Voltar para o blog

Como a tecnologia 5g pode ajudar com a gestão da empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 05/02/2021
Como a tecnologia 5g pode ajudar com a gestão da empresa?

Gestão

A tecnologia 5G consiste em uma grande evolução referente ao 4G. Dentre as melhorias, destacamos o aumento de velocidade da conexão, que pode ser até vinte vezes maior, bem como o aumento expressivo de dispositivos conectados a uma rede, sem prejudicar a performance. Além disso, existe uma relação direta entre 5G e Internet das Coisas, visto que novas soluções podem ser desenvolvidas, impactando diretamente pessoas e empresas.

No mundo corporativo, a tecnologia 5G proporciona diversas melhorias. Ao longo deste artigo, mostraremos que as organizações podem aumentar a sua produtividade, obter diferenciais competitivos e, também, melhorar a gestão dos seus documentos.

Quer se aprofundar no tema? Continue a leitura do conteúdo e entenda melhor como o 5G impacta o seu negócio!

Quais os resultados proporcionados pela tecnologia 5G nas empresas?

Com uma massiva migração dos modelos de negócios para o meio digital, as empresas se viram na necessidade de aprimorar os seus processos e a sua gestão. Além disso, elas precisam transformar dados em informação estratégica que se reflita em vantagem competitiva perante os concorrentes.

Acompanhe as subseções a seguir e entenda melhor quais os principais resultados do 5G nas empresas!

Computação em nuvem

Além de ter um custo mais baixo e flexível em relação à infraestrutura convencional de servidores, a computação em nuvem passa a ser usada em larga escala com o advento da tecnologia 5G. Mesmo para negócios de pequeno ou médio porte, é imprescindível fazer um armazenamento seguro e eficiente dos seus documentos, de modo a evitar extravios e acessos indevidos. Além disso, quando a empresa passa a processar e armazenar as suas informações na nuvem, ela obtém diversos ganhos, como:

  • disponibilidade;
  • escalabilidade;
  • segurança de dados, por meio de mecanismos como criptografia e backups automáticos;
  • acesso rápido e fácil às informações, agilizando processos e elevando o nível de satisfação dos clientes.

Inteligência Artificial

A tecnologia 5G também é responsável por promover avanços relevantes no campo da Inteligência Artificial. Dentre as muitas aplicações da IA, destacamos a análise de dados, que consiste em uma fonte de insights para os gestores de uma companhia. Os algoritmos empregados podem fazer uma grande quantidade de processamento, de forma precisa e confiável. Mais do que isso, a Inteligência Artificial é útil na predição de tendências do mercado e mudanças nos hábitos de consumo das pessoas.

Experiência dos clientes

A agilidade e a rapidez na comunicação com o público é primordial para fornecer uma melhor experiência. Nesse sentido, o 5G contribui no aumento da velocidade de conexão e da quantidade de dispositivos conectados. Dessa forma, aumentam os canais de contato com os consumidores, bem como as chances de fechar novos negócios, com a certeza de que todos os dados e documentos gerados serão armazenados e geridos de forma segura e eficiente.

A tecnologia 5G, além de ser bem mais rápida que a 4G, permite a conexão entre um grande número de dispositivos sem prejudicar a estabilidade. Conforme ela se insere no ambiente corporativo, muitos benefícios podem ser obtidos, como a melhoria dos processos, a possibilidade de fazer novos negócios e a otimização no armazenamento e na gestão de documentos.

Agora que você entendeu as melhorias que a tecnologia 5G pode trazer para as empresas, continue em nosso blog e veja 5 dicas de como não perder documentos da empresa!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Logística e Gestão de Processos Gerenciais. Vem liderando desafios há pelo menos 15 anos nas maiores empresas do ramo.

Confira outros artigos

Como aplicar treinamentos sobre organização na empresa?

Organização

Como aplicar treinamentos sobre organização na empresa?
Leia mais
Assinatura eletrônica de documentos: guia completo para você entender

Tendências

Assinatura eletrônica de documentos: guia completo para você entender
Leia mais