Voltar para o blog

Gestão do tempo e produtividade: 5 dicas para mais eficiência na empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 12/02/2020
Gestão do tempo e produtividade: 5 dicas para mais eficiência na empresa

Organização

A gestão do tempo e produtividade estão totalmente relacionados, uma vez que o modo como o profissional se organiza acaba influenciando diretamente os resultados que ele produz. Esse gerenciamento está ligado ao controle do tempo disponível. Uma administração inadequada do tempo pode causar desânimo, cansaço e muitas frustrações. Porém gerenciar o tempo não é simplesmente planejar cada minuto do dia, mas otimizar a rotina. Dessa maneira, significa fazer um planejamento que ofereça resultados satisfatórios de uma forma que garanta bem-estar, visando também as prioridades e os pontos fortes dos colaboradores. A gestão do tempo está ligada a saber controlar o tempo que vai levar para colocar as tarefas em prática. Isso exige um maior planejamento, pois você vai ter que definir quanto tempo vai ser destinado para determinada tarefa e quando você vai realizá-la. Neste texto, você vai conhecer as 5 principais dicas sobre gestão do tempo e produtividade. Confira e aproveite!

1. Invista em planejamento e revisão semanal

Para iniciar a semana de maneira planejada, com uma ótima gestão de tempo e produtividade, tenha um momento para realizar um planejamento de suas atividades semanais, além de analisar seus projetos pessoais e suas pendências. Lembrando que esse planejamento pode ser alterado durante a semana, se for necessário.

2. Distribua os afazeres por hora

Uma agenda diária deve ser dividida por hora e por turnos, ou seja, manhã, tarde e noite. Por exemplo, se você necessita de 2 horas para finalizar um layout para uma campanha, é preciso respeitar esse tempo. Então, para ajudar com a organização, procure distribuir todas as atividades do dia por hora. Ao definir quanto tempo você necessita para cada tarefa, um senso maior de responsabilidade e de compromisso vai ajudar você a se manter com motivação e sempre no foco. Não cumprir com esse tempo vai trazer aquela sensação ruim de que você falhou, e isso certamente não é o que você deseja.

3. Determine demandas prioritárias

Outro ponto muito relevante é compreender o que é realmente prioridade na sua rotina. Coloque em primeiro lugar o que é mais urgente, essencial e o que pode ter consequências no futuro. Esses são os principais compromissos e precisam ter toda dedicação e foco para serem finalizados o quanto antes.

4. Oriente a equipe a evitar atividades de distração

Não é difícil que a sua equipe perca o foco nas demandas, afinal, cada vez mais as pessoas estão rodeadas de distrativos, e o smartphone é um dos mais fortes, principalmente por causa das redes sociais, grandes inimigas da produtividade. Por isso, é importante orientar os funcionários para que evitem distrações no trabalho. Durante o dia, é fundamental que eles deixem o smartphone bem longe, desligando todas as notificações de redes sociais. Dar espaço para o uso desses aparelhos pode resultar na perda de foco, atrapalhando muito a sua gestão de tempo.

5. Mantenha o ambiente de trabalho bem organizado

Organização é um passo muito importante e necessário para uma boa gestão do tempo e produtividade. Você não precisa ser o mais organizado do mundo, mas é importante que seja organizado o suficiente para não perder tempo. Procure criar uma lógica de organização. Tente refletir, por exemplo, sobre quantas vezes você procurou um documento no seu computador porque se esqueceu do nome que deu a ele. Esse é um erro que faz com que você perca tempo e tenha que refazer trabalhos. Por isso, pare para pensar qual o melhor método de organização para você. Anote em caderno, no computador, enfim, o importante é criar padrões e regras para seus arquivos, pastas e documentos. A decisão é toda sua, mas é fundamental seguir uma única regra. Enfim, a gestão do tempo e produtividade é o grande segredo para dias mais proveitosos, em que você vai ter condições de cumprir com as demandas do trabalho e garantir resultados melhores para seu negócio! Siga as nossas dicas e veja como tudo vai melhorar para você! Gostou do texto e quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então assine a nossa newsletter e receba nossas novidades na sua caixa de entrada!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa

Gestão

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa
Leia mais
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais