Voltar para o blog

Quais são os problemas do RH que surgiram na pandemia e como resolvê-los?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 19/11/2020
Quais são os problemas do RH que surgiram na pandemia e como resolvê-los?

Gestão

O ano de 2020 está sendo um ano atípico em contexto mundial por consequência do coronavírus. A rotina de todas as empresas, forçosamente, foi alterada, incluindo as do RH.

Os problemas do RH na pandemia surgiram de forma impactante. Houve a necessidade de uma avaliação rápida para buscar saídas e isso instigou o setor a criar novas medidas para que a empresa continuasse em atividade.

Quer conhecer algumas dicas de como potencializar as atividades do RH da sua organização no período pandêmico? Confira!

Quais problemas gerados no RH devido à pandemia?

O setor de recursos humanos, por ser o “coração” da empresa, teve os seus processos amplamente afetados durante a pandemia, pois inúmeras operações partem desse departamento, como admissões, ponto dos funcionários, banco de horas, férias, folha de pagamento e outras práticas essenciais para o bom funcionamento da instituição.

A paralisação abrupta das organizações fez com que todos os arquivos, planilhas, dados e outras informações ficassem nos computadores da empresa e os funcionários em casa.

Como esses problemas podem ser resolvidos?

A tecnologia da informação tem avançado intensivamente, sobretudo no período de pandemia, para solucionar os problemas do mercado de trabalho.

Falta de marcação e controle do ponto à distância

O RH é o setor responsável por tomar iniciativas estratégicas para solucionar essa problemática. Voltar o olhar para a implantação de uma nova plataforma com funcionalidades mais estratégicas está ajudando as empresas a direcionarem os colaboradores ao home office.

Como essa forma de trabalho é obrigatória no momento, um sistema que contém o registro de pontos à distância é indispensável para que a assiduidade dos colaboradores seja medida com segurança e eficiência necessárias ao desenvolvimento dos profissionais e para a produtividade da empresa.

Aderir ao RH 4.0 é optar por uma gestão ágil e inovadora, capaz de realizar transformações nunca vistas nesse departamento. As estratégias desse modelo tecnológico aperfeiçoam e facilitam todos os trabalhos da gestão de RH.

Falta de indicadores de tempo real

Algumas empresas que ainda não haviam aderido a sistemas renovados passaram por dificuldades em acompanhar as atividades dos seus colaboradores. Mas já existem no mercado sistemas da informação voltados especificamente ao aprimoramento contínuo da gestão do RH. Indicadores em tempo real das atividades dos colaboradores podem ser coletados ao adquirir essas novas ferramentas tecnológicas.

Com essas plataformas é possível detectar o momento de entrada no trabalho, o tempo de permanência, a saída para o almoço e término da atividade no final da jornada.

Problemas com informações oriundas de terceiros

Neste momento de necessidade de mudanças e renovação na organização, é importante estar atento às sugestões que vêm de terceiros, pois elas podem contribuir ou não para o processo do novo na sua empresa.

O mais conveniente é solicitar a visita de profissionais habilitados para avaliar a dimensão dos trabalhos do seu negócio e implantar um sistema na medida que ela precisa e que possa alavancar os seus resultados.

Como percebemos, as dificuldades dos métodos de trabalho mobilizaram as empresas devido aos problemas do RH na pandemia. Toda essa problemática pode ser resolvida ao fazer adesão às tecnologias renovadas que orientem o RH e os colaboradores a se adaptarem ao contexto atual e se preparar para novos normais que advirem.

Achou que o artigo contribuiu para que a sua empresa tenha visão para novas práticas do RH da sua empresa? Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, para que outras pessoas fiquem informadas sobre este assunto?



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais