Voltar para o blog

Entenda como funciona a segurança no armazenamento de dados

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 08/08/2019
Entenda como funciona a segurança no armazenamento de dados

Tendências

No mercado competitivo atual, é imprescindível garantir a segurança no armazenamento de dados corporativos. O vazamento de informações sigilosas e importantes para o negócio, como dados de clientes e aspectos financeiros, pode comprometer seu sucesso e abrir portas para os concorrentes. Por isso, é fundamental que a empresa invista em segurança da informação, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade de todos os seus conceitos. Quer entender como funciona a segurança no armazenamento de dados? Continue a leitura!

A digitalização é uma boa solução?

Na era digital e sustentável em que vivemos, arquivar documentos em papel não é mais a melhor solução. Além de as informações ficarem muito vulneráveis à ação do tempo e a acidentes, essa prática também requer um grande espaço no ambiente de trabalho. Nesse contexto, a digitalização é uma ótima solução, pois há sigilo dos dados e eles podem ser acessados com mais facilidade e agilidade. Além disso, a empresa consegue ser mais eficiente em seus processos e na tomada de decisão.

O que é o armazenamento de dados?

O armazenamento de dados é o processo de arquivamento, organização e compartilhamento de documentos, executado pela área de tecnologia da informação (TI). Existem diversos dispositivos e recursos para diferentes finalidades, a depender da necessidade de cada negócio. Com ele é possível organizar os dados e definir a melhor forma de ser apresentá-los aos seus usuários. Sua importância é notável quando pensamos no quanto a tecnologia é essencial para a agilidade de tarefas corporativas e a quantidade de informações que são geradas diariamente em um negócio. Além disso, ter um bom armazenamento de dados evita problemas com relação a perda e imprecisão, que podem gerar grandes prejuízos para a companhia.

Como é feita a política de backup?

A realização de backup é uma das práticas mais comuns nas empresas que zelam pela integridade e segurança de seus dados. Porém, para que seja realmente funcional e eficiente, é fundamental a elaboração de uma política de backup. Com isso, a empresa consegue orientar a equipe sobre como o armazenamento de dados deve ser feito. Nela, deve conter referências esclarecedoras, tais como: quais dados devem ser copiados, qual a periodicidade do processo, qual o tipo de backup, quais os colaboradores envolvidos etc.

Quais são as medidas de prevenção de desastre?

Uma empresa precisa estar preparada para imprevistos, pois falhas podem acontecer. E, para que a companhia não seja prejudicada, é preciso elaborar um plano de prevenção de desastre. Assim, ela consegue dar continuidade às suas atividades sem comprometer seus rendimentos. Dentre as medidas desse plano, está o desenvolvimento da infraestrutura, que visa minimizar a inoperabilidade da empresa, e a excelência na gestão de informações, que garante um nível considerável de segurança. Como visto, todo negócio que deseja se manter e se destacar no mercado competitivo, precisa se atualizar sobre os novos recursos disponíveis. Toda essa modernidade exige muitos cuidados para garantir a integridade das informações do negócio. Agora que você sabe como funciona a segurança no armazenamento de dados, bem como sua importância, implante agora mesmo no seu negócio! A eBox Digital pode ajudar, entre em contato conosco!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais