Voltar para o blog

Você sabe o que é digitalização com certificação digital?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 07/08/2018
Você sabe o que é digitalização com certificação digital?

Tendências

Se você busca soluções inovadoras e eficientes para os processos da sua empresa, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a digitalização de documentos com certificação digital, certo? Mas você sabe o que isso significa na prática? E que benefícios esse mecanismo pode gerar para o seu negócio?Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é digitalização de documentos com certificação digital?

Com o avanço da tecnologia e seu uso cada vez mais otimizado pelas empresas, a digitalização de documentos se tornou comum entre os gestores. E, diante desse cenário, foi necessário criar um mecanismo que garantisse a segurança e a veracidade das informações armazenadas.A digitalização com certificação digital trata-se de uma assinatura produzida no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ou seja, é um certificado que tem o papel de gerar a assinatura digital com valor jurídico em um documento, garantindo a sua integridade durante o processo de conversão do atestado físico para o meio digital.Esses certificados garantem a validade de um documento eletrônico, evitando que ele seja fraudado e gerando uma proteção legal que comprova sua autenticidade.

Por que investir nessa prática?

Como você pôde perceber até aqui, os certificados digitais são fundamentais para atestar a integridade e a autenticidade dos seus documentos. Por isso, se você busca ter mais segurança para as informações da sua empresa, mas não quer deixar de usufruir dos benefícios oferecidos pela tecnologia, esse é o melhor caminho.A conversão do físico para o digital já é uma realidade do mercado, e as empresas que não se ajustarem tendem a ficar para trás. Entretanto, toda transição precisa ser realizada com cuidado, para garantir o bom funcionamento dos processos. A certificação oferece maior proteção às suas informações, que estarão livres de fraude ao serem validadas por um processo totalmente confiável.Além disso, segundo as leis de digitalização de documentos no Brasil, só os certificados digitais podem garantir que informações de um sistema GED tenha o mesmo valor jurídico que os originais em papel. Isso é essencial para enfrentar qualquer tipo de processo ou grandes transações.

Quais são os benefícios da digitalização com certificação?

A certificação digital de documentos eletrônicos é uma prática cada vez mais presente na rotina das grandes empresas. E engana-se quem acha que esse aumento está relacionado apenas à validade jurídica das informações.Indo além do quesito segurança, que já foi citado neste artigo, a certificação digital dos documentos digitalizados é uma prática sustentável que reduz custos, acelera processos e economiza tempo e dinheiro para sua empresa.E ainda tem mais! Os certificados digitais podem ser usados tanto por pessoas físicas (e-CPF) quanto jurídicas (e-CNPJ) que queiram legitimar uma transição ou informação eletrônica. Logo, garantem ainda mais agilidade e segurança para processos de diferentes naturezas. É ou não é um excelente investimento?Ainda tem dúvidas sobre a digitalização de documentos com certificação digital? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a outras dicas e conteúdos exclusivos sobre armazenamento e gerenciamento de informações direto no seu e-mail!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Lidera o time de tecnologia e inovação da eBox. Mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Como Planejar seu 2021? - por Arnaldo Neto

Gestão

Como Planejar seu 2021? - por Arnaldo Neto
Leia mais
eBox 2021 - Alçando Voos mais Altos

Gestão

eBox 2021 - Alçando Voos mais Altos
Leia mais