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Descubra o que são indicadores de desempenho e qual a sua importância

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 15/08/2019
Descubra o que são indicadores de desempenho e qual a sua importância

Gestão

Os indicadores de desempenho são peças fundamentais para a gestão de qualquer negócio, independentemente do tamanho e tributação da empresa. Acompanhar os resultados, comparando-os com as metas e objetivos previamente definidos, ajuda os gestores a identificarem as oportunidades e ameaças. Além disso, auxilia no planejamento de ações, direcionamento da equipe e tomada de decisões. Só que existem muitos tipos de indicadores com finalidades diferentes. Então, o gestor precisa conhecer os mais utilizados e verificar quais são os melhores para sua empresa. Pensando nisso, preparamos esse material com as principais métricas utilizadas no mercado para ajudar você nessa escolha. Confira!

Quais são os principais indicadores de desempenho?

A inteligência competitiva é essencial para alcançar o sucesso do seu negócio. Portanto, aprenda agora os principais indicadores que você precisa entender e acompanhar na sua empresa. Veja abaixo!

Indicador de lucratividade

Muitos empreendedores e gestores acreditam que a empresa está ganhando dinheiro embasando-se somente nos dados do faturamento, mas eles se esquecem dos custos e despesas atreladas ao negócio. Então, no final do mês, é normal eles questionarem o motivo por que não sobrou nenhuma reserva. Diante disso, é importante calcular o percentual de lucro sobre o faturamento para analisar melhor o caminho a ser seguido. Uma boa forma de verificar se a lucratividade de seu negócio está adequada é comparando-a com a média apresentada pelo seu setor no mercado. Confira a fórmula abaixo: Margem de lucro = (lucro / receita total) x 100

Indicador de produtividade

Ele serve para mensurar a quantidade de recursos aplicados pela empresa para produzir um determinado serviço ou produto. Então, ele avalia a eficiência e rendimentos dos processos em relação à produção. Um dos cálculos mais comuns é analisar a capacidade que cada colaborador tem de trabalho em uma hora, ou seja, o valor homem/hora. Mas, ele pode ser feito em relação aos recursos financeiros, espaciais, mão de obra, temporais, entre outros. Produtividade = despesa / receitas totais

Taxa de sucesso em vendas

Esse indicador calcula o percentual de vendas que foram concretizadas em relação à quantidade total de negociações realizadas em um determinado período. Portanto, ele indica se os esforços empregados estão sendo compensatórios ao retorno financeiro. Por isso, quanto maior for esse número, melhor. Caso o resultado seja insatisfatório, é necessário rever todo o processo de vendas, identificando os gargalos do seu funil, especificamente aquele que faz com que seus clientes desistam da compra. Na maioria dos casos, o problema está relacionado à abordagem dos vendedores, por isso é preciso treiná-los recorrentemente. Outros fatores podem ser o ponto fraco, como a forma de pagamento e a capacidade de entrega. Taxa de sucesso = total de vendas concretizadas / número de negociações realizadas x 100

Ticket médio

Essa métrica indica o quanto o cliente gasta por compra em sua loja. Em algumas empresas com rotatividade alta, esse indicador é calculado pelo volume total. Ou seja, dividindo a venda integral pelo número de clientes daquele dia ou período determinado. Saber o quanto eles gastam é importante para ter uma gestão financeira eficiente, verificar o resultado das ações de marketing e entender o padrão de comportamento deles. Confira a fórmula: Ticket médio = venda total / número de cupons Como visto acima, os indicadores de desempenho são indispensáveis para a gestão eficiente do seu negócio. Portanto, implemente as métricas que cabem à sua operação, determine o período de aplicação e acompanhe os resultados. Mas, após a análise, é importante executar um plano de ação aos KPIs insatisfatórios. Você gostou deste texto sobre os indicadores de desempenho? Aproveite a sua visita no blog para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber novos conteúdos na sua caixa de entrada!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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