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4 dicas de como implementar a gestão com foco em processos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 19/02/2024
4 dicas de como implementar a gestão com foco em processos

Organização

Gestão com foco em processos , conhecida como BPM (Business Process Management) é uma maneira de fazer o gerenciamento da empresa baseada em processos. Esse tipo de gestão é sistematizada e acontece com a colaboração de todos os profissionais.

Ela se faz necessária quando a empresa deseja crescer no mercado por meio de ofertas de serviços excepcionais ao seu público. A gestão por processos ajuda a planejar, organizar, executar, gerenciar, monitorar de forma otimizada e assertivamente as atividades de rotina de um empreendimento.

Vamos mostrar neste artigo, como você pode colocar em prática uma gestão com foco em processos. Acompanhe!

Veja como implementar uma gestão com foco em processos

Aderir a uma gestão com foco em processos na empresa, depende de decisões bem definidas para que as atividades do dia a dia tenham um fluxo de trabalho dinâmico e bem executado por cada membro dos departamentos. 

Planeje o processo

O planejamento é o início do projeto, por isso deve ser muito bem estruturado. Nessa etapa é importante que todos os setores sejam analisados para encontrar deficiências e, então, estabelecer os objetivos, métodos, avaliação e tudo mais que precisar envolver para alcançar o resultado esperado. 

1. Defina a modelagem  

A modelagem trata de todo o percurso do trabalho, ou seja, é o como fazer, como o projeto será executado. Saber qual metodologia adotar pode causar um diferencial enorme nos resultados. Existem várias no mercado. O segredo é escolher a que melhor se enquadra no seu tipo de negócio. Conheça algumas:

  • ciclo PDCA;
  • gestão seis sigma;
  • ferramenta para otimização de processos 5S.

2. Faça testes

Fazer o teste da gestão de processo que foi implementado requer uma realização bem aplicada nos setores. Estendê-lo a todas as áreas oferece uma visão mais ampla do que está sendo executado. Avalie os resultados e observe se há necessidade de alteração ou novas estratégias durante o processo. Ouça as equipes para identificar as falhas. A partir dos resultados, reveja o que precisa ser alterado. 

3. Monitore os resultados

O monitoramento dos resultados deve ser feito periodicamente, ou seja, de acordo com que ficou definido no planejamento. Para que o acompanhamento seja bem executado é essencial que se colete dados com base em métricas e KPIs. São esses recursos que podem apontar como as tarefas do dia estão correspondendo aos objetivos da empresa.

4. Proponha melhorias 

Sabemos que a rotina de atividades de uma empresa não para. Sendo assim, após a conclusão do que foi planejado para o projeto, é fundamental pensar em propor novas melhorias ao longo do ciclo do BPM. É nessa hora que se avalia o aprendizado que ocorreu no processo e a necessidade de buscar melhorias constantes para que o processo seja cada dia mais otimizado e os resultados crescentes.

A gestão com foco em processos é uma iniciativa que traz inúmeras vantagens para o negócio, como maior percepção de gargalos, melhoria contínua, facilidade para mensurar resultados, ajuda a ter uma visão analítica e macro do negócio, reduz custos operacionais e financeiros, além de tornar os processos mais produtivos.

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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