Voltar para o blog

O que é transformação digital e porque implementar na sua empresa?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 20/06/2018
O que é transformação digital e porque implementar na sua empresa?

Transformação Digital

Avanços tecnológicos têm modificado de forma cada vez mais rápida o mundo. Em qualquer segmento, novas ferramentas aproximam pessoas e simplificam processos, melhorando a qualidade de vida da população e trazendo progresso para a sociedade. Nesse sentido, essa transformação digital deve ser incorporada pelas empresas a fim de construir valor para a sua clientela. Mas como fazer isso?Neste post, você vai entender o que é, quais os benefícios e como incluir no seu negócio a inovação tecnológica. Boa leitura!

Afinal, o que é transformação digital?

Transformação digital significa introduzir tecnologia no dia a dia da empresa a fim de melhorar os processos corporativos. Dessa forma, o negócio tem condições de aumentar o desempenho operacional, oferecer um serviço com mais qualidade aos clientes e, assim, tornar-se mais competitivo no mercado. Ao assumir essa mudança, a empresa busca ordenar um volume grande de informações, que são produzidas em quantidades cada vez maiores e revelam preferências importantes de clientes e do público-alvo da marca.

Quais os impactos da transformação digital na sociedade?

Basta analisar como o uso da tecnologia afeta nossas vidas diariamente para compreender o impacto que a transformação digital exerce na sociedade: tarefas são realizadas de forma muito mais veloz, informações são produzidas a todo instante, distâncias são reduzidas ao tempo de um clique. Empregue essas mudanças em diferentes esferas e você terá a compreensão da relevância dessa mudança em nossas vidas. Saúde, segurança, produção agrícola, turismo, comunicações: escolha uma área e observe o grande impacto provocado pela tecnologia.

Por que a sua empresa deve investir na transformação digital?

Para que a transformação digital seja introduzida com sucesso na empresa, é necessário investir em tecnologia. Dessa forma, o gestor deve estabelecer o orçamento disponível e identificar quais áreas do negócio tem mais potencial para receber a melhoria e gerar retorno para empresa num prazo curto de tempo. Os principais benefícios observados são:
  • eficiência: a tecnologia derruba barreiras e permite que a empresa tenha desempenho superior;
  • otimização de processos: novas ferramentas simplificam e dão celeridade para a execução de tarefas;
  • redução de despesas: o avanço tecnológico diminui a ocorrência de erros e a necessidade de mão de obra;
  • satisfação dos clientes: ao aperfeiçoar processos e aumentar o desempenho, a empresa consegue entregar mais valor aos consumidores.

Como introduzir a transformação digital na sua empresa?

A transformação digital pode ser introduzida em diferentes áreas da empresa. Recursos Humanos, produção industrial, inovação, marketing, vendas são alguns dos exemplos em que a tecnologia tem proporcionado avanços significativos. Para isso, a administração deve analisar que tipo de ferramenta será implementada. Um Sistema GED, por exemplo, pode revolucionar a maneira com que a empresa lida com a guarda de informações, podendo ser aproveitado por todos os setores da organização. No campo da comunicação, a automação de marketing tem apresentado resultados animadores para gerar leads e fidelizar consumidores. A transformação digital, portanto, utiliza a tecnologia para melhorar o modo de vida da sociedade. Diferentes ferramentas buscam diminuir distâncias, ultrapassar barreiras, aumentar a produtividade e construir soluções para o nosso dia a dia. Ao introduzir tais inovações, as empresas se tornam os principais agentes dessa mudança, aproveitando a tecnologia para gerar valor aos seus clientes. Gostou do conteúdo? A transformação digital já impacta a sua empresa? De que forma? Deixe um comentário no post e conte para nós a sua experiência nesse assunto!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais