Voltar para o blog

Quais as vantagens e desvantagens de fazer um recrutamento online?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 16/07/2019
Quais as vantagens e desvantagens de fazer um recrutamento online?

Tendências

Quer investir em recrutamento online, mas ainda não sabe quais são os benefícios reais que ele pode trazer para a sua empresa? Não se preocupe, você não está sozinho. A área de Recursos Humanos tem passado por diversas transformações que vêm modernizando os seus processos. O recrutamento online é uma dessas ferramentas e promete potencializar ainda mais as etapas de seleção de novos colaboradores. Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicamos o que é, como funciona e quais as suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e confira!

O que é recrutamento online?

É uma ferramenta que trabalha com a divulgação e gerenciamento de vagas de emprego em plataformas virtuais. Por meio de páginas especializadas, a empresa permite a visualização de oportunidades disponíveis, recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. Em casos mais específicos, pode incluir testes virtuais que são disponibilizados para os concorrentes durante o processo seletivo. Além disso, toda a comunicação entre empresas e candidatos é feita de forma online, por e-mail ou direto na plataforma de seleção.

Quais as vantagens e desvantagens?

Tão importante quanto saber como funciona é entender quais são as vantagens e desvantagens de investir nesse tipo de tecnologia. Pensando nisso, listamos a seguir as principais consequências da sua utilização. Vamos conferir?

Otimização dos processos

O uso do recrutamento online é capaz de otimizar os processos de seleção como um todo. Isso porque essa ferramenta consegue facilitar o recebimento de currículo, a triagem dos candidatos e, até mesmo, a escolha e contato com potenciais colaboradores. A opção permite que sua equipe foque nas etapas que realmente exijam uma atenção integral, como as entrevistas e dinâmicas de grupo. Ainda existe uma economia considerável de tempo, espaço físico e recursos materiais dos recrutamentos.

Maior alcance de recrutados

A maioria das pessoas vive conectada pela internet, não é mesmo? Por isso, é possível atingir um número muito maior de potenciais candidatos, de uma forma mais segmentada do que em seleções convencionais. Utilizar o potencial de alcance das redes é uma excelente maneira de conseguir um bom volume de pessoas interessadas em trabalhar com a sua empresa.

Dificuldade em identificar comportamentos específicos

O recrutamento online também conta com algumas desvantagens, como a dificuldade real em identificar comportamentos particulares dos candidatos. Isso porque algumas características só ficam realmente evidentes em uma entrevista presencial. Para evitar que isso seja um problema para a sua equipe, é importante mesclar a seleção digital com, pelo menos, uma fase de contato direto dos profissionais com os candidatos.

Divulgação massiva

Embora o grande alcance seja uma das vantagens, a divulgação massiva das vagas pode prejudicar o trabalho do RH em algum momento, por isso, fique atento. Uma boa dica é criar filtros que impeçam os candidatos incompatíveis de se candidatarem. Assim, você evita que a triagem dos currículos se torne muito extensa e demorada.

Quando e como adotar essa ferramenta?

Se você se interessou pelo assunto e acha que essa estratégia pode ser positiva para sua empresa, parabéns! Chegou a hora de modernizar os processos de seleção de talentos. Para isso é preciso entender as necessidades e objetivos da sua marca e, principalmente, contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto. Embora o recrutamento online ajude a simplificar os processos, é preciso que ele seja estruturado de forma organizada e estratégica. Como você pôde perceber ao longo do texto, o recrutamento online é uma ferramenta poderosa, capaz de otimizar a contratação de novos colaboradores. Entender, exatamente, quais são as vantagens e desvantagens de seguir esse modelo, é o primeiro passo para o sucesso. Quer saber mais sobre essa e outras ferramentas que podem ajudar o seu negócio? Siga a nossa página nas redes sociais e acompanhe os nossos conteúdos. Estamos no FacebookLinkedIn.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Organização

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais
Leia mais
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?
Leia mais