Voltar para o blog

5 dicas para estruturar a gestão da informação dentro do setor

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 14/10/2019
5 dicas para estruturar a gestão da informação dentro do setor

Gestão

Gestão da informação é o conjunto de processos utilizados pelo negócio para assegurar a integridade, a correta distribuição e a organização dos dados na empresa. Isso inclui processar, armazenar e classificar as informações de maneira metódica. A prática, tanto para o gerenciamento de documentos físicos quanto para virtuais, é de extrema importância para o desempenho da instituição. Afinal, ela garante a otimização da rotina empresarial e ganhos expressivos em tempo e processos. Pensando na importância da gestão eficaz da informação, elencamos 5 dicas para que você saiba como estruturá-la dentro do setor. Continue a leitura!

1. Integre sistemas

O primeiro passo para estruturar a gestão da informação na empresa é realizar a integração de sistemas. Trata-se do processo de partilha de dados entre as diferentes fontes de arquivo da instituição. A unificação garante o compartilhamento de dados entre as equipes e os diferentes setores, o que assegura agilidade na busca por documentos para o desenvolvimento das atividades da empresa. A acessibilidade, ainda, auxilia de maneira significativa na tomada de decisões pelo gestor.

2. Racionalize processos

Outra dica importante para bem gerir as informações é racionalizar os processos. Afinal, a exposição objetiva de dados garante ao gestor o conhecimento da cadeia de valor dos processos da empresa. Essa visão macro, por sua vez, possibilita visualizar novas soluções para aprimorar os fluxos de trabalho e criar estratégias de melhoria. Dessa maneira, poderão ser eliminadas etapas sem necessidade e padronizados os processos, por exemplo.

3. Atente-se à comunicação interna

É possível afirmar que a troca de informações no ambiente corporativo depende de uma boa comunicação interna. Afinal, é por meio dela que as mensagens podem ser transmitidas entre equipes. Por essa razão, a implementação de políticas que fortalecem o diálogo eficaz é estratégia fundamental para a melhoria do fluxo de trabalho nos setores. Vale ressaltar que a comunicação fortalecida também permite emitir respostas mais ágeis a problemas diversos.

4. Organize os dados

A organização dos dados é, da mesma maneira, elemento fundamental para estruturar a gestão da informação na empresa. Por essa razão, o negócio deve se preocupar com a classificação e com a categorização de todos os seus registros nos ambientes físicos e virtuais. Desse modo, poderá contar com agilidade e eficiência na busca ou na identificação de documentos, assim como na análise e na modificação de qualquer arquivo interno.

5. Melhore a gestão documental

Por último, é preciso estar constantemente atento à possibilidade de aprimorar a gestão documental, digitalizando arquivos, integrando os dados registrados e automatizando o máximo de processos. Essa prática, além de garantir a melhoria do fluxo de informação no negócio, facilita o acompanhamento dos processos empresariais, assegurando a integridade e a correta distribuição das mensagens nos departamentos. Estruturar a gestão da informação na empresa é passo fundamental para a otimização de todos os processos, afinal, é a base para o bom gerenciamento dos setores no negócio. Nesse sentido, é interessante contar com um suporte especializado que garanta o desempenho da instituição e potencialize os benefícios dessa prática. A eBox Digital, por exemplo, é empresa de guarda de documentos que assegura às instituições a organização e o manejo facilitado dos dados físicos e virtuais.
Gostou das nossas dicas? Que tal conferir outras soluções para estruturar a gestão da informação na empresa? Entre em contato com a nossa equipe e confira as possibilidades para o seu negócio!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Brasil acelera, mas ainda enfrenta desafios na governança de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Plataforma de admissão digital:  Agilidade e segurança nas contratações do seu RH

Transformação Digital

Plataforma de admissão digital: Agilidade e segurança nas contratações do seu RH
Leia mais