Voltar para o blog

Veja 3 inovações em recursos humanos importantes para sua empresa

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 23/08/2018
Veja 3 inovações em recursos humanos importantes para sua empresa

Tendências

O RH é um departamento essencial para o sucesso de uma empresa e, por isso, está no radar das desenvolvedoras de tecnologia. A inovação em recursos humanos potencializa as atividades do setor, tornando-o ainda mais estratégico e participativo no crescimento da sua marca. Sendo assim, que tal aumentar seu diferencial competitivo adotando o que há de mais moderno para o RH de sua companhia? Ficou interessado? Separamos as melhores dicas neste post. Acompanhe!

A importância do RH

O RH tem se tornado cada vez mais estratégico para as organizações. As empresas que são referências no mercado consideram o time encarregado pela gestão de pessoas como parceiros de negócio, com participação efetiva nas tomadas de decisão. O papel do departamento vai muito além das entrevistas, seleções, contratos e desligamentos de funcionários. Qualquer prática política que diga respeito ao comportamento da equipe é de responsabilidade desse setor. O próprio nome é sugestivo: o RH trata as pessoas como recursos e deve focar no desenvolvimento das habilidades individuais. O RH se envolve, direta ou indiretamente, com todas as áreas da organização, ponderando os interesses pessoais dos colaboradores, enquanto considera a cultura organizacional. Não por acaso é o setor com as mais recentes inovações.

Inovação em recursos humanos: 3 tendências

1. Análise de dados

Uma infinidade de dados é gerada diariamente, especialmente nos meios digitais, onde uma galáxia de bytes aumenta sem parar. O novo desafio para as empresas é, além de processar essas informações, fazer com que elas gerem valor. O setor de RH se enriquece quando dados são documentos, estruturados e utilizados a seu favor. Vale repensar algumas questões — de onde vêm os maiores custos de folha? Qual o índice de turnover entre seus colaboradores? Quais os resultados individuais e dos times? Tudo isso serve para desenvolver boas estratégias. Aposte na interpretação de dados como uma grande inovação para seu RH!

2. Participação no marketing

O RH, hoje, já ocupa também o marketing, seja ele interno ou externo à empresa. As novas estratégias de endomarketing incorporam os colaboradores em ações que antes envolviam apenas o consumidor final — como a fidelização. Outro recurso é o employer branding, que também sustenta a reputação da marca diante de seus funcionários e concorrentes. Todos esses processos são perpassados pelo RH, que, aliado a uma boa gestão dos dados angariados pela empresa, pode tornar suas campanhas um sucesso.

3. Incorporação da tecnologia

Há diversas formas de unir o RH à área de TI da empresa, aproveitando a inovação do setor. Os softwares de gestão de pessoas, os testes psicológicos aplicados online, sistemas de integração de departamentos e plataformas de seleção já são uma realidade. No caso de todas essas evoluções, a inovação digital e o capital humano andam de mãos dadas e esse é o princípio da tendência: manter e gerenciar os talentos da empresa, valorizando o trabalho humano e unindo a ele os avanços tecnológicos. O RH que esperamos para um futuro breve é um parceiro da marca, um departamento responsável por dar suporte às estratégias empresariais e ferramentas para que os líderes conduzam suas equipes, extraindo o máximo de performance de seus talentos. A tecnologia vem na esteira, facilitando as atividades e diminuindo os processos analógicos. Com isso, o gestor consegue mais eficiência e diminui o retrabalho, reduzindo a burocracia e melhorando as operações no setor de RH e em todos os departamentos aos quais ele está ligado. Gostou de saber sobre inovação em recursos humanos? Então, aproveite para conhecer mais a transformação digital e como ela impacta sua empresa.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais