Voltar para o blog

Conheça 3 benefícios para quem adota a ISO 27001

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 07/12/2020
Conheça 3 benefícios para quem adota a ISO 27001

Legislação


O que conhecemos por segurança da informação abrange elementos que vão muito além da segurança relativa ao setor de Tecnologia da Informação, como o gerenciamento de processos e de pessoas, a proteção legal e a infraestrutura. É justamente por essa razão que é fundamental alcançar uma visão macro a fim de manter a empresa em segurança. É aí que entra a norma ISO 27001, que dispõe sobre todo esse mecanismo.

Atualizada no ano de 2013, a norma de âmbito internacional estabelece quais são os requisitos para a obtenção do certificado de um SGSI – Sistema de Gestão da Segurança da Informação. O seu princípio básico está relacionado à implementação de um conjunto de processos e controles relativos ao enfrentamento de riscos. 

Por essa razão, neste conteúdo trataremos do conceito da norma e dos benefícios da ISO 27001 alcançados pelos negócios que a implementam. Boa leitura!

O que é a ISO 27001?

. O atendimento aos seus princípios explicitados é fundamental em razão da essencialidade de identificar e avaliar o nível de gravidade dos riscos aos quais uma empresa está exposta e os seus pontos de vulnerabilidade.

Quais são os maiores benefícios da ISO 27001?

1. Diminuição dos custos

A implementação de diretrizes de prevenção contribui para a diminuição dos gastos corporativos por evitar incidentes que demandam a movimentação de recursos que poderiam ser mais bem empregados em outros departamentos. Isso, de forma indireta, colabora para um melhor direcionamento dos investimentos realizados pela companhia.

2. Manutenção da conformidade 

A conformidade é outro dos benefícios da ISO 27001, já que a norma acaba por exigir que a companhia esteja bem alinhada com a legislação e com os requisitos de contrato, gerando reflexos positivos sobre a governança corporativa, por exemplo. Ou seja, implementá-la garante a conformidade com as leis que tratam de proteção de informações vigentes atualmente.

3. Elevação da confiança de parceiros e clientes

Uma das principais consequências da observância da norma, em razão do compromisso demonstrado com a segurança dos dados, é o aumento da confiança de parceiros e clientes. Isso porque eles passam a ver a empresa como uma referência, sentindo mais segurança para fazer negócios sem o temor de ver informações privilegiadas expostas.

Como uma empresa pode obter a certificação?

Para a obtenção do certificado, após a fase de implementação, a organização deve passar por uma auditoria externa de certificação. Esse processo é realizado por uma companhia credenciada e apresenta as etapas elencadas a seguir:

  • primeiro estágio: é a avaliação das lacunas, quando os responsáveis pela auditoria avaliam se os procedimentos relativos à norma foram desenvolvidos. Com o compartilhamento do respectivo resultado, se houver alguma falha, ela poderá ser corrigida;
  • segundo estágio: é a análise formal, que se dá quando é verificado o cumprimento de todas as exigências. Nessa etapa, são avaliados os processos e os controles da corporação para constatar que estão alinhados às exigências da norma. Geralmente há uma visita ao local.

Além disso, vale ressaltar que existem as chamadas “visitas de supervisão”, que ocorrem regularmente e visam a garantir a continuidade da conformidade do seu sistema de gestão e a sua melhoria progressiva.

Como você viu, os benefícios da ISO 27001 são de extrema relevância. Desse modo, é fundamental buscar a implementação da norma ao compreender que a preservação da segurança dos dados corporativos precisa ser uma prioridade.

Este conteúdo foi útil? Como você atua na preservação da segurança dos dados da sua empresa atualmente? Deixe um comentário no espaço abaixo.


A eBox Digital


Uma destas empresas, certificadas com a ISO 27001 é a eBox Digital. Com ela você conta com um serviço adequado de segurança da informação e tem a certeza de que seus documentos estão protegidos. Isso porque para ser certificada a empresa precisa ser auditada, além de seguir uma série de normas técnicas.

Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520





Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais