Voltar para o blog

Como escolher uma empresa de digitalização de documentos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 30/07/2018
Como escolher uma empresa de digitalização de documentos

Organização

Bons parceiros podem ser a chave para o sucesso de uma organização — e, quando falamos na segurança dos dados, é essencial contar com uma empresa de digitalização de documentos que garanta um armazenamento confiável de suas informações. Mas fica a dúvida: como escolher a melhor parceria? O fato é que não é inteligente gerenciar arquivos usando recursos analógicos. Se determinado colaborador precisa encontrar uma informação e os documentos estão armazenados em escaninhos ou pastas, essa tarefa se torna difícil. A equipe acaba desperdiçando um tempo que poderia ser dedicado a atividades de cunho estratégico. A melhor alternativa é, então, contar com uma companhia para digitalizar e gerir sua documentação. Continue a leitura e saiba como encontrar a parceira ideal!

Analise a tecnologia usada pela empresa de digitalização de documentos

O primeiro passo para encontrar uma boa empresa de digitalização de documentos é entender a tecnologia que ela aplicará na documentação do negócio. Investigue se o possível parceiro compreendeu os processos da empresa e se tem capacidade não apenas para digitalizar seus arquivos, mas gerenciar as imagens e aumentar a segurança dos dados. Um bom fornecedor é aquele que está alinhado às maiores tendências e disposto a adotar novas tecnologias. Certifique-se de que os processos estejam de acordo com as práticas mais atuais do mercado — um sistema de nuvem, por exemplo, é essencial para garantir a segurança dos dados.

Preze pela qualidade

A melhor empresa de digitalização de documentos é aquela que oferta um serviço de ponta a valores justos. Mas não caia na armadilha dos preços: antes de fechar um acordo com algum parceiro, pesquise sobre a qualidade do serviço oferecido. Peça, ainda, para analisar os trabalhos realizados pela prestadora. Além da qualidade técnica, fique de olho na opção que vá além da digitalização, organizando e integrando os sistemas onde serão armazenadas as informações.

Consulte a credibilidade

Como descobrir se a qualidade do parceiro é aquela da qual a empresa precisa? Um bom caminho para realizar essa pesquisa é pedir a opinião de ex-clientes e do público atual da prestadora. Analise as companhias que fazem parte do portfólio do possível fornecedor. Analise o ramo de atuação desses clientes e responda a algumas questões simples: a parceira tem know-how em seu segmento? Ela está alinhada à sua cultura organizacional?

Busque por um diferencial competitivo

É importante pesquisar por parceiros com diferenciais que os distingam dos concorrentes. Verifique aquilo que é oferecido aos clientes, especialmente quanto à segurança da informação. Afinal, não adianta apenas digitalizar a documentação: é essencial que tais informações sejam salvas com cuidado e permaneçam acessíveis somente ao pessoal autorizado.

Opte pela guarda simples ou pela guarda gerenciada

Um importante diferencial para uma empresa que realiza a digitalização de documentos é a guarda gerenciada. Nesse caso, diferentemente da guarda simples, cada arquivo recepcionado recebe uma identificação (na maioria das vezes, um código de barras que é registrado em um sistema eletrônico). Diante da necessidade de utilizar um documento, basta que a empresa abra uma Ordem de Serviço e, então, o arquivo é facilmente encontrado pela prestadora. Uma guarda gerenciada pode incluir ou não a digitalização dos documentos. Portanto, atente ao pacote de serviços oferecido antes de fechar o contrato!

Alinhe as necessidades

Não basta contratar um fornecedor com boa popularidade no mercado se ele não está alinhado às necessidades da empresa. Antes de assinar o contrato, busque saber se o parceiro tem uma cultura organizacional adequada. Sua estrutura dará conta da demanda? Ele pratica preços que estão dentro de suas limitações orçamentárias? Escolher a melhor empresa de digitalização de documentos é um processo que requer cuidado. Pesquise, além dos preços, a qualidade do serviço ofertado. Não se acanhe na hora de falar com clientes atuais ou antigos — e aposte na internet para pesquisar mais sobre esse prestador. Quer encontrar a melhor parceira? Entre em contato conosco e conheça as soluções especiais que disponibilizamos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais