Voltar para o blog

Por que se proteger da espionagem industrial?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 15/02/2021
Por que se proteger da espionagem industrial?

Segurança

As empresas são bens preciosos para os seus gestores maiores. Por isso, devem ter todo o seu patrimônio muito bem resguardado, sobretudo, as informações e os dados da organização. Guardá-los de forma segura é a melhor estratégia para evitar a espionagem industrial e não sofrer perdas com os danos que possam ocorrer.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Entenda o que é espionagem industrial

Essa é a ação de obter informações ou dados sigilosos de pessoas físicas ou jurídicas para usufruir de vantagens financeiras, materiais, sociais ou em outro aspecto que cause contrariedade e prejuízo a qualquer cidadão ou empresa. Na maioria das vezes, os concorrentes são os maiores espiões que têm interesse nessas informações.

Saiba como ela funciona

Esse tipo de prática é feita de forma clandestina. De imediato, o gestor não percebe que sofreu uma espionagem industrial. Na maioria dos casos, a empresa só consegue identificar que passou por uma invasão de documentos quando os prejuízos começam a aparecer.

Ela pode acontecer por intermédio de hackers, prestadores de serviços, aliciamento de colaboradores, redes sociais etc. Normalmente, o intuito é roubar dados de clientes, informações contábeis e financeiras, e até os planos estratégicos que a empresa usa para se desenvolver.

Coleta de dados por meio de documentos

Fazer esse processo não é tão difícil quando o espião é profissional no assunto. Essas ações podem acontecer por meio de equipamentos de última geração, como um smartphone, instalação de software malicioso e outras técnicas prejudiciais.

Captura de imagens

Essa é uma forma de espionar que pode acontecer de diversas maneiras: o espião pode penetrar na empresa e ter acesso aos arquivos de documentos e discretamente coletar as imagens ou subornar funcionários para conseguir informações da empresa em troca de alguns benefícios pessoais. A captura de imagens pode ser feita por meio de invasões no sistema de RH, financeiro etc.          

Conheça os prejuízos que a espionagem industrial pode causar

A organização que for vítima pode perder os melhores clientes e seus projetos mais arrojados para os concorrentes. Uma situação assim ocorreu com a Pepsi. Em 1994, quando ainda era uma franquia, a Pepsi queria se desenvolver por meio de espionagem industrial. Foi quando ela decidiu atacar a Coca-Cola, que naquele período dominava 50% do mercado de refrigerantes.

A Pepsi queria crescer e sair dos 6%. Desejava aumentar os pontos de venda, de transportes e de fábricas para chegar a 30% diante da sua concorrente. Ela montou uma espionagem que logo foi descoberta por um técnico de som, que entregou 4 fitas à Spal, empresa responsável pelo engarrafamento de Coca-Cola em São Paulo, e que depois foram entregues às entidades maiores. A Coca-cola agiu a tempo e impediu os desastres para sua empresa. Como consequência da má intenção, a Pepsi decaiu intensivamente e foi vendida para a Brahma.

Percebeu como é necessário fazer a gestão de documentos de maneira segura na sua empresa? Com diversas medidas, é possível driblar a espionagem industrial e, assim, manter a segurança, a agilidade e a praticidade no seu negócio. Portanto, uma administração documental otimizada faz o diferencial nos resultados da sua empresa.

A eBox Digital realiza a gestão documental física e digital de várias empresas facilitando, além da organização e produtividade das tarefas ligadas à documentações, a segurança das informações com diversas soluções. A eBox também é certificada pela ISO 27001, o que garante ainda mais segurança para seus dados.

Achou que o post passou informações importantes? Então, entre em contato conosco. Podemos ajudar a sua empresa a ficar protegida de espiões e a guardar os documentos e dados com eficácia.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais