Voltar para o blog

Como organizar os documentos de cada um dos setores empresariais?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 09/05/2022
Como organizar os documentos de cada um dos setores empresariais?

Organização

Como sabemos, são inúmeros os fatores que contribuem para o bom funcionamento de uma empresa. É por essa razão que existem diversos setores empresariais, é uma maneira estratégica de gerenciá-los melhor.

Sendo assim, é extremamente importante que os gestores compreendam quais as peculiaridades de cada departamento para conhecer a forma de organizar os seus documentos, de maneira que os processos da instituição sejam otimizados. 

Conheça mais sobre o assunto ao ler este artigo!

Administrativo

O setor administrativo é considerado o coração da instituição. É ele o responsável pelo gerenciamento em contexto geral da empresa. Tem a incumbência de criar o planejamento estratégico, além de coordenar e fiscalizar os diversos departamentos. Sendo assim, o fluxo documental dessa área é bastante numeroso. Dentre eles estão o CNPJ, alvarás de funcionamento, inscrição estadual e municipal, relação anual de informações sociais e outros.

Financeiro

Esse departamento lida com documentos orçamentários como:

  • balanços;
  • demonstração dos fluxos de caixa;
  • demonstração dos resultados;
  • demonstração do patrimônio líquido.

Os documentos financeiros são registros que devem ser geridos com muita cautela e resguardo.

O setor ainda faz o controle de todos os investimentos que a organização tem necessidade de realizar. Tem também o compromisso de estar atento, por meios documentais, aos riscos que podem estar presentes na empresa. 

Comercial

Os documentos comerciais têm uma grande importância para ajudar nos processos do próprio setor e de outros. Manter os documentos bem-conservados e guardados, de forma que sejam fáceis de serem encontrados, torna a dinâmica do departamento mais produtiva. O setor comercial é responsável por gerenciar alguns documentos como: notas fiscais, recibos, faturas, duplicatas, nota promissória e outros que tratam da atuação da seção.

Recursos Humanos

Outro departamento que traz um grande movimento documental na empresa é o Recursos Humanos, por consequência das amplas atividades realizadas nele. Dentre as responsabilidades que exerce, estão a divulgação de vagas, o recrutamento de pessoal, procedimentos de contratação, gestão de pessoas etc. 

Devido a essas tarefas, o setor gerencia os documentos pessoais dos integrantes da organização. Ele executa o armazenamento de inúmeros documentos, como:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • atestados médicos;
  • livro ou ficha cadastral de funcionários;
  • contrato de trabalho.

Operacional

Esse departamento realiza atividades práticas, ou seja, é conhecido como o setor de produção e incumbido por fazer acontecer. Cabe a ele o gerenciamento de todos os insumos que são transformados e o resultado final do processo. Faz ainda o controle das entradas e do fluxo de material utilizado, controla o estoque, aciona a manutenção do maquinário e equipamentos. Todas essas atividades devem ser registradas para que a empresa tenha informação de tudo o que ocorre no departamento.

Observamos que os setores empresariais contêm documentos diferenciados, não é mesmo? Portanto, colocar em execução uma gestão de documentos bem-estruturada é fundamental para que os diferentes departamentos gerenciem melhor os seus registros. Dessa maneira, as atividades dos colaboradores passam a ser potencializadas, o custo na gestão de documentos será reduzido, o objetivo do gestor será alcançado com mais facilidade, entre tantos outros benefícios.

O artigo destacou informações importantes para a sua empresa? Então, o que acha de nos seguir nas redes sociais? Fazendo isso você vai ficar sempre bem-informado de tudo que publicarmos. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais