Voltar para o blog

Como fazer análise de dados de forma facilitada?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 05/06/2019
Como fazer análise de dados de forma facilitada?

Transformação Digital

Cada vez mais, o mercado impõe desafios aos pequenos e médios empreendedores. Na busca acirrada pelo público consumidor, torna-se necessário estudar e avaliar o desempenho da empresa constantemente. Isso porque é preciso verificar soluções para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, a análise de dados constitui um processo indispensável à gestão adequada do negócio! Tendo isso em vista, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto e dicas para que você saiba como fazer a análise de dados de forma facilitada. Não deixe de conferir!

O que é análise de dados e por que é importante fazê-la?

A análise de dados é a atividade de interpretar informações de modo a torná-las concretas para a gestão da empresa. É, portanto, um estudo que permite obter, por meio de dados quantitativos ou qualitativos, conteúdos importantes sobre o desempenho da organização. A importância de realizar esse processo reside na necessidade de verificar falhas administrativas e corrigi-las, para que a instituição cresça no mercado. A análise, vale lembrar, também contribui para a realização de ações concretas para conquistar o público, uma vez que elas são fundamentadas em estudos sobre a realidade do negócio.

Que tipo de informações são fundamentais nesse processo?

São diversos os dados importantes para realizar uma boa avaliação sobre a gestão do negócio. Afinal, para que o processo de análise seja eficiente, é necessário obter informações que permitam verificar a situação de todos os setores da empresa. Dentre as mais relevantes, entretanto, estão o grau de satisfação do cliente, a produtividade do trabalho realizado e a lucratividade anual do negócio. Os dados podem ser coletados, dentre outras formas, por meio de avaliações do consumidor e pela emissão de relatórios tributários.

Como fazer essa análise de forma facilitada?

Estipule perguntas

O primeiro passo para otimizar o processo da análise de dados é definir perguntar claras, mensuráveis e objetivas sobre a gestão da empresa. Isso vai contribuir para o direcionamento da metodologia de pesquisa, permitir que a busca por respostas seja mais precisa e facilitar o encontro de soluções para os problemas verificados no estudo.

Defina métricas

A metodologia é fundamental para a obtenção de dados que respondam às perguntas definidas. Afinal, a coleta das informações, quando realizada da maneira correta, viabiliza a interpretação sobre a realidade da empresa. Após a elaboração das perguntas, portanto, é indispensável verificar quais são as formas mais adequadas para a colheita de dados em cada caso.

Organize as informações

Posteriormente, organize as informações obtidas de modo a viabilizar a consulta de dados e a rotina de análise. Para facilitar a organização e preservar a integridade dos documentos arquivados, vale cultivar uma política de gestão de dados eficaz. Tal medida contribuirá para que o analista tenha segurança nas informações interpretadas e possa extrair, ao máximo, o conteúdo para estudo. A análise de dados é essencial para o desenvolvimento da empresa no mercado. Afinal, por meio desse processo, é possível verificar falhas administrativas e identificar soluções para melhorar a gestão do negócio. No entanto, para que os resultados sejam efetivos, é indispensável contar com uma consultoria em gestão documental que possa auxiliar nas etapas, classificando os arquivos e gerenciando informações importantes. E então? Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre o assunto e descobrir soluções digitais de gerenciamento de dados, entre em contato com a equipe da eBox Digital!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais