Voltar para o blog

E-leadership: entenda como funciona esse tipo de liderança

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 13/05/2024
E-leadership: entenda como funciona esse tipo de liderança

Gestão

E-leadership, já ouviu falar? E-leadership é uma tipologia de liderança que realiza a gestão de equipe por meio de tecnologias da informação e comunicação, muito propícia para gerir e potenciar equipes virtuais. No entanto, ela apresenta diversos desafios para os líderes, como ausência de interações pessoais, realização da segurança da informação e tantos outros.

Nas empresas, esse tipo de liderança pode ser percebido ao fazer uma gestão por meio de tecnologias inovadoras e práticas que trazem resultados surpreendentes nos resultados dos trabalhos de rotina e no comportamento dos profissionais.

Leia este artigo e descubra o que a liderança e-leadership pode oferecer a sua empresa. Acompanhe!

Atrai e retém talentos

O e-leadership desempenha um papel importante na atração e retenção de talentos, pois demonstra uma abordagem moderna e maleável no momento de gerenciar os colaboradores. Ao oferecer oportunidades de trabalho remoto, os líderes eletrônicos atendem às expectativas contemporâneas dos profissionais, promovendo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

A utilização eficiente de tecnologias avançadas também cria um ambiente inovador, atraindo talentos que buscam organizações adaptáveis e orientadas para o futuro. Além disso, a e-liderança enfatiza o desenvolvimento profissional contínuo, contribuindo para a satisfação e lealdade dos colaboradores, elementos essenciais na retenção de talentos em um mercado competitivo.

Aumenta o engajamento

O e-leadership aumenta significativamente o engajamento dos colaboradores, pois utiliza eficazmente ferramentas digitais para manter uma comunicação transparente, promover a colaboração remota e reconhecer conquistas individuais. Ao criar um ambiente virtual que valorize a participação e a autonomia, os líderes eletrônicos inspiram uma equipe mais comprometida, estimulando a produtividade e o sentimento de pertencimento, mesmo em contextos de trabalho remoto.

Estimula a cultura de aprendizagem

O e-leadership estimula uma cultura de aprendizagem ao promover a colaboração virtual e a troca contínua de conhecimentos entre os membros da equipe, mesmo em ambientes geograficamente dispersos. Através da utilização de tecnologias educacionais e plataformas online, os líderes podem facilitar o acesso a recursos de aprendizagem, incentivando o desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Ao criar um ambiente que valorize a inovação e a adaptação às mudanças tecnológicas, o e-leadership fomenta uma mentalidade de aprendizado constante, vital para o sucesso nas organizações modernas. Essa abordagem proativa contribui para a resiliência da equipe diante dos desafios e para a promoção de um ambiente de trabalho dinâmico e educativo.

Permite flexibilidade 

Um dos pontos fortes da liderança e-leadership, é que ela permite flexibilidade no ato de gerenciar as equipes que estejam em qualquer lugar do país, pois nesses casos é necessário apenas ter um sistema com as funcionalidades essenciais e uma internet de boa qualidade. 

Ter flexibilidade no ato de gerenciar os grupos é uma das formas de gestão que estão fazendo os trabalhos remotos tomarem uma dimensão significativa e ser cada dia mais aceitos e bem executados, além de que ajuda a monitorar o desempenho das atividades diariamente.

Para usufruir de todas as práticas que a liderança e-leadership apresenta é necessário implantar na empresa um sistema que tenha todas as funcionalidades necessárias e que abranja todos os setores da instituição. É interessante buscar os serviços de uma terceirizada renomada no mercado, para que a sua instituição realmente obtenha todos os benefícios que o e-leadership pode oferecer.

Gostou do que viu neste post? Você pode ficar a par de mais conteúdos ao nos seguir nas redes sociais, estamos no LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Assinatura Eletrônica" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Entenda a importância da digitalização de prontuários

Organização

Entenda a importância da digitalização de prontuários
Leia mais