Voltar para o blog

Descubra como melhorar o relacionamento entre colaboradores!

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 19/06/2023
Descubra como melhorar o relacionamento entre colaboradores!

Produtividade

Ter um grupo engajado, por meio de relacionamentos saudáveis e amistosos, é uma das estratégias que levam a um bom desenvolvimento do negócio. Afinal, grande parte do dia dos profissionais é vivido com os seus colegas de trabalho.

O relacionamento entre colaboradores, quando bem vivido e intensificado gradualmente, é capaz de resultar em benefícios essenciais, que conseguem melhorar a produtividade, evitar conflitos, promover interações agradáveis uns com os outros, entre tantas outras vantagens no crescimento da companhia.

Quer saber como aprimorar a relação entre seus talentos? Continue a leitura e descubra!

Invista em autoconhecimento

Incentivar os profissionais a realizarem o autoconhecimento é uma excelente medida para que cada pessoa saiba observar-se melhor e, desse modo, identifique seus pontos positivos e negativos, como também as próprias limitações.

A partir desse parâmetro, ela pode medir suas ações ao se relacionar com os outros profissionais e, assim, adotar providências de compreensão, resiliência e demais atitudes que gerem relacionamentos harmoniosos na empresa.

Tenha empatia

O primeiro passo para uma pessoa ser empática é entender que os seres humanos são diferentes em aspectos físicos e mentais. Por isso, fica mais fácil colocar-se no lugar do outro para entender os comportamentos dele. Tal entendimento é capaz de produzir empatia e ajudar a ter relacionamentos mais saudáveis e sólidos na empresa.

Ter empatia é necessário, sobretudo, quando se tem um grupo profissional repleto de diversidades pessoais e profissionais, aspectos fundamentais para o crescimento da corporação.

Dê exemplo

Vale reforçar que o clima organizacional na empresa parte das interações positivas entre os inúmeros membros da organização, e os gestores são “peças” imprescindíveis que devem ser apresentadas como exemplo de relações salutares na empresa, por meio de uma comunicação leve e completa, compreensão e respostas que promovam bem-estar e proximidade com os colegas de trabalho.

Realize treinamentos

Oferecer treinamentos aos colaboradores é uma estratégia perfeita para conscientizá-los da importância de se relacionar bem com todos da empresa. Além das informações teóricas, é um momento propício à realização de dinâmicas com os profissionais para que, desde ali, os laços de relacionamento possam ser intensificados e permaneçam durante as tarefas do dia a dia.

Incentive feedbacks

A reciprocidade das comunicações é um ação que intensifica e amadurece a relação entre os colaboradores, pois quanto mais os feedbacks acontecem, maior a possibilidade de os funcionários se relacionarem. São diversos os canais de veiculação dos feedbacks:

  • pessoalmente;
  • telefone;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • videoconferência.

Estimule escuta ativa

A prática da “escuta ativa” nas empresas é uma atitude que afina a relação entre os colaboradores, afinal o compartilhamento de informações é uma ação essencial para o bom andamento das atividades, além de promover e fortalecer um relacionamento positivo entre os profissionais.

Enfim, para facilitar o relacionamento entre colaboradores, aderir a um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é bem significativo. O GED é uma tática inovadora de se fazer uma gestão documental aprimorada. É um recurso que contribui para fortificar as relações entre os profissionais, promovendo mais e melhor comunicação, feedbacks rápidos, solução de problemas simples e complexos realizados em equipe etc.

Como podemos ver, portanto, o relacionamento entre colaboradores é um aspecto indispensável na rotina da empresa. Quando eles têm uma interação positiva, isso gera mais produtividade, fluxo de tarefas organizado e bem-comunicado entre eles e um ambiente de trabalho amistoso e agradável.

Gostou do post? Para receber conteúdos importantes para o seu negócio, assine a nossa newsletter!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais