Voltar para o blog

Entenda o que é o Microsoft Azure e conheça os seus benefícios!

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 08/07/2019
Entenda o que é o Microsoft Azure e conheça os seus benefícios!

Transformação Digital

O conceito de computação em nuvem é cada vez mais estudado e aderido por empresas que buscam eficiência no controle e armazenamento de arquivos. Muitas instituições, entretanto, não sabem o que é o Microsoft Azure ou conhecem suas importantes funcionalidades para o gerenciamento de dados. Buscando demonstrar os inúmeros benefícios que essa ferramenta proporciona, elencamos alguns esclarecimentos sobre o Microsoft Azure. Não deixe de conferir!

O que é o Microsoft Azure?

Microsoft Azure nada mais é do que uma plataforma de armazenamento e execução de mídias. O software desenvolvido agrupa diferentes serviços ligados à computação em nuvem e oferece planos flexíveis ao empreendedor. A ferramenta foi pensada para garantir o adequado arquivamento e a proteção dos dados registrados de maneira integrada, ágil e prática.

Como funciona essa ferramenta em nuvem?

O sistema de computação em rede viabiliza o acesso a diferentes aplicativos e softwares. Por essa razão, o usuário poderá contar com amplo suporte tecnológico na plataforma. Além disso, o Microsoft permite que o empreendedor escolha quais serviços disponíveis deseja usar, conforme as suas necessidades. Isso evita o pagamento por recursos tecnológicos que não são utilizados pela empresa, em razão da compra de planos fechados.

Como as empresas utilizam o Microsoft Azure?

São diversas as funcionalidades da ferramenta utilizadas pelas empresas. Isso porque o sistema é indicado para as mais distintas necessidades. Entre elas, o armazenamento e o backup em nuvem e a análise de informações ou Big Data. Outra motivação para o uso desse software nos negócios é a necessidade de centralizar a gestão com controle de acesso. Afinal, o recurso facilita o manuseio de arquivos e de funções importantes à administração institucional, uma vez que pode ser monitorado integralmente online.

Quais são os benefícios dessa tecnologia às empresas?

Para responder o que é o Microsoft Azure, também é importante destacar suas vantagens para o negócio. Afinal, os recursos disponibilizados pela ferramenta facilitam a gestão das companhias, possibilitando o aumento da produtividade e outros benefícios indispensáveis para o seu desenvolvimento. Confira agora algumas benesses trazidas pelo sistema!

Organização de arquivos

A plataforma desenvolvida pela Microsoft permite agrupar serviços em um único data center. Isso viabiliza a organização e a centralização de informações institucionais. Além disso, o usuário pode contar com a máxima segurança do sistema e prevenir falhas na proteção e manutenção dos documentos.

Integração dos processos

O Microsoft Azure também suporta uma grande diversidade de banco de dados e sistemas operacionais. Isso, sem dúvida, facilita a integração entre ferramentas e soluções. Dessa forma, além de facilitar a logística dos processos, o recurso também pode elevar a produtividade das equipes e otimizar a rotina empresarial.

Análise de dados

A centralização de informações relacionadas à administração da empresa permite realizar uma análise de dados mais completa e consistente. Essa, por sua vez, constitui medida fundamental para a tomada de decisões e para a consolidação de estratégias voltadas ao desenvolvimento da organização. Saber o que é o Microsoft Azure e conhecer as suas funcionalidades pode auxiliar a empresa em diversos aspectos, facilitando a rotina de gestão. Isso porque a ferramenta, além de segura, oferece uma gama de recursos a baixo custo capaz de centralizar dados, integrar processos organizacionais e elevar a produtividade no trabalho. E então? Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre tecnologia em nuvem e verificar as possibilidades para o seu negócio, entre em contato com a equipe da eBox Digital!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Logística e Gestão de Processos Gerenciais. Vem liderando desafios há pelo menos 15 anos nas maiores empresas do ramo.

Confira outros artigos

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Organização

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais
Leia mais
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?
Leia mais