Voltar para o blog

O que é limpeza de dados? Descubra!

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 08/08/2022
O que é limpeza de dados? Descubra!

Organização

Neste post teremos como objetivo principal apresentar ao nosso leitor o conceito de limpeza de dados, como realizar este processo e para que serve a preparação dos dados para análise.

Além disso, iremos diferenciar os conceitos entre dados limpos e comprometidos. Explicaremos também como a empresa deverá executar a tarefa de forma simples e segura.

Gostou do que leu até agora? Vamos juntos até o final e se surpreenda!

O que é limpeza de dados?

Sabemos que a coleta de dados é parte primordial para que a empresa tenha insights e tome decisões assertivas, diante de evidências. Porém, isto não é tudo! É também muito importante para a garantia do sucesso estratégico do negócio a limpeza de dados.

Ou seja, este processo faz parte do auxílio na preparação das informações que serão analisadas pelas equipes. Desta forma, esta análise executará algumas tarefas essenciais, como: remoção ou modificação de dados incorretos, incompletos ou irrelevantes para o momento da empresa.

Como esses dados não serão úteis para os gestores, precisam ser removidos para não fornecer resultados imprecisos, sem alinhamento com o objetivo do negócio empresarial.

Para que serve o processo de preparação de dados para análise?

Já percebemos que a coleta de dados é muito importante para o impulsionamento que gera nas estratégias das empresas, além disto, as mesmas coletam com muita frequência dados de forma exagerada, trazendo informações que não serão utilizadas.

O uso desta ferramenta de limpeza de dados trará para o processo de análise as atividades mais eficientes, com uma maior extração de informações rápidas e que façam sentido para os objetivos a serem alcançados.

Ainda assim, a preparação dos dados analisados terá menores erros, os clientes ficarão mais satisfeitos e os colaboradores incentivados pelo trabalho eficiente, sem repetições desnecessárias.

Qual é a diferença entre dados limpos e dados comprometidos?

Os dados limpos já nos mostram que são os dados sem erros, mas os dados comprometidos apresentam diversos problemas, ou seja, esses últimos contêm informações incorretas, duplicidades e omissão de detalhes importantes.

Por este motivo, a limpeza de dados deverá ser uma tarefa habitual, sendo executada com constância pelas empresas, pois este processo executará uma continuidade na eliminação de erros e de falhas que possam ocorrer.

Ou seja, são mantidos apenas os dados ativos e corretos, os quais serão atualizados constantemente e terão melhor pertinência para a garantia de sua utilidade.

Como realizar a limpeza de dados na sua empresa?

Diante de tudo que foi exposto até este momento, neste post vimos que a limpeza de dados permite o entendimento perfeito que os dados adequados são compatíveis com os objetivos essenciais a serem alcançados pelas empresas de variados ramos.

Portanto, daremos algumas dicas que possam auxiliar aos gestores em como iniciar a realização desta tarefa tão importante. São elas:

  • elimine todas as respostas em branco;
  • auxilie no equiparidade dos critérios;
  • descarte todas as repostas que estão fora do objetivo;
  • não faça colunas de dados desnecessários;
  • reduza os dados que dificultam o processo de generalização.

Fez sentido para você o contexto deste post? Clica aqui e assine a nossa newsletter para saber muito mais.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais