Voltar para o blog

Gestão eficiente através de processos de digitalização: como conseguir?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 11/10/2019
Gestão eficiente através de processos de digitalização: como conseguir?

Gestão

Ter uma gestão eficiente significa bem administrar as atividades empresariais nos diversos setores, de modo a alcançar resultados cada vez mais alinhados às expectativas do negócio. É esse gerenciamento, inclusive, o que permite, à instituição, crescer de maneira contínua e sustentável no mercado. O processo de digitalização de documentos, nesse sentido, constitui grande estratégia para alcançar uma gestão eficaz, uma vez que garante a otimização dos espaços físicos, a redução de custos e uma maior produtividade na organização. Tendo em vista a relevância do tema para o sucesso da empresa, elencamos algumas dicas de como ter uma gestão inteligente por meio de processos de digitalização. Não deixe de conferir!

Defina as etapas da digitalização

O primeiro passo a ser dado para a digitalização de documentos, em busca de uma gestão eficiente, é definir quais arquivos deverão passar por esse processo. Para tanto, é recomendado mapear as atividades da empresa e as rotinas de trabalho para identificar quais informações podem ser utilizadas na forma virtual. Posteriormente, será possível desenhar as etapas a serem desenvolvidas e montar um plano de ação para que a equipe trabalhe em conjunto e possa gozar dos diversos benefícios da digitalização.

Estabeleça um fluxo de trabalho

Após definir etapas para a digitalização, é importante estabelecer um fluxo de trabalho que facilite a gestão documental e evite erros, como o envio de arquivos duplicados ou mal organizados. Uma dica é distribuir competências para que as informações virtuais sejam agrupadas e separadas corretamente, de acordo com o assunto ou o tema. Uma alternativa é apostar em programas e soluções capazes de realizar essas operações sem a necessidade de uma intervenção manual.

Faça o gerenciamento eletrônico

A próxima etapa consiste em fazer o gerenciamento eletrônico dos arquivos. Para tanto, vale investir em tecnologias e soluções que garantem o arquivamento e a concentração dessas informações em um servidor. Dessa maneira, todos os documentos estarão no mesmo ambiente virtual e com indexação a determinado sistema de busca. Isso, sem dúvidas, facilita muito a pesquisa de dados por colaboradores dos mais diversos setores. Além disso, assegura a otimização dos processos da empresa e auxilia, de maneira significativa, a tomada de decisão pelo gestor.

Padronize os arquivos

Para facilitar o acesso e a busca por arquivos digitalizados, facilitando a gestão documental e garantindo a agilização dos processos, é indispensável padronizar arquivos conforme o seu tipo e a sua finalidade. Para tanto, vale separar as informações em pastas que permitem a visualização clara dos dados armazenados. Dessa forma, será possível distinguir os documentos ativos dos inativos ou nulos, por exemplo, o que assegura otimização de toda a dinâmica empresarial.

Crie códigos específicos

Mesmo com a padronização dos documentos, muitas vezes, a busca facilitada não é alcançada. Isso porque a nomeação de arquivos e pastas pode seguir critérios distintos de pessoa para pessoa. Isso, no entanto, gera grandes confusões no negócio e dificulta o gerenciamento eficaz das informações. Por essa razão, o ideal é que sejam criados códigos específicos e universais para a categorização e o armazenamento dos arquivos por todas as equipes no ambiente virtual. Adotar uma gestão eficiente na empresa é passo fundamental para o seu desenvolvimento no mercado. Nesse sentido, a digitalização é grande aliada, uma vez que garante a otimização da gestão documental e a agilização dos processos. Para que os resultados sejam percebidos na prática, no entanto, é fundamental contar com um auxílio técnico. A eBox Digital, por exemplo, é uma empresa especializada na guarda de informações e oferece serviços para o armazenamento, a organização e a indexação de documentos físicos e digitais. Tal suporte, sem dúvidas, é indispensável para a potencialização de resultados. E então? Gostou das nossas dicas? Para descobrir mais soluções e ter uma gestão eficiente, acesse o nosso site!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais