Voltar para o blog

5 dicas para estruturar a gestão da informação dentro do setor

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 14/10/2019
5 dicas para estruturar a gestão da informação dentro do setor

Gestão

Gestão da informação é o conjunto de processos utilizados pelo negócio para assegurar a integridade, a correta distribuição e a organização dos dados na empresa. Isso inclui processar, armazenar e classificar as informações de maneira metódica. A prática, tanto para o gerenciamento de documentos físicos quanto para virtuais, é de extrema importância para o desempenho da instituição. Afinal, ela garante a otimização da rotina empresarial e ganhos expressivos em tempo e processos. Pensando na importância da gestão eficaz da informação, elencamos 5 dicas para que você saiba como estruturá-la dentro do setor. Continue a leitura!

1. Integre sistemas

O primeiro passo para estruturar a gestão da informação na empresa é realizar a integração de sistemas. Trata-se do processo de partilha de dados entre as diferentes fontes de arquivo da instituição. A unificação garante o compartilhamento de dados entre as equipes e os diferentes setores, o que assegura agilidade na busca por documentos para o desenvolvimento das atividades da empresa. A acessibilidade, ainda, auxilia de maneira significativa na tomada de decisões pelo gestor.

2. Racionalize processos

Outra dica importante para bem gerir as informações é racionalizar os processos. Afinal, a exposição objetiva de dados garante ao gestor o conhecimento da cadeia de valor dos processos da empresa. Essa visão macro, por sua vez, possibilita visualizar novas soluções para aprimorar os fluxos de trabalho e criar estratégias de melhoria. Dessa maneira, poderão ser eliminadas etapas sem necessidade e padronizados os processos, por exemplo.

3. Atente-se à comunicação interna

É possível afirmar que a troca de informações no ambiente corporativo depende de uma boa comunicação interna. Afinal, é por meio dela que as mensagens podem ser transmitidas entre equipes. Por essa razão, a implementação de políticas que fortalecem o diálogo eficaz é estratégia fundamental para a melhoria do fluxo de trabalho nos setores. Vale ressaltar que a comunicação fortalecida também permite emitir respostas mais ágeis a problemas diversos.

4. Organize os dados

A organização dos dados é, da mesma maneira, elemento fundamental para estruturar a gestão da informação na empresa. Por essa razão, o negócio deve se preocupar com a classificação e com a categorização de todos os seus registros nos ambientes físicos e virtuais. Desse modo, poderá contar com agilidade e eficiência na busca ou na identificação de documentos, assim como na análise e na modificação de qualquer arquivo interno.

5. Melhore a gestão documental

Por último, é preciso estar constantemente atento à possibilidade de aprimorar a gestão documental, digitalizando arquivos, integrando os dados registrados e automatizando o máximo de processos. Essa prática, além de garantir a melhoria do fluxo de informação no negócio, facilita o acompanhamento dos processos empresariais, assegurando a integridade e a correta distribuição das mensagens nos departamentos. Estruturar a gestão da informação na empresa é passo fundamental para a otimização de todos os processos, afinal, é a base para o bom gerenciamento dos setores no negócio. Nesse sentido, é interessante contar com um suporte especializado que garanta o desempenho da instituição e potencialize os benefícios dessa prática. A eBox Digital, por exemplo, é empresa de guarda de documentos que assegura às instituições a organização e o manejo facilitado dos dados físicos e virtuais.
Gostou das nossas dicas? Que tal conferir outras soluções para estruturar a gestão da informação na empresa? Entre em contato com a nossa equipe e confira as possibilidades para o seu negócio!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais