Voltar para o blog

Cadastro de candidatos: como fazer uma boa seleção?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 02/09/2019
Cadastro de candidatos: como fazer uma boa seleção?

Gestão

Uma preocupação frequente das equipes que fazem o cadastro de candidatos na empresa é a organização eficiente das etapas de recrutamento. Afinal, a ordenação desses procedimentos é essencial para a captação de profissionais qualificados ao cargo disponibilizado. Nesse sentido, uma das práticas mais importantes é o adequado armazenamento dos papéis levados pelo concorrente para a seleção. No entanto, há uma série de outras medidas que podem ser tomadas para tornar eficaz o processo até a contratação do funcionário. Tendo em vista a importância do cadastro de candidatos para o sucesso da empresa, elencamos algumas dicas de como fazer uma boa seleção. Não deixe de conferir!

Delimite condições para a vaga

Um dos passos mais importantes para tornar eficaz a seleção de candidatos é a delimitação da vaga oferecida, ou seja, a estipulação clara sobre qual será área de atuação do profissional contratado e quais são as condições para a ocupação do cargo. Essa etapa é importante para que, posteriormente, a organização consiga divulgar um edital objetivo que permita ao concorrente saber exatamente quais são os aspectos principais da vaga disponível. Ao tornar transparente ao público o objetivo da empresa na seleção, o negócio poderá filtrar previamente os profissionais, uma vez que atrairá apenas aqueles que realmente se interessam pela proposta.

Defina critérios de seleção

É importante, também, que a equipe responsável pelo recrutamento defina critérios mais aprofundados para a seleção de candidatos. Afinal, a melhor maneira de otimizar os processos é criar filtros, tanto objetivos quanto subjetivos, que permitam identificar os concorrentes mais preparados para a vaga. Delimite, portanto, competências técnicas e comportamentais desejadas pela organização. Isso permitirá separar o currículo do concorrente mais alinhado ao perfil da empresa e evitar a convocação daqueles que têm pouca afinidade com as atividades da instituição.

Mantenha informações centralizadas

Outra dica importante para uma seleção eficaz é centralizar informações. Algumas empresas, às vezes, divulgam a vaga em diversos meios de comunicação e recebem currículos de maneira desordenada. Isso, sem dúvidas, dificulta o processo de análise dos documentos. É importante, ter um local onde as informações possam ser centralizadas. Há diversas ferramentas que facilitam a unificação, garantindo que nenhum arquivo seja desconsiderado. Apostar nas tecnologias pode ser saída eficiente para solucionar impasses como esse.

Invista em um software

Uma dica valiosa para facilitar a triagem de currículos enviados e otimizar o cadastro de candidatos é investir em um software desenvolvido para essa finalidade. Atualmente, é comum o envio de arquivos via e-mail ou plataformas digitais. Nesse contexto, também é importante que a empresa se modernize para atender às novas demandas do mercado. Além disso, ao investir em um software, a instituição poderá organizar os documentos e gerenciar currículos digitalmente, ganhando tempo e elevando a produtividade. Fazer com que o cadastro de candidatos seja eficiente e trabalhar para que haja um processo seletivo organizado é fundamental para o sucesso da empresa no mercado. Afinal, a contratação de bons profissionais na empresa permite melhorar o desempenho institucional. Para tanto, é importante estabelecer critérios prévios para a ocupação da vaga ofertada e, também, investir em tecnologias que permitam organizar os currículos enviados e centralizar as informações do processo seletivo. E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das novidades e não perder nenhum conteúdo postado, siga a eBox Digital nas redes sociais (Facebook e LinkedIn)

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais