Voltar para o blog

Aprenda como fazer inventário de materiais de almoxarifado

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 03/02/2021
Aprenda como fazer inventário de materiais de almoxarifado

Organização

O inventário de materiais de almoxarifado é um documento que traz informações específicas sobre como está o estoque na empresa. Ele é essencial para que o controle de materiais seja rigorosamente acompanhado e registrado.

Ao fazer esse acompanhamento, a empresa fica mais equilibrada e o balanço financeiro é realizado com mais assertividade ao reconhecer o que já saiu e o que ainda tem no estoque.

Quer aprender a fazer um inventário eficaz para o almoxarifado da sua empresa? Confira!

Identificação dos produtos

Um inventário de almoxarifado bem elaborado, deve conter a identificação bem definida de todos os produtos, de preferência em uma planilha com campos básicos, como código do produto, descrição do produto, unidade de medida, setor de estoque, quantidade inventariada e outras informações importantes.

A identificação dos produtos pode ser feita, também, por setores. Identificar cada setor e seus produtos pode tornar o processo mais ágil.

Após toda conferência realizada no almoxarifado, quando tudo já estiver em ordem, a organização pode implantar medidas para tornar o controle do almoxarifado mais rápido de ser realizado nos próximos inventários de controle.

Caso a sua organização ainda não faça uso de código de barras ou de outros códigos para todos os produtos é interessante que seja providenciado durante esse intervalo.

Identificar todos os produtos pode levar um tempo considerável para que tudo se realize. Vale reforçar que no planejamento deve ser estabelecido um prazo, no entanto, dependendo do porte da instituição, o tempo de conferência pode ser além ou aquém do que foi planejado.

Categorização dos setores/tipos

Para fazer um controle coerente na sua empresa é necessário escolher o inventário mais adequado ao seu negócio, por isso, é importante conhecer os diversos tipos. Veja:

  • inventário rotativo;
  • inventário periódico;
  • inventário cíclico;
  • inventário parcial ou dinâmico;
  • inventário anual;
  • inventário geral.

Programação da contagem de estoque

Fazer a contagem de almoxarifado é muito importante para confirmar se os produtos e materiais que estão fisicamente no almoxarifado é o que consta no sistema de gestão.

Para realizar uma contagem de estoque que ofereça bons resultados é necessário um planejamento estratégico e definir todas as fases, escolher as equipes que vão realizar essa tarefa, repassar orientações, treinar o pessoal etc.

O seu objetivo é confirmar se tudo está em conformidade. Isso porque as informações do sistema devem estar alinhadas ao que está no almoxarifado e, caso não esteja, a intenção é fazer essa correção.

Por meio do inventário também é possível detectar perdas de mercadorias por desvios, furtos ou, até mesmo, por danos como infiltração, fungos ou outros microorganismos e outros transtornos.

E por falar em microorganismos, algumas empresas costumam guardar os documentos físicos do estoque nesse mesmo local, e isso pode ser uma oportunidade para a infestação de cupins, fungos ou outros agentes prejudiciais a esses papéis.

Uma medida coerente seria tornar todos os arquivos digitais para oferecer maior produtividade das tarefas diárias aos profissionais do setor, por meio de um software inovador.

Como vimos, fazer um inventário de materiais de almoxarifado com as informações essenciais é fundamental para a manutenção das práticas aplicadas. Um almoxarifado organizado e bem estruturado ajuda a empresa a se desenvolver, pois evita que sejam realizadas compras em excesso ou que faltem, principalmente, os produtos mais vendidos.

Achou o assunto interessante? Então convidamos você a assinar a nossa newsletter para que possamos enviar outros artigos importantes e ajudar a sua empresa a crescer muito mais!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Lidera o time de tecnologia e inovação da eBox. Mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

5S nas empresas: quais os benefícios e como implementar o programa?

Produtividade

5S nas empresas: quais os benefícios e como implementar o programa?
Leia mais
Conheça os 6 pilares da transformação digital e como são usados

Transformação Digital

Conheça os 6 pilares da transformação digital e como são usados
Leia mais