Voltar para o blog

Afinal, para que servem os certificados digitais?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 04/06/2018
Afinal, para que servem os certificados digitais?

Segurança

A Internet reduziu distâncias, agilizou procedimentos e revolucionou o modo com que as empresas trocam informações. Contudo, ainda há insegurança quando falamos em transações de recursos financeiros e de documentos que possuem validade jurídica. O que fazer para garantir a proteção e a autenticidade desses dados? A resposta está no uso dos certificados digitais! Neste post, você vai entender o que são, como funcionam, qual é a utilidade e como essa tecnologia pode ser uma importante ferramenta para desburocratizar processos na sua empresa. Boa leitura!

O que são certificados digitais?

Certificados digitais são arquivos eletrônicos que atuam como uma assinatura virtual. Eles possuem validade jurídica e protegem transações realizadas pela Internet. Por meio dessa tecnologia, pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas) conseguem se identificar e firmar documentos com segurança de qualquer local no mundo. Qualquer indivíduo ou organização que deseje proteger uma transação online pode usar o certificado digital. No entanto, o processo é obrigatório para empresas que emitem notas fiscais eletrônicas e que estão inscritas nas modalidades tributárias de lucro real ou de lucro presumido. Não é exigida a certificação de empresas regidas pelo Simples, pois elas não são obrigadas a conceder a nota eletrônica.

Como funcionam os certificados digitais?

Atualmente, os certificados digitais oferecem total proteção à transmissão de dados em ambiente eletrônico. A tecnologia foi desenvolvida para que essa ferramenta funcione como uma carteira de identidade virtual. Ou seja, ela fornece autenticidade, além de confidencialidade e segurança às informações. Para isso, os certificados digitais utilizam técnicas:
  • chave privada: conjunto de procedimentos que torna a informação criptografada, ou seja, incompreensível para quem não pode decodificá-la;
  • chave pública: permite que as trocas sejam feitas sem comprometer os dados.
Assim, a chave privada tem a função de gerar um código único para cada arquivo que a empresa for emitir, enquanto a pública permitirá o reconhecimento desse código e, assim, garantir a veracidade do documento.

Quais são as utilidades dos certificados digitais?

Os certificados digitais servem para que as pessoas e as empresas consigam executar, pela Internet, processos que exigiriam muito mais tempo se tivessem de ser feitos presencialmente. Com o uso dessa tecnologia é possível:
  • efetuar transações bancárias;
  • enviar declarações da empresa;
  • assinar e enviar arquivos pela Internet;
  • emitir e assinar notas e outros documentos fiscais;
  • garantir a validade jurídica de documentos eletrônicos.
Dessa forma, é possível garantir a desburocratização de diversos procedimentos, tornando a empresa mais ágil. Por meio da criptografia de dados, os certificados digitais são ferramentas que trazem segurança e garantem autenticidade a transações realizadas por meio de ambiente eletrônico. A tecnologia é obrigatória para empresas de lucro presumido e de lucro real, mas também pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira salvaguardar suas transações. Usado em diversas operações, como movimentações bancárias e declarações da empresa, os certificados digitais garantem a validade jurídica do arquivo emitido. Assim, essa tecnologia se torna uma aliada para desburocratizar processos. Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e comece a receber em sua caixa de entrada nossos posts sobre gestão empresarial! Até a próxima!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais