamento inteligente nas rotinas de Recursos Humanos faz com que os processos de seleção e contratação de candidatos sejam mais rápidos. Tudo isso devido à fácil análise de dados proporcionada pela ferramenta.

Podemos afirmar também que com o uso desse sistema de gestão, existe uma maior probabilidade de acerto nas contratações, pois é possível visualizar currículos de pessoas que mais se encaixam em cada vaga oferecida. Sendo assim, adotar o uso do recrutamento inteligente é de extrema importância para o sucesso das empresas.

De que forma a tecnologia pode otimizar os processos de recrutamento?

A tecnologia otimiza os processos de recrutamento de colaboradores, auxiliando na administração das vagas. Todos os dados dos candidatos são registrados no ambiente virtual, com as informações importantes que podem ser acessadas imediatamente, alteradas ou excluídas conforme as necessidades internas da empresa. Desse modo, é possível fazer uma análise dos dados que são personalizados para atrair novos colaboradores. Veja a seguir outras vantagens das ferramentas tecnológicas.

Filtragem de currículos

As tecnologias modernas permitem a interação entre os recrutadores e os candidatos para facilitar novas contratações. O profissional do setor de Recursos Humanos é o responsável pelo repasse de informações da vaga e pode dar dicas para a elaboração de currículos adequados e sobre a postura dos interessados durante as entrevistas.

Otimização dos recursos

As ferramentas inteligentes possibilitam a redução de custos para as empresas e para os candidatos às vagas, uma vez que as entrevistas podem ser realizadas por videoconferência. Dessa forma, as primeiras entrevistas presenciais são realizadas à distância, propiciando a economia de tempo e de dinheiro com deslocamentos e espaços físicos.

Adoção de novas estratégias

Você pode terceirizar os procedimentos de seleção e recrutamento de colaboradores com o uso de softwares especializados nessas atividades. Com isso, vai ficar com o tempo livre para realizar outras atividades mais importantes enquanto as tecnologias fazem as triagens. Elas ficam responsáveis por indicar à sua empresa somente os candidatos mais preparados para as vagas disponíveis.

Aumento da retenção de talentos

Utilizando os recursos tecnológicos que estão acessíveis no mercado, é possível recrutar com mais eficiência e localizar facilmente os perfis mais alinhados com cada cargo. O uso das tecnologias aumenta a probabilidade de contratar a pessoa certa para a vaga em aberto, impedindo novos investimentos devido às contratações inadequadas. 

Quais são as principais tendências desse segmento?

Para garantir os melhores resultados em um processo de recrutamento inteligente, é essencial estar por dentro das principais tendências e novidades do mercado no segmento. Isso porque as ferramentas são constantemente atualizadas.

Os processos mais modernos incluem o uso de sistemas como cloud computing e big data, para armazenamento e gerenciamento de dados dos candidatos. Ferramentas como o mapeamento de perfil também estão cada vez mais em alta e devem continuar como destaque das seletivas nos próximos anos.

Como o recrutamento inteligente pode ser implementado nas empresas por meio de plataformas e outras ferramentas?

Realizar a implementação do processo de recrutamento inteligente na empresa por meio de uma plataforma especializada é a sua melhor opção nos dias atuais. Dessa forma, não é preciso terceirizar o processo e nem ter uma equipe interna de seleção. Todas as etapas do processo de contratação são executadas pela solução inteligente. Nela os atendimentos são personalizados e as necessidades de contratação são supridas. Veja abaixo quais são alguns dos recursos adotados.

  • testes online;
  • entrevista digital.

Independentemente do modelo de recrutamento inteligente usado, é importante ter sempre em mente que essas novidades surgem para deixar os processos seletivos cada vez mais eficientes e livres de erros. Sem contar que por meio do recrutamento digital, é possível contar com um suporte especializado e, assim, reduzir os custos relativos à contratação. Por isso, não tenha medo de inovar.

Agora que você já sabe o que é recrutamento inteligente e como ele é importante para o sucesso de uma empresa, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e seus amigos terão acesso a essa importante informação!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa

Gestão

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa
Leia mais
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais