Voltar para o blog

Cadastro de candidatos: como fazer uma boa seleção?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 02/09/2019
Cadastro de candidatos: como fazer uma boa seleção?

Gestão

Uma preocupação frequente das equipes que fazem o cadastro de candidatos na empresa é a organização eficiente das etapas de recrutamento. Afinal, a ordenação desses procedimentos é essencial para a captação de profissionais qualificados ao cargo disponibilizado. Nesse sentido, uma das práticas mais importantes é o adequado armazenamento dos papéis levados pelo concorrente para a seleção. No entanto, há uma série de outras medidas que podem ser tomadas para tornar eficaz o processo até a contratação do funcionário. Tendo em vista a importância do cadastro de candidatos para o sucesso da empresa, elencamos algumas dicas de como fazer uma boa seleção. Não deixe de conferir!

Delimite condições para a vaga

Um dos passos mais importantes para tornar eficaz a seleção de candidatos é a delimitação da vaga oferecida, ou seja, a estipulação clara sobre qual será área de atuação do profissional contratado e quais são as condições para a ocupação do cargo. Essa etapa é importante para que, posteriormente, a organização consiga divulgar um edital objetivo que permita ao concorrente saber exatamente quais são os aspectos principais da vaga disponível. Ao tornar transparente ao público o objetivo da empresa na seleção, o negócio poderá filtrar previamente os profissionais, uma vez que atrairá apenas aqueles que realmente se interessam pela proposta.

Defina critérios de seleção

É importante, também, que a equipe responsável pelo recrutamento defina critérios mais aprofundados para a seleção de candidatos. Afinal, a melhor maneira de otimizar os processos é criar filtros, tanto objetivos quanto subjetivos, que permitam identificar os concorrentes mais preparados para a vaga. Delimite, portanto, competências técnicas e comportamentais desejadas pela organização. Isso permitirá separar o currículo do concorrente mais alinhado ao perfil da empresa e evitar a convocação daqueles que têm pouca afinidade com as atividades da instituição.

Mantenha informações centralizadas

Outra dica importante para uma seleção eficaz é centralizar informações. Algumas empresas, às vezes, divulgam a vaga em diversos meios de comunicação e recebem currículos de maneira desordenada. Isso, sem dúvidas, dificulta o processo de análise dos documentos. É importante, ter um local onde as informações possam ser centralizadas. Há diversas ferramentas que facilitam a unificação, garantindo que nenhum arquivo seja desconsiderado. Apostar nas tecnologias pode ser saída eficiente para solucionar impasses como esse.

Invista em um software

Uma dica valiosa para facilitar a triagem de currículos enviados e otimizar o cadastro de candidatos é investir em um software desenvolvido para essa finalidade. Atualmente, é comum o envio de arquivos via e-mail ou plataformas digitais. Nesse contexto, também é importante que a empresa se modernize para atender às novas demandas do mercado. Além disso, ao investir em um software, a instituição poderá organizar os documentos e gerenciar currículos digitalmente, ganhando tempo e elevando a produtividade. Fazer com que o cadastro de candidatos seja eficiente e trabalhar para que haja um processo seletivo organizado é fundamental para o sucesso da empresa no mercado. Afinal, a contratação de bons profissionais na empresa permite melhorar o desempenho institucional. Para tanto, é importante estabelecer critérios prévios para a ocupação da vaga ofertada e, também, investir em tecnologias que permitam organizar os currículos enviados e centralizar as informações do processo seletivo. E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das novidades e não perder nenhum conteúdo postado, siga a eBox Digital nas redes sociais (Facebook e LinkedIn)

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Brasil acelera, mas ainda enfrenta desafios na governança de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Plataforma de admissão digital:  Agilidade e segurança nas contratações do seu RH

Transformação Digital

Plataforma de admissão digital: Agilidade e segurança nas contratações do seu RH
Leia mais