Voltar para o blog

Tecnologia Blockchain: 4 aplicações que você deve conhecer

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 02/06/2020
Tecnologia Blockchain: 4 aplicações que você deve conhecer

Segurança


A proteção de documentos é uma das preocupações de seu negócio? Então você precisa conhecer melhor a tecnologia Blockchain e suas diversas aplicações.

Ela surgiu com as criptomoedas, mas graças aos seus benefícios, passou a ser utilizada em diversos processos. Com isso, desde 2009 essa tecnologia vem chamando a atenção de gestores e empresários de vários setores.

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o tema!

O que é Blockchain?

O Blockchain é um sistema complexo criado para prevenir a cópia e a alteração de dados. Ou seja, falamos de uma grande rede de dados que dificulta a atuação de criminosos virtuais e evita que eles mintam sobre seus atos ou cometam fraudes. 

É comum que essa tecnologia seja associada ao Bitcoin, mas é preciso destacar que sua aplicação vai muito além das criptomoedas.

Na prática, por meio de um processo de segurança avançada, as transações recebem proteção e são armazenadas em um sistema de alta segurança.

Ela funciona como uma enorme biblioteca, visto que os dados são públicos para que qualquer pessoa possa acompanhar as movimentações — o que previne fraudes.

As transações são divididas em blocos encadeados que sempre carregam um conteúdo e uma impressão digital, conhecida como “hash”. O bloco posterior conterá novos dados e o “hash” do anterior, dando origem a um selo de autenticidade e permitindo verificar a existência de alterações no conteúdo.

Quais as 4 aplicações do Blockchain você precisa conhecer?

Apesar de ter surgido com o intuito de deixar as transações financeiras das criptomoedas mais seguras, todas as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia. Quer saber como? Confira, agora, 4 aplicações que podem fazer a diferença para seu negócio!

1. Contratos inteligentes

Imagine um contrato autônomo e autoexecutável. Com o Blockchain, ele já pode existir! Em uma compra online, por exemplo, sua empresa não precisaria da atuação de um terceiro, eliminando o pagamento de taxas.

Esses contratos digitais são inquebráveis e suas informações não podem ser alteradas. Com isso, você pode firmar parcerias com fornecedores, elaborar um documento e delimitar o tipo de modificação e acordo que poderá ser realizado.

2. Sistemas de pagamento

Como visto, o Blockchain é uma tecnologia que traz segurança às transações. Exatamente por isso, ela pode ser muito bem aproveitada pelas empresas ao criarem ou aperfeiçoarem seus sistemas de pagamento.

É interessante destacar que grandes instituições bancárias já incorporaram esses processos aos seus sistemas, que passaram a verificar milhares de transações em segundos e de forma extremamente segura.

3. Armazenamento em nuvem

Outra aplicação do Blockchain seria no processo de armazenamento em nuvem. A ideia é armazenar documentos e dados em um sistema descentralizado, porém extremamente seguro, e pagar um preço bem menor do que nos modelos tradicionais.

Com tantos HDs sem utilidade no mundo, por que não utilizá-los de forma eficiente e segura em prol do universo empresarial?

4. Supply Chain moderna e inovadora

Por fim, precisamos destacar que essa tecnologia está contribuindo para o surgimento de uma Supply Chain mais moderna e inovadora. Isso porque diversas empresas poderão fazer transações com mais confiabilidade.

É possível rastrear toda a cadeia de produção e identificar o exato processo em que uma determinada falha ocorreu. Sem se esquecer, é claro, que fica mais fácil verificar a procedência dos insumos adquiridos.

Viu só como a tecnologia Blockchain pode contribuir para o desenvolvimento de seu negócio? Para incorporá-la ao seu cotidiano, é necessário adotar uma cultura voltada para a inovação e investir em parceiros que se preocupam em manter-se atualizados com as principais tendências de tecnologia.

Gostou das possibilidades? Veja como escolher o melhor armazenamento em nuvem para sua empresa




Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais