Voltar para o blog

Entenda a importância de ter uma política de backup na sua empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 10/03/2020
Entenda a importância de ter uma política de backup na sua empresa

Segurança

Pressuponha que você está no meio de uma reunião, e de repente, começa a dar pane no sistema da empresa. Simplesmente perdem-se todos os seus arquivos em frações de segundos, talvez o trabalho que tenha levado meses para construir. Isso é realmente embaraçoso, não é? E tudo porque na sua organização não existe uma política de backup para certos imprevistos. Neste post apresentaremos recursos muito relevantes para todos os estabelecimentos, utilizando a gestão e a proteção dos arquivos dos mais simples aos mais importantes. Você vai descobrir como evitar futuros prejuízos financeiros, garantir maior qualidade e durabilidade na prevenção contra perda de informações, utilizando estratégias de diminuição de riscos. No final, mostraremos como você pode se beneficiar dessa ferramenta acelerando as rotinas diárias de acordo com a necessidade da empresa. Além disso, poderá impedir a eliminação de dados ou informações, bem como solicitar a reprodução destes quando for necessário.

Descubra a importância de ter uma política de backup

O Backup é uma cópia de segurança das informações de um mecanismo de armazenamento, que será gravada em outro local. O objetivo é permitir que esses dados sejam restaurados em caso de problemas no sistema de tecnologia da empresa ou se ocorrer um inesperado acidente. Ao executar essa ferramenta, além de poder obter cópias de seus dados a qualquer momento, você terá maior espaço e durabilidade no salvamento de seus arquivos. E se sentirá seguro sem aqueles sérios riscos de perder os documentos. Por isso, ter uma política de backup é indispensável para o sucesso do seu negócio!

Saiba como funciona a política de backup

A política de backup engloba uma diversidade de regras que podem ser definidas pelos gestores ou diretores de um empreendimento. Nas normas de governança podem-se determinar quais informações serão armazenadas, que tipo de equipamentos serão utilizados e quando os processos serão executados. É realizada a definição do volume de dados das operações e do suporte desejado, assim como são escolhidas as estratégias e designados os responsáveis pela verificação das práticas determinadas pelos profissionais competentes.

Compreenda como a implantação de políticas de backup pode ser útil

Normalmente as chefias escolhem a melhor estruturação e definem quais são as ferramentas a serem utilizadas diariamente por seus colaboradores. Com isso é possível aumentar a produtividade, garantindo a disponibilidade do material sempre que possível. Muitas empresas têm utilizado esse mecanismo como forma de redução nos gastos com impressões, aquisição de papéis e equipamentos. Por outro lado, estão garantindo a segurança das informações da sua organização com o uso do backup. Os dados podem ficar sincronizados com cópias no sistema local, chamado cloud computing. Em caso de perda das informações, é só recorrer à cópia original na nuvem. O serviço também garante o armazenamento diário das informações e oferece opção para aumento gradual do espaço em disco.

Decida como definir a política de backup

Com o intuito de assegurar a proteção dos dados eletrônicos de sua empresa, você deverá estabelecer a política de backup. Na realidade, é necessário tomar uma série de decisões, considerando os seguintes pontos como essenciais:
  • definir os dados que devem ser armazenados;
  • considerar a necessidade da empresa;
  • verificar a complexidade dos dados;
  • determinar a periodicidade dos documentos armazenados;
  • designar possibilidades de restauração de arquivos.
Além do mais, é importante propor modificações visando o aperfeiçoamento, criar e manter as tarefas de backup, estabelecer notificações e gerar relatórios e orientar as manutenções periódicas dos dispositivos. Importa acrescentar que auditorias de política de backup da empresa devem ser feitas com frequência para averiguar se os dados estão sendo obtidos com integralidade e agilidade, e se a restauração está ocorrendo adequadamente. Sendo assim, coloque o seu plano em ação, descobrindo a maneira mais fácil e ágil de otimizar as tarefas em todos os setores. Deseja saber como otimizar processos com a administração de documentos? Leia o nosso artigo e descubra agora mesmo!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais