Voltar para o blog

Por que automatizar o controle de ponto da empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 04/07/2023
Por que automatizar o controle de ponto da empresa?

Transformação Digital

Gerenciar o controle de ponto dos funcionários pode ser uma tarefa complexa e demorada para muitas empresas. O registro manual de entrada e saída, o cálculo das horas trabalhadas e a análise de dados são processos que consomem tempo e estão sujeitos a erros. 

No entanto, com o avanço da tecnologia, é possível automatizar esse processo, trazendo mais eficiência e precisão para o controle de ponto da sua empresa.

Neste post, você entenderá como a automação do controle de ponto funciona e quais benefícios ele oferece para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é e como funciona a automação do controle de ponto da empresa?

A automação do controle de ponto em uma empresa refere-se à utilização de sistemas e tecnologias para registrar, monitorar e gerenciar o registro de entrada e saída dos colaboradores. 

Esse processo visa substituir os métodos manuais tradicionais, como o uso de folhas de ponto ou registros em planilhas, por soluções automatizadas.

Existem várias formas de automação do controle de ponto, e o método escolhido pode variar de acordo com as necessidades e recursos da empresa. Entre as principais podemos citar:

  • relógio de ponto eletrônico: é um dispositivo físico que permite aos funcionários registrar sua entrada e saída usando uma identificação pessoal, como um cartão magnético, uma senha ou uma biometria (impressão digital, reconhecimento facial, entre outros). Os dados registrados são armazenados em um sistema computadorizado;
  • aplicativos móveis: muitas empresas estão adotando aplicativos para smartphones que permitem que os funcionários registrem seu ponto de forma fácil e rápida. Esses aplicativos podem usar a localização GPS do dispositivo ou a autenticação biométrica para verificar a presença do funcionário;
  • sistemas de gerenciamento de ponto: são softwares que registram e controlam o horário de entrada e saída dos colaboradores. Esses sistemas podem ser integrados com relógios de ponto eletrônicos, aplicativos móveis ou outros dispositivos, e fornecem recursos adicionais, como relatórios, controle de horas extras, gestão de faltas, entre outros.

O funcionamento básico da automação do controle de ponto envolve o registro preciso das horas de trabalho dos funcionários, o armazenamento seguro dessas informações e a geração de relatórios para a gestão da empresa.

Com a automação, os erros de cálculo e as fraudes são minimizados, proporcionando maior precisão, eficiência e transparência no processo.

É importante ressaltar que, ao implementar a automação do controle de ponto, a empresa esteja em conformidade com a legislação trabalhista, garantindo que os direitos dos funcionários sejam respeitados e que os dados pessoais sejam tratados de forma adequada e segura.

Quais os benefícios de automatizar o controle de ponto?

A automação do controle de ponto melhora a gestão de recursos humanos, promove a transparência no ambiente de trabalho e otimiza os processos internos da empresa. Além disso, ela oferece muitos outros benefícios. Veja quais são os principais!

Análise de relatórios

Com a automação, é possível gerar relatórios precisos e detalhados sobre as horas trabalhadas pelos funcionários. Isso facilita a análise de dados, permitindo identificar padrões, avaliar a produtividade, detectar possíveis problemas e tomar decisões embasadas em informações concretas. Essa análise ajuda a otimizar a gestão do tempo e dos recursos humanos.

Redução de fraudes

Ao eliminar os métodos manuais de registro de ponto, a automação reduz significativamente as chances de fraudes e manipulações. 

Os sistemas automatizados registram as informações de forma precisa, utilizando identificações pessoais ou autenticações biométricas, o que dificulta a falsificação de registros. Isso promove um ambiente de trabalho mais transparente e equitativo.

Envio de informações de forma mais simples

Em vez de coletar manualmente os registros de ponto e inseri-los em planilhas ou sistemas, os dados são automaticamente armazenados e disponibilizados em um sistema centralizado. 

Isso agiliza a comunicação entre os setores da empresa, facilitando o acesso às informações por parte da equipe de RH, gestores e contabilidade.

Redução de custos

A eliminação do uso de papel e planilhas físicas reduz os gastos com materiais de escritório. Além disso, a automação simplifica os processos de cálculo das horas trabalhadas, evitando erros e retrabalho. O resultado disso? Uma maior eficiência administrativa e redução de despesas relacionadas à gestão de pessoal.

A automação do controle de ponto é uma solução inovadora que traz eficiência, precisão e praticidade para a gestão do tempo na sua empresa. Ao substituir os métodos manuais por sistemas automatizados, você garante registros mais confiáveis, reduz erros e fraudes, além de liberar recursos humanos para atividades estratégicas.

Quer ficar por dentro de mais dicas incríveis como esta? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe de perto nossos conteúdos. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais