Voltar para o blog

Como limpar arquivos mortos do computador? Entenda aqui

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 08/06/2020
Como limpar arquivos mortos do computador? Entenda aqui

Organização

A grande dúvida da maioria das empresas é o que fazer e como eliminar o grande volume de registros produzidos diariamente que, com o passar do tempo, não são utilizados com frequência e acabam se tornando arquivos mortos.

Arquivo morto é o nome utilizado pelas organizações para determinar quando um documento não é mais necessário nas operações diárias, porém deve ser mantido por longos períodos para fins históricos, administrativos ou legais.

Com os documentos em computadores, podemos dizer que acontece basicamente o mesmo. Afinal, quanto maior o tempo de uso do computador, mais arquivos desnecessários, temporários e duplicados serão acumulados no disco rígido.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você entenda como limpar o arquivo morto do seu computador. Acompanhe nosso post e saiba mais!

Como limpar arquivos mortos do computador?

Primeiramente, é importante destacar que, quando um arquivo é deletado no computador, o usuário perde apenas as referências para aquela informação. Ou seja, ele continua a existir, pois o sistema entende que o espaço ocupado por aquele dado pode ser utilizado para outros propósitos. Nesse caso, é possível recuperá-lo utilizando programas específicos. Mas e quando alguém deseja limpar completamente o dispositivo?

Os arquivos mortos ocupam um espaço que faz com que o computador funcione mais lentamente, ou simplesmente impede o download e o carregamento de arquivos no HD. Ao limpá-los, será possível melhorar a execução do computador e estender o local para novos documentos.

Além de utilizar ferramentas como CCleaner, Hard Drive Eraser e Advanced SystemCare 7 – softwares que realizam a limpeza do disco rígido e apagam definitivamente os arquivos –, o processo também pode ser feito manualmente no Windows:

Abra o painel de controle. Em seguida, acesse o “Menu Iniciar” e clique em “Configurações” e depois em “Sistema”. Nas opções da lateral, entre em “Armazenamento” e depois em “Arquivos Temporários”.

Por fim, escolha a opção excluir arquivos temporários e confirme o procedimento. Prontinho! Com essa dica simples, você limpará todo o arquivo morto do seu computador. 

Como a tecnologia pode ser uma grande aliada?

Sem dúvida, a tecnologia é uma ferramenta valiosa nesse processo, pois além de aumentar a produtividade, ela também ajudar a salvar seus documentos digitais de maneira segura. Além disso, como dito, para executar a limpeza dos arquivos algumas ferramentas eficientes são utilizadas.

É relevante apontar que a Lei n° 12.682/2012 obriga a guarda de alguns documentos, caso contrário pode acarretar multas e inviabilizar eventuais pretensões da empresa em juízo. Nesse caso, uma alternativa é digitalizar os arquivos e armazená-los em ferramentas de armazenamento em nuvem, só assim os documentos passam a ter legalidade jurídica.

Vale lembrar que, para definir quando o registro será considerado um arquivo morto, é necessário realizar um controle eficiente do ciclo de vida do documento, que apresenta quatro fases: criação, utilização, arquivamento e descarte. Nesse caso, a empresa pode utilizar uma Tabela de Temporalidade Documental, que especifique o prazo de validade de cada arquivo.

Portanto, de modo geral, a tecnologia permite que seus arquivos sejam devidamente organizados e padronizados, facilitando a busca, o compartilhamento e a limpeza dos arquivos mortos. 

Qual a importância do processo de digitalização dos documentos?

Depois de realizar todo o processo de limpeza do computador, é importante pensar nos documentos dos quais a empresa ainda não tem uma versão digitalizada. Eles podem ser os documentos dos sócios, uma versão de um contrato ou até mesmo o alvará de funcionamento da empresa. Não se esqueça que quanto mais documentos úteis e importantes estiverem digitalizados, mais prática será a rotina diária.

 O processo de digitalização dos documentos é a solução para muitas organizações no quesito redução de custos e espaço físico. É uma prática que só traz vantagens ao negócio. Isso, porque a falta de organização e padronização dos processos dificulta o dia a dia do negócio e toma o tempo dos funcionários.

Por isso, os documentos digitalizados otimizam e facilitam o fluxo de trabalho, reduzem custos para a empresa, melhoram os processos, garantem maior segurança das informações, facilitam o acesso aos arquivos e, consequentemente, ajudam a limpar arquivos mortos do computador.

Nesse caso, algumas ferramentas são fundamentais na digitalização e no armazenamento de todo o acervo de documentos de forma alinhada e segura, bem como permitem a criação de fluxos de trabalho automáticos e controle integral de todas as etapas, processos e projetos em progresso.

Agora que você já sabe como limpar arquivos mortos do computador, que tal conhecer um sistema que ajude na gestão documental? Entre em contato agora mesmo com a e-Box Digital e conheça as melhores soluções para sua empresa.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Logística e Gestão de Processos Gerenciais. Vem liderando desafios há pelo menos 15 anos nas maiores empresas do ramo.

Confira outros artigos

Como aplicar treinamentos sobre organização na empresa?

Organização

Como aplicar treinamentos sobre organização na empresa?
Leia mais
Assinatura eletrônica de documentos: guia completo para você entender

Tendências

Assinatura eletrônica de documentos: guia completo para você entender
Leia mais