Voltar para o blog

Como a tecnologia 5g pode ajudar com a gestão da empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 05/02/2021
Como a tecnologia 5g pode ajudar com a gestão da empresa?

Gestão

A tecnologia 5G consiste em uma grande evolução referente ao 4G. Dentre as melhorias, destacamos o aumento de velocidade da conexão, que pode ser até vinte vezes maior, bem como o aumento expressivo de dispositivos conectados a uma rede, sem prejudicar a performance. Além disso, existe uma relação direta entre 5G e Internet das Coisas, visto que novas soluções podem ser desenvolvidas, impactando diretamente pessoas e empresas.

No mundo corporativo, a tecnologia 5G proporciona diversas melhorias. Ao longo deste artigo, mostraremos que as organizações podem aumentar a sua produtividade, obter diferenciais competitivos e, também, melhorar a gestão dos seus documentos.

Quer se aprofundar no tema? Continue a leitura do conteúdo e entenda melhor como o 5G impacta o seu negócio!

Quais os resultados proporcionados pela tecnologia 5G nas empresas?

Com uma massiva migração dos modelos de negócios para o meio digital, as empresas se viram na necessidade de aprimorar os seus processos e a sua gestão. Além disso, elas precisam transformar dados em informação estratégica que se reflita em vantagem competitiva perante os concorrentes.

Acompanhe as subseções a seguir e entenda melhor quais os principais resultados do 5G nas empresas!

Computação em nuvem

Além de ter um custo mais baixo e flexível em relação à infraestrutura convencional de servidores, a computação em nuvem passa a ser usada em larga escala com o advento da tecnologia 5G. Mesmo para negócios de pequeno ou médio porte, é imprescindível fazer um armazenamento seguro e eficiente dos seus documentos, de modo a evitar extravios e acessos indevidos. Além disso, quando a empresa passa a processar e armazenar as suas informações na nuvem, ela obtém diversos ganhos, como:

  • disponibilidade;
  • escalabilidade;
  • segurança de dados, por meio de mecanismos como criptografia e backups automáticos;
  • acesso rápido e fácil às informações, agilizando processos e elevando o nível de satisfação dos clientes.

Inteligência Artificial

A tecnologia 5G também é responsável por promover avanços relevantes no campo da Inteligência Artificial. Dentre as muitas aplicações da IA, destacamos a análise de dados, que consiste em uma fonte de insights para os gestores de uma companhia. Os algoritmos empregados podem fazer uma grande quantidade de processamento, de forma precisa e confiável. Mais do que isso, a Inteligência Artificial é útil na predição de tendências do mercado e mudanças nos hábitos de consumo das pessoas.

Experiência dos clientes

A agilidade e a rapidez na comunicação com o público é primordial para fornecer uma melhor experiência. Nesse sentido, o 5G contribui no aumento da velocidade de conexão e da quantidade de dispositivos conectados. Dessa forma, aumentam os canais de contato com os consumidores, bem como as chances de fechar novos negócios, com a certeza de que todos os dados e documentos gerados serão armazenados e geridos de forma segura e eficiente.

A tecnologia 5G, além de ser bem mais rápida que a 4G, permite a conexão entre um grande número de dispositivos sem prejudicar a estabilidade. Conforme ela se insere no ambiente corporativo, muitos benefícios podem ser obtidos, como a melhoria dos processos, a possibilidade de fazer novos negócios e a otimização no armazenamento e na gestão de documentos.

Agora que você entendeu as melhorias que a tecnologia 5G pode trazer para as empresas, continue em nosso blog e veja 5 dicas de como não perder documentos da empresa!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais