Voltar para o blog

Produtividade no trabalho: 5 dicas práticas para implementar!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 03/12/2019
Produtividade no trabalho: 5 dicas práticas para implementar!

Gestão

Tem sido cada vez mais difícil manter o foco em apenas uma atividade, afinal, as pessoas são multitarefas e se desdobram em várias frentes ao mesmo tempo. Dessa forma, é preciso buscar alternativas para melhorar o foco e aumentar a produtividade no trabalho. O ambiente de trabalho é, independentemente do seu tamanho, um reflexo da cultura empresarial de uma companhia. Para que a produtividade aumente, ter um espaço organizado e determinar parâmetros de comportamento padrão são indispensáveis. Existem algumas práticas diárias que podem ajudar você a organizar o seu trabalho e aumentar cada vez mais a produtividade. Continue acompanhando e confira as 5 dicas que separamos neste texto! Boa leitura!

Aumentar a produtividade no trabalho

1. Crie listas de prioridades

É muito comum que a rotina das empresas caia no automático. No entanto existem altos riscos quando as pessoas se permitem "ir com o fluxo". Para conseguir manter o foco, é importante determinar a ordem de prioridade nos objetivos de cada dia. Para tanto, crie uma régua de urgência na sua agenda. Quer um exemplo? Bom, pagar a conta de luz que vai vencer no dia seguinte está no nível 5 de prioridade, em uma régua de 0 a 5. Já a tarefa de comprar folhas que estão acabando estaria no nível 2. É fundamental que a escala corresponda ao nível de essencialidade da tarefa.

2. Automatize operações

Usar ferramentas tecnológicas para automatizar as operações da empresa é muito útil para evitar retrabalho, afinal, ao parametrizar uma sequência lógica, as operações ficam mais enxutas e repetitivas, o que reduz as chances de erros.

3. Faça pausas regulares

O descanso favorece bastante os picos de produtividade no trabalho. Tarefas que exigem alto grau de concentração também geram desmotivação e desgaste mental. Por esse motivo, momentos de relaxamento possibilitam que você retome o fôlego e que mantenha o ritmo das tarefas, com mais criatividade e dedicação. Muitas empresas têm adotado pausas voltadas para interação social dos seus colaboradores. Essas interações causam uma harmonia maior na equipe, aumentando a qualidade e a produtividade.

4. Use aplicativos e digitalize documentos

A poluição visual e o excesso de papéis acabam tirando o foco e trazendo risco de desmotivação. Quanto mais poluído o ambiente de trabalho, menos produtivo ele é. Com o objetivo de dinamizar os processos, é importante adotar aplicativos e digitalizar os documentos, pois, assim, você emprega menos espaço físico e deixa os arquivos bem organizados. Além disso, a gestão de conhecimento e a busca por materiais fica mais eficiente e mais rápida.

5. Utilize a metodologia 5S

A metodologia 5S se trata de uma prática japonesa que viralizou entre as grandes organizações multinacionais. Ela parte da ideia de que o aumento de produtividade no trabalho depende muito da funcionalidade do ambiente. Obviamente isso inclui organização, postura, limpeza e colaboração. Mas, afinal, o que significa a sigla 5S? É bem simples:
  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seiso: senso de limpeza;
  • Seiketsu: senso de padronização;
  • Shitsuke: senso de disciplina.
Para a internalização desse conceito é feita uma auditoria. A auditoria 5S não pode apresentar valor de juízo, ou seja, ela não pode carregar julgamentos. Para isso, é necessário que seja escalado um time específico destinado a ela, neutro e capacitado (os seus integrantes não podem pertencer a alguma área ou departamento da empresa). A periodicidade indicada para realização da auditoria é mensal. Antes da implementação, a prioridade precisa ser o estudo da metodologia, para que o progresso ocorra de forma natural e tenha aceitação bem tranquila por parte da equipe. Enfim, ao incluir essas práticas na rotina do seu negócio, a energia do ambiente vai se renovar, uma nova cultura vai se instaurar e, claro, a produtividade no trabalho vai aumentar cada vez mais. Lembre-se de que é imprescindível o equilíbrio entre produtividade e limites, pois um profissional cansado pode não conseguir apresentar seu melhor desempenho. Saiba, então, que para aumentar a produtividade no trabalho é preciso definir um equilíbrio entre quantidade e qualidade. Gostou de saber mais sobre práticas para aumentar a produtividade no trabalho? Então aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Organização

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais
Leia mais
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?
Leia mais