Voltar para o blog

Dados digitais: o que são e como armazená-los?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 26/02/2024
Dados digitais: o que são e como armazená-los?

Gestão

Podemos definir dados digitais como as informações representadas por outros formatos de dados, que usam sistemas pontuais de linguagem das máquinas que se apresentam em bits ou bytes. O sistema binário é o meio mais importante para a realização dos dados. 

Os dados digitais possuem diversas características que os distinguem e moldam sua utilidade e relevância no meio tecnológico, que são escalabilidade, digitalização, segurança da informação, armazenamentos e tantos outros que auxiliam as empresas a fazerem uma gestão moderna e com atendimento às normas exigida pela lei de dados tecnológicos. 

Neste artigo você vai descobrir informações importantes sobre armazenamento de dados e como fazê-lo de forma que desenvolva o seu negócio. Acompanhe!

Entenda porque os dados digitais precisam ser armazenados corretamente

O armazenamento correto dos dados digitais garantem a segurança contra perda, corrupção ou acesso não autorizado. Guardá-los adequadamente é imprescindível para preservar a integridade dos dados ao longo do tempo, facilitar o acesso rápido e eficiente quando necessário e garantir conformidade com regulamentações de privacidade e segurança.

Além disso, a armazenagem ideal dos dados é necessária para protegê-los contra ameaças cibernéticas, desastres naturais e falhas de hardware, garantindo sua disponibilidade e utilidade contínuas para as operações e processos em que são utilizados.

Conheça alguns cuidados e formatos de armazenamento 

Armazenar dados digitais de forma coerente é essencial para garantir sua segurança, integridade e acessibilidade a longo prazo. Aqui estão algumas práticas recomendadas para a guarda adequado de dados digitais:

  • escolha um meio de armazenamento adequado ao perfil do seu negócio;
  • organize e estruture bem os dados;
  • implemente medidas de segurança; 
  • faça backup com regularidade;
  • obedeça aos regulamentos de conformidade e privacidade.

Saiba como a eBox Digital atua nos armazenamentos de dados das empresas

A eBox Digital é uma empresa plenamente equipada com recursos inovadores para armazenar os dados da sua instituição de maneira totalmente digital, ágil, segura e dentro de toda legalidade exigida pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). É uma empresa Certificada ISO 27001 nos escopos: guarda física e digital de documentos, análise de documentação de clientes e serviços de digitalização.

É certificada, também, com a ISO 27701 que determina sua especialidade em Sistema de Gestão da Segurança e Privacidade da informação. É considerada uma extensão da norma ISO 27001. O seu intuito é dispor de novos controles no sistema de gestão para que a privacidade específica dos dados pessoais seja garantida.

Vale ainda ressaltar que somos a única empresa brasileira do segmento com as duas certificações (ISO 27001 e ISO 27701) integradas.

Por fim, agora que você já sabe da importância dos dados digitais de uma empresa, é importante, também, que escolher o melhor formato de guarda e a escolha correta da empresa que vai fazer isso é determinante para o progresso do negócio. A eBox Digital, por exemplo, é a instituição que tem todas as estratégias e tecnologias para deixar a sua empresa bem amparada no que se refere ao armazenamento de dados digitais

Gostou de saber que estamos preparados para atender a todas as demandas dos dados digitais da sua empresa? Faça contato conosco e vamos conversar mais sobre esse benefício para alavancar o seu empreendimento.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais