Voltar para o blog

Passo a passo: como conseguir a ISO 27001?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 12/11/2020
Passo a passo: como conseguir a ISO 27001?

Legislação

A ISO 27001 é uma certificação que confirma a habilitação da empresa por atender a todos os requisitos do International Organization for Standardization (ISO) para a gestão de segurança da informação.

A prudência com os dados se deu desde a validação da LGPD, que começou a vigorar este ano (2020). Por isso, é importante saber como conseguir a ISO 27001.

Quer conhecer os procedimentos para conquistar a ISSO 27001? Confira ao ler este artigo!

Entenda quais os procedimentos para obter a ISO 27001

A Certificação ISO 27001é um diferencial para as empresas que a têm, pois comprova a sua seriedade e competência com a gestão de segurança dos dados que estão sob sua guarda. Para obter essa certificação é necessário observar as medidas de seguridade e a qualidade que a empresa deve adotar para essa realização. Conheça alguns passos para ganhar esse título.

Análise preliminar

A análise preliminar é considerada o ponto de partida para conseguir a Certificação ISO 27001. É uma análise informal em que é feita a verificação da existência de alguns documentos essenciais para a gestão, dentre eles, as políticas de segurança da informação e os documentos de gerenciamento de risco.

Detalhamento com auditoria

A princípio não existe uma relação de verificação comum a todas as empresas para que a auditoria seja feita. Pois, cada empresa tem as suas peculiaridades e suas diferentes atividades. A auditoria é uma das principais fases das etapas para conseguir a certificação.

Ela faz uma avaliação objetiva e imparcial do índice de atendimento de um sistema de gestão de segurança da informação em comparação às requisições feitas pela ISO/IEC 27001(normas de auditoria).

Análise de lacunas

A análise de lacuna é uma avaliação do desenvolvimento que ocorreu por determinado período até o momento em que a análise está acontecendo. Ela observa como a empresa realizou os requisitos da ISO 27001 e os controle de segurança aplicáveis.

É importante observar que certos controles que a ISO 27001 determina não convêm à sua empresa e aos riscos de seguranças da informação que podem acontecer em suas atividades. Caso alguns serviços não sejam executados na sua organização, o controle associado pode ser eliminado de maneira formal. 

Declaração de aplicabilidade

A declaração de aplicabilidade é um documento que demonstra como é o processo de segurança da empresa. Tendo como norteadores os resultados do tratamento de risco, você deve apresentar todos os controles que você realizou na empresa e como ele foi feito. 

Esse documento tem grande valor, pois ele é utilizado como orientação primordial pelo auditor de certificação para fazer a auditoria das atividades da organização. 

Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520

Percebemos no decorrer do artigo, como conseguir a ISO 27001. É uma realização que acontece gradativamente, por isso, é importante monitorar a qualidade da segurança. O implemento de ações de seguridade realizada diariamente é indispensável no processo de avaliação da auditoria, como a segurança interna, criptografia e outros pontos a serem observados. 

Entendeu como é válido colocar em prática a segurança da informação dia a dia na sua empresa para conseguir a Certificação ISSO 27001? Convidamos você a curtir a nossa página no Facebook.

A eBox Digital


Uma destas empresas, certificadas com a ISO 27001 é a eBox Digital. Com ela você conta com um serviço adequado de segurança da informação e tem a certeza de que seus documentos estão protegidos. Isso porque para ser certificada a empresa precisa ser auditada, além de seguir uma série de normas técnicas.

Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520


Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais