Voltar para o blog

Quais as vantagens e desvantagens de fazer um recrutamento online?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 16/07/2019
Quais as vantagens e desvantagens de fazer um recrutamento online?

Tendências

Quer investir em recrutamento online, mas ainda não sabe quais são os benefícios reais que ele pode trazer para a sua empresa? Não se preocupe, você não está sozinho. A área de Recursos Humanos tem passado por diversas transformações que vêm modernizando os seus processos. O recrutamento online é uma dessas ferramentas e promete potencializar ainda mais as etapas de seleção de novos colaboradores. Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicamos o que é, como funciona e quais as suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e confira!

O que é recrutamento online?

É uma ferramenta que trabalha com a divulgação e gerenciamento de vagas de emprego em plataformas virtuais. Por meio de páginas especializadas, a empresa permite a visualização de oportunidades disponíveis, recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. Em casos mais específicos, pode incluir testes virtuais que são disponibilizados para os concorrentes durante o processo seletivo. Além disso, toda a comunicação entre empresas e candidatos é feita de forma online, por e-mail ou direto na plataforma de seleção.

Quais as vantagens e desvantagens?

Tão importante quanto saber como funciona é entender quais são as vantagens e desvantagens de investir nesse tipo de tecnologia. Pensando nisso, listamos a seguir as principais consequências da sua utilização. Vamos conferir?

Otimização dos processos

O uso do recrutamento online é capaz de otimizar os processos de seleção como um todo. Isso porque essa ferramenta consegue facilitar o recebimento de currículo, a triagem dos candidatos e, até mesmo, a escolha e contato com potenciais colaboradores. A opção permite que sua equipe foque nas etapas que realmente exijam uma atenção integral, como as entrevistas e dinâmicas de grupo. Ainda existe uma economia considerável de tempo, espaço físico e recursos materiais dos recrutamentos.

Maior alcance de recrutados

A maioria das pessoas vive conectada pela internet, não é mesmo? Por isso, é possível atingir um número muito maior de potenciais candidatos, de uma forma mais segmentada do que em seleções convencionais. Utilizar o potencial de alcance das redes é uma excelente maneira de conseguir um bom volume de pessoas interessadas em trabalhar com a sua empresa.

Dificuldade em identificar comportamentos específicos

O recrutamento online também conta com algumas desvantagens, como a dificuldade real em identificar comportamentos particulares dos candidatos. Isso porque algumas características só ficam realmente evidentes em uma entrevista presencial. Para evitar que isso seja um problema para a sua equipe, é importante mesclar a seleção digital com, pelo menos, uma fase de contato direto dos profissionais com os candidatos.

Divulgação massiva

Embora o grande alcance seja uma das vantagens, a divulgação massiva das vagas pode prejudicar o trabalho do RH em algum momento, por isso, fique atento. Uma boa dica é criar filtros que impeçam os candidatos incompatíveis de se candidatarem. Assim, você evita que a triagem dos currículos se torne muito extensa e demorada.

Quando e como adotar essa ferramenta?

Se você se interessou pelo assunto e acha que essa estratégia pode ser positiva para sua empresa, parabéns! Chegou a hora de modernizar os processos de seleção de talentos. Para isso é preciso entender as necessidades e objetivos da sua marca e, principalmente, contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto. Embora o recrutamento online ajude a simplificar os processos, é preciso que ele seja estruturado de forma organizada e estratégica. Como você pôde perceber ao longo do texto, o recrutamento online é uma ferramenta poderosa, capaz de otimizar a contratação de novos colaboradores. Entender, exatamente, quais são as vantagens e desvantagens de seguir esse modelo, é o primeiro passo para o sucesso. Quer saber mais sobre essa e outras ferramentas que podem ajudar o seu negócio? Siga a nossa página nas redes sociais e acompanhe os nossos conteúdos. Estamos no FacebookLinkedIn.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais