Voltar para o blog

Conheça agora os principais documentos utilizados no setor financeiro

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 08/02/2021
Conheça agora os principais documentos utilizados no setor financeiro

Gestão

É indispensável que todos os documentos utilizados no setor financeiro sejam muito bem armazenados para controle, registros e confirmação de movimentações e lançamentos. Existem documentos que são prioritários para que os lançamentos mantenham as informações em dia, e é deles que vamos falar neste artigo.

Quer conhecer os registros que não podem faltar no setor de finanças? Confira!

Notas fiscais

As notas fiscais são os papéis mais utilizados para fazer lançamentos de contabilidade, por isso, são considerados documentos oficiais do setor financeiro. Elas são tão importantes que todos os serviços e vendas devem seguir com a emissão de uma NF, pois essa falta é considerada um ato de sonegação fiscal.

Atualmente, a nota fiscal eletrônica contém o arquivo XML que funciona como uma versão digital da NF-e e já vem com as estruturas de escrituração fiscal. Ao preenche-la, o emissor pode enviá-la diretamente para o setor contábil da empresa receptora do produto ou serviço.

Recibos de pagamento

O recibo é um documento expedido em casos de compras informais de pessoas que não têm permissão para conceder NF. O recibo de pagamento pode ser emitido em várias situações, como pagamento de aluguel diretamente com o proprietário, compra de produtos etc.

Normalmente, o pagador pede um comprovante de pagamento e, caso o recebedor não tenha como fornecer NF, ele pode fazer um recibo e preencher alguns campos fundamentais, como valor, data e o nome de quem realizou o pagamento.

O recibo é um documento válido para a transação de compra e venda entre duas pessoas, por isso pode ser utilizado com segurança pelo setor contábil da organização.

Extratos bancários

Os extratos bancários não são apenas informativos para as empresas, eles podem servir como documentos importantes para o setor financeiro. Portanto, as empresas não podem desprezá-los facilmente como as pessoas físicas.

As pessoas jurídicas têm, normalmente, rendimentos operacionais e financeiros. Os operacionais são os rendimentos adquiridos diretamente por meio das suas atividades e pela venda dos seus produtos e serviços. Os rendimentos financeiros são aqueles recebidos por meio de aplicações financeiras.

Essas notas registram as receitas e as despesas financeiras da organização. Neles são incluídos os resultados das aplicações e os pagamentos de taxas e tarifas bancárias.

Comprovantes de encargos e impostos trabalhistas

Esses documentos também são indispensáveis no setor financeiro, pois eles comprovam que algumas obrigações foram pagas pela empresa. Uma gestão financeira que atua com seriedade guarda todos os comprovantes de pagamento para aprovisionar os valores das despesas. Os comprovantes servem para liquidar os compromissos e quitar o aprovisionamento.

Por fim, descobrimos o quanto os documentos utilizados no setor financeiro são importantes para o balanço da empresa. Esses registros devem ser muito bem armazenados. Uma forma de tê-los em segurança e manter o controle sob sua guarda é aderir ao armazenamento eletrônico. Assim, todos eles estarão acessíveis a qualquer momento e sem perigo de perdas.

Viu como fazer a guarda de documentos financeiros é importante? Saiba mais ao baixar o nosso e-book sobre como a gestão eletrônica de documentos gera segurança para a empresa. Boa leitura!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos

Gestão

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos
Leia mais
Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?

Gestão

Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?
Leia mais