Voltar para o blog

Veja de que forma a hiperautomação impacta o mundo dos negócios

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 05/09/2022
Veja de que forma a hiperautomação impacta o mundo dos negócios

Transformação Digital

O objetivo deste artigo é mostrar o impacto que a hiperautomação causa nas empresas, de uma forma importante para a melhoria dos processos por meio das tendências que a tecnologia de ponta proporciona como benefícios.

Atualmente, na era digital em que vivemos, é de muita relevância manter um relacionamento próximo com os clientes para a melhoria da experiência com a marca empresarial e expandir a atenção do público-alvo que deseja atingir.

Dessa forma, a empresa alcança o sucesso, mantendo o foco no objetivo, oferecendo sempre o melhor em inovação para a medida certa do negócio de cada cliente. Confira a leitura e saiba mais.

O que é hiperautomação e quais são os seus desafios?

O conceito de hiperautomação é potencializado pela automatização de todos os processos e equipamentos que podem ser melhorados nas empresas.

Ou seja, a hiperautomação transforma tanto as tarefas quanto os processos operacionais nos mais avançados possíveis, em busca da agilidade dos resultados e da competitividade do mercado em que atua.

Assim sendo, essa abordagem de tecnologia refere-se constantemente ao uso de ferramentas de automatização, que permitem que os procedimentos e as máquinas se tornem mais inteligentes.

Porém, como toda novidade na agilidade em processos ou na melhoria da infraestrutura das empresas encontra diversos desafios na sua implantação, existem algumas empresas que têm dados com baixa qualidade ou falta de habilidade em saber lidar com as tecnologias, dificultando assim bons resultados em seus negócios empresariais.

Além disso, existem os desafios culturais e de gestão de mudanças que dificultam a adoção estratégica de inovação, causando impactos negativos que não permitem o alcance de melhorias contínuas perante à concorrência.

Quais são os impactos da hiperautomação no mundo dos negócios?

A hiperautomação não fica limitada apenas à troca simples de sistemas e de processos, mas também requer uma infraestrutura dos serviços bem montada para que ocorra o alinhamento correto dos procedimentos operacionais com as necessidades de inovação que estão disponíveis no mercado.

Por esse motivo, a metodologia proporciona bons resultados para as empresas, com ganhos significativos em otimização de tempo e competitividade. São eles:

  • aumento da produtividade potencializando o desempenho da equipe de trabalho;
  • flexibilidade na execução das operações para alcances maiores em escala;
  • aumento do retorno do investimento (ROI) e a redução de custos;
  • integração acentuada entre as tecnologias avançadas e os sistemas legados;
  • melhoria na tomada de decisão mais precisa, com o investimento em recursos para proporcionar resultados positivos.

Por que contar com a tecnologia e quais são as tendências para implementar a hiperautomação na empresa?

A tecnologia auxilia na gestão holística na sua empresa, com o objetivo principal de analisar a cadeia de valor e também de identificar as melhores alternativas para o alcance do seu sucesso por meio de bons resultados finais.

Por isso, algumas etapas precisam da atenção dos gestores para os primeiros passos serem executados, como por exemplo:

  1. Reunir ideias sobre os processos;
  2. Identificar dados estruturados ou não estruturados;
  3. Prever possíveis resultados;
  4. Determinar as tecnologias para atender as suas necessidades;
  5. Usar ferramentas de Inteligência Artificial com tecnologias de aprendizagem cognitiva.

Gostou de saber mais sobre a hiperautomação? Esperamos que tenha feito sentido para você!

Deixe o seu comentário e nos conte o que você mais gostou ou que vai começar a utilizar na sua empresa para melhorar nos processos de trabalho da sua equipe.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais