Voltar para o blog

Como melhorar o seu negócio com a gestão de processos?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 18/11/2019
Como melhorar o seu negócio com a gestão de processos?

Gestão

Ter processos claros e totalmente definidos é o grande segredo para aproveitar ao máximo os recursos da empresa e, assim, aumentar o desempenho do negócio. Mas, afinal, como alinhar os processos aos objetivos estratégicos da organização e promover a melhoria contínua? É bem simples: basta estabelecer uma boa gestão de processos! Foi-se o tempo em que, para um negócio se destacar da concorrência, bastava desenvolver um serviço mais eficiente ou um produto melhor. Hoje em dia, não há como desvincular esse destacamento de algo bem mais abrangente: a gestão de processos. Ficou curioso e quer saber mais sobre esse conceito e sua implementação? Então continue acompanhando e confira! Boa leitura!

O que é a gestão de processos e qual impacto ela tem na otimização das ações?

A gestão de processos pode ser chamada também de BPM (Business Process Management) ou ainda de Gerenciamento de Processos, trata-se do gerenciamento do negócio por meio do controle dos processos, sempre a partir de uma visão sistêmica da empresa. Esse tipo de gerenciamento tem como finalidade equilibrar o desempenho de todos os processos e ações da organização, pois só assim os objetivos organizacionais vão poder ser alcançados com sucesso.

Quais as principais capacidades da gestão?

Confira as principais capacidades da gestão a seguir!

Análise

Os analistas de negócios fazem a análise dos fluxos de trabalho atuais, entrevistam os participantes e debatem os resultados esperados com a gerência. O objetivo é obter um entendimento de como as coisas são feitas e, claro, se os resultados estão realmente alinhados com as expectativas da empresa.

Definição

A definição de gestão por processos é uma tarefa bastante significativa que envolve definição de escopo, mapeamento e priorização de processos de negócios.

Monitoramento

Os principais indicadores de desempenho devem ser determinados para que as métricas possam ser rastreadas em relação a eles. Lembrando que isso pode ser feito a partir de relatórios ou painéis.

Otimização

Com um acompanhamento produtivo, uma empresa pode efetivamente direcionar as operações para melhoria ou otimização de processos com agilidade. Isso significa identificar problemas de recursos, gargalos de processo etc. e encontrar formas de melhorar o processo regularmente.

Quais são as dicas para fazer uma gestão de processos eficiente?

Confira as melhores dicas para fazer uma boa gestão de processos!

Identifique a maturidade dos processos

A implantação dessa gestão começa com um diagnóstico bem rápido das práticas de gestão atuais no negócio. A gestão de processos exige algumas questões que podem ser diagnosticadas em um trabalho ágil, mas bem denso, de análise organizacional. Alguns fatores que podem indicar uma maturidade baixa na gestão de processos são redundâncias e retrabalhos, a falta de um método estruturado para cuidar dos processos, baixo desempenho e insatisfação dos clientes.

Mapeie a arquitetura da empresa

Nesta etapa a companhia olha para si e mostra como está organizada sua operação. Isso significa que ela mapeia o encadeamento dos processos por meio da cadeia de valor. Tal encadeamento demonstra os variados níveis de processos: subprocessos, macroprocessos, atividades etc.

Defina métricas

Estabelecer métricas é uma fase imprescindível da gestão de processos, justamente porque elas são responsáveis por fazer o mapeamento da eficiência e dos resultados de cada atividade da organização. As métricas disponibilizam dados relevantes para que você possa tomar decisões sobre as correções e melhorias a serem feitas em cada etapa da produção.

Alinhe a gestão com as estratégias da empresa

O alinhamento dos processos com a visão estratégica é essencial, afinal, eles impactam diretamente os resultados obtidos pelo negócio. Assim que se tem uma visão estratégica bem-determinada, fica mais fácil conduzir os processos e implementar mudanças que vão ajudar na conquista dos objetivos empresariais. Agora você já pode implementar a gestão de processos na sua empresa. Para tanto, construa uma excelente comunicação entre os departamentos da empresa, adote ferramentas de gestão e faça o mapeamento de quais mudanças devem ser feitas em cada um dos processos. O objetivo deve ser otimizá-los, diminuindo custos e aumentando a produtividade, a fim de entregar o melhor produto ao cliente final. Gostou do texto? Quer aprender mais com os nossos conteúdos? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba as atualizações na sua caixa de entrada!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais