Voltar para o blog

Entenda o que é fit cultural e como aplicar na seleção de talentos!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 05/02/2019
Entenda o que é fit cultural e como aplicar na seleção de talentos!

Gestão

Durante muito tempo as habilidades e competências técnicas foram fatores determinantes na contratação de um funcionário. Embora eles ainda sejam relevantes, em meio a tantas mudanças nas relações de trabalho atual, um novo conceito passou a dominar a cena do RH: o fit cultural. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post e descubra de uma vez por todas o que é e qual é a importância do fit cultural nas empresas e no processo de recrutamento e seleção.

O que é fit cultural?

Para garantir o bom funcionamento de uma empresa, entre muitas outras exigências, é fundamental contar com uma cultura empresarial e um código de conduta bem definidos, que precisam ser sempre avaliados no processo de recrutamento de forma a garantir o alinhamento dos funcionários contratados. Diante dessa necessidade cada vez mais presente na seleção de recursos humanos, nasceu o fit cultural. O conceito de fit cultural está relacionado ao alinhamento dos valores dos candidatos à cultura organizacional da empresa recrutadora. Isso significa dizer que a forma de pensar e agir desse potencial funcionário precisa estar de acordo e ter afinidade com o estilo disseminado no local onde ele pretende trabalhar.

Quais são os benefícios do fit cultural?

Será que o fit cultural é realmente relevante durante um processo de recrutamento? Quais são os principais benefícios que ele pode gerar para a seleção e a contratação dos seus funcionários? Uma das mudanças mais perceptíveis após a implantação do fit cultural é a redução do turnover, ou seja, a diminuição da rotatividade de pessoal e a retenção de bons talentos dentro da empresa. Isso acontece porque, quando o colaborador se identifica com as práticas e os valores do local onde trabalha, a sensação de pertencimento é muito maior. Outra vantagem dessa prática é o aumento da produtividade e da motivação. Afinal, quando o profissional se identifica com a empresa, ele sente um verdadeiro orgulho em contribuir, vestindo a camisa da marca e se engajando em todas as atividades propostas.

Como aplicá-lo no seu processo de seleção?

Para usar todas essas vantagens a favor da sua empresa, é preciso conhecer as principais técnicas e ferramentas para aplicar o fit cultural nos seus processos seletivos. Embora não exista uma regra ou fórmula para isso, é possível investir em algumas práticas que apresentam bons resultados. O primeiro passo é estudar e conhecer a fundo a cultura organizacional da empresa. A partir disso será mais fácil identificar os candidatos que melhor se encaixem nesse perfil proposto. É importante avaliar o histórico de trabalho desses concorrentes, pesquisando outras atividades que ele desempenhou e o estilo das outras empresas por onde passou. Outra boa dica é realizar dinâmicas de grupo que exijam a realização de determinada atitude ou atividade que caracterize a cultura da sua empresa, assim como aplicar testes e entrevistas comportamentais específicas e individuais, que avaliem o alinhamento dos candidatos com as expectativas da sua empresa. Como você pôde perceber, o fit cultural é uma poderosa ferramenta capaz de otimizar a seleção e o recrutamento de novos profissionais para uma empresa de forma muito mais acertada e eficiente. Agora que você já sabe o que é fit cultural e como usá-lo na seleção de talentos, que tal acompanhar outros conteúdos relevantes para o seu negócio? Então descubra como o RH influencia as outras áreas de uma empresa!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais