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Como usar a gestão documental para promover a proteção de informações confidenciais?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 25/02/2020
Como usar a gestão documental para promover a proteção de informações confidenciais?

Segurança

Em geral, a rotina de toda empresa produz uma grande quantidade de documentos. Trata-se de informações confidenciais, importantes para a tomada de decisão, definição de estratégias e identificação de ameaças, que garantem o sucesso e a competitividade dos negócios. Para preservar e buscar a segurança das informações, utiliza-se a gestão documental — conjunto de normas e procedimentos que permitem o fluxo de documentos eletrônicos de maneira segura e eficiente. Além da gestão documental, outras ações preventivas e de monitoramento de serviços tornaram-se necessárias para minimizar os riscos quanto a questões como segurança de informações confidenciais, como a utilização de sistemas. Quer saber como fazer a proteção de informações confidenciais usando o gerenciamento de documentos? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância de investir esforços para melhorar a segurança das informações?

Com a evolução das tecnologias, o controle dos documentos tornou-se crucial, sobretudo devido aos inúmeros dados que circulam diariamente dentro das empresas e à vulnerabilidade dos sistemas. A integridade e a confidencialidade dos dados são requisitos básicos nas organizações, e têm ganhado mais atenção ao passo que aumenta a automação dos processos neste segmento. Afinal, além de atrapalhar a reputação da empresa, as ameaças colocam em risco o relacionamento com os clientes. Logo, como dito anteriormente, a segurança da informação, por meio da gestão documental, pode ser vista como um conjunto de métodos que protege a informação dos diversos tipos de ameaças e aumenta a produtividade da organização como um todo. Ao investir em segurança, você diminui significativamente as chances de ocorrer desvios, vazamentos e falsificações. Para isso, diversos recursos podem ser utilizados, como os softwares de gestão de documentos e o armazenamento em nuvem.

Quais procedimentos podem ser implantados para protegê-las?

De modo a evitar que os documentos sejam alterados indevidamente, garantindo a integridade e confidencialidade das informações, bem como o seu uso adequado, é necessário planejamento e implantação de medidas na área de segurança. No entanto manter as informações protegidas e seguras é um grande desafio, mas essa tarefa pode se tornar simples com a utilização de um sistema de gerenciamento de documentos, capaz de controlar o acesso à informação e impedir ameaças. Ao implantá-lo, é possível ter acesso a qualquer documento e garantir que somente as pessoas certas tenham as informações. Além disso, permite monitorar a quantidade de cópias realizadas e facilita o acesso aos documentos de qualquer dispositivo. É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados, como a escolha do software e suas aplicabilidades, além da conscientização dos colaboradores sobre a importância de garantir a segurança. Além disso, realize backups, troque senhas com regularidade, integre os sistemas da empresa e adote políticas de segurança, isso evita danos ou perda de dados e possibilita aos documentos uma validação constante. Todas essas medidas, de alguma forma, impactam diretamente na proteção de informações confidenciais. Além de proteger, a gestão documental traz maior transparência e eficiência para toda a organização. Agora que você já sabe como proteger informações, que tal aprender os métodos de segurança de documentos digitais? Leia agora o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

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Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

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