Voltar para o blog

O que é cultura organizacional? Saiba qual o impacto da digitalização de documentos

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 06/03/2023
O que é cultura organizacional? Saiba qual o impacto da digitalização de documentos

Transformação Digital

Neste artigo abordaremos o conceito do que é cultura organizacional e o impacto que a digitalização de documentos poderá causar na cultura das empresas, oferecendo assim o acesso mais seguro dos documentos de RH e de outros setores sempre que precisar.

Perceberemos também as mudanças que a digitalização irá provocar na cultura da organização que necessitar manter as informações pessoais dos colaboradores e da empresa com mais segurança, mantendo a total confidencialidade.

Diante dos benefícios trazidos pela digitalização, verificaremos que a facilidade no acesso aos documentos digitais, bem como a maior produtividade no trabalho realizado, fomenta positivamente a sua compreensão do que é cultura organizacional.

Quer saber tudo sobre o assunto que falaremos aqui neste artigo? Leia até o final e descubra! Boa leitura.

O que é cultura organizacional?

Saber o conceito de cultura organizacional das empresas, também chamada de cultura corporativa, é a definição da maneira de como a organização conduz o seu negócio, de que forma se relaciona com os seus parceiros e fornecedores e também como trata os seus clientes, por meio do envolvimento de práticas políticas, corporativas e comportamentais, as quais refletirão a sua própria cultura.

Desta forma, a cultura organizacional conseguirá ganhar destaque estratégico na busca pela competitividade empresarial, tendo muita importância no posicionamento diferenciado no mercado em que atua.

Qual é o impacto da digitalização de documentos na cultura organizacional?

Além do acesso seguro aos documentos confidenciais que a digitalização oferece às empresas como vantagem para a cultura organizacional, são muitos os impactos na transformação digital da governança corporativa, com alterações consideráveis nos processos, produtos, ofertas e gestão do negócio empresarial.

Uma boa governança corporativa consegue tratar de sistemas, os quais as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, levando em consideração o bom relacionamento entre os stakeholders das empresas.

Com isso, a digitalização de documentos torna-se parte fundamental de uma cultura organizacional eficiente e assertiva, pois a realização de boas práticas buscará sempre o alinhamento de princípios dos interesses organizacionais, com a manutenção do valor ao longo do tempo, melhorando, por exemplo, a qualidade da gestão.

Quais mudanças a digitalização provoca na cultura organizacional das empresas?

Diante da rapidez dos acontecimentos da Era Digital, as empresas estão entrando cada vez mais na jornada da transformação digital, o que provoca muitas mudanças aos processos de suas culturas organizacionais de forma relevante.

A digitalização é uma solução de valor que traz muitas vantagens atraentes, pois irão agregar as iniciativas de uma boa gestão dos processos. São elas:

  • maior espaço físico disponível para a empresa mediante a consolidação das informações em bancos de dados na nuvem;
  • cumprimento de requisitos legais e regulamentares, com o acesso seguro aos documentos confidenciais;
  • maior eficiência na concentração no modelo de negócio empresarial;
  • segurança aprimorada com cópias dos arquivos para evitar a perda das informações ou o acesso às pessoas não autorizadas.

Vimos no artigo o conceito de cultura organizacional das empresas e como a digitalização de documentos é importante para a relevância na competitividade e na melhor governança corporativa, pois todos os colaboradores terão acesso ágil e facilitado aos processos que requerem a consulta das informações em nuvem.

Esperamos que o artigo tenha feito sentido para você, ajudando na sua melhor compreensão sobre o tema que aborda uma gestão documental eficaz e segura.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Assinatura Eletrônica" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Entenda a importância da digitalização de prontuários

Organização

Entenda a importância da digitalização de prontuários
Leia mais