Voltar para o blog

Por que a terceirização de serviços é uma excelente opção?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 07/11/2018
Por que a terceirização de serviços é uma excelente opção?

Produtividade

Terceirização é um processo pelo qual uma empresa delega determinados processos e atividades para um fornecedor de serviços que vai desenvolver essas obrigações. Normalmente, a empresa que terceiriza está buscando por ganhos com custos mais baixos, maior qualidade e, até mesmo, inovação. Crescentemente, as organizações brasileiras têm buscado por essa alternativa, principalmente pelo interesse em aumentar suas vantagens competitivas. Quando se opta pela terceirização de serviços que não estão relacionados ao core business do negócio, é possível focar naquilo que realmente agrega valor a ele. Continue a leitura e saiba quais são os principais benefícios dessa prática!

Como funciona a terceirização de serviços?

A terceirização, também conhecida pelo termo em inglês “outsourcing”, tornou-se uma grande tendência em recursos humanos na última década. Em linhas gerais, ela refere-se à prática de enviar determinadas funções e atividade para fora de uma empresa em vez de processá-las internamente. Além disso, possibilita contar com colaboradores que não fazem parte do seu quadro próprio para executar certos tipos de tarefas que, na maioria das vezes, não estão relacionadas à finalidade do negócio. Cada vez mais empresas, grandes e pequenas, estão se voltando para a terceirização como uma forma de crescer ao mesmo tempo em que reduzem custos com folha de pagamento e despesas gerais. Por sua vez, a fim de fazer essa estratégia funcionar para o seu negócio, primeiro é relevante verificar se a empresa que você está contratando pode realmente fazer o trabalho. Isso significa, por exemplo, obter referências, perguntando aos clientes antigos ou atuais sobre a satisfação deles com a terceirizada. Descubra também com quais indústrias e tipos de trabalho o fornecedor está acostumado a lidar. Certifique-se ainda de se sentir confortável com quem você está contratando, principalmente com as pessoas que vão executar as tarefas na prática. Deve-se construir uma relação aberta e de confiança, em que seja possível discutir preocupações e necessidades. Sempre que achar interessante, peça para avaliar opções e analise a capacidade da empresa terceirizada para acatar as mudanças que você sugerir.

Quais as vantagens em se terceirizar serviços?

A prática da terceirização pode trazer inúmeros ganhos para a empresa contratante. Além de liberar tempo para que se dê maior foco à gestão do negócio e se trate os clientes com mais atenção naquilo que realmente interessa, destacam-se os aspectos que seguem.

Redução de custos

A redução de custos talvez seja o benefício mais óbvio e visível dentre os relacionados à prática da terceirização. Empresas que prestam esse tipo de serviço são especialistas em fazê-lo. Por isso, com certeza, estão mais bem preparadas para conseguir executar as tarefas a um custo mais baixo. O lucro desse tipo de fornecedor vem justamente das margens que ele consegue gerar com a otimização do trabalho.

Aumento na qualidade do serviço

Quando você terceiriza alguns dos processos de seu negócio para um parceiro, ganha a experiência do fornecedor. Ele está mais acostumado que sua empresa a realizar determinadas atividades e tem mais conhecimento e compreensão das dificuldades. Isso leva a um aumento na produtividade e na eficiência dos processos, contribuindo para o resultado final positivo da sua empresa.

Acesso a recursos qualificados

A terceirização elimina a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura, pois o parceiro deve assumir essa responsabilidade conforme os contratos de prestação do serviço. Você também não precisará mais investir em recrutamento, seleção e treinamento dos colaboradores que antes exerciam as funções, além de poder contar com profissionais muito mais qualificados. A capacidade de busca, análise e identificação desses indivíduos é muito mais alta quando realizada pela empresa que o atende. Sem dúvida, no panorama atual, a terceirização de serviços é uma opção muito interessante para as empresas. Contudo, é preciso conhecer os aspectos da legislação que abrangem essa prática no país antes de tomar a decisão por ela. Nesse ponto, é válido ressaltar que as últimas alterações promovidas na lei permitem, por exemplo, a terceirização de atividades finalísticas de um negócio. Gostou deste artigo? Descubra então por que a terceirização da gestão de documentos pode ser um ótimo diferencial para o seu negócio!  

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais