Voltar para o blog

Você sabe o que é a Norma ISO 9001? Entenda!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 22/07/2019
Você sabe o que é a Norma ISO 9001? Entenda!

Produtividade

Todo gestor que pretende implementar um sistema de gestão de qualidade em sua empresa tem o ISO 9001 como referência. Esse é um sistema internacional criado para padronizar determinados serviços ou produtos. Empresas que ainda não adotaram essa ferramenta perdem uma ótima oportunidade de elevar os seus índices de excelência, agregar valor ao produto/serviço e aumentar a lucratividade. Então, para ajudar você a entender o que é a Norma ISO 9001, preparamos este post. Acompanhe!

Como funciona o ISO 9001?

Como dissemos, a ISO 9001 é uma norma — também entendida como um sistema de gestão — que tem por objetivo assegurar a otimização de processos, provendo mais agilidade no desenvolvimento de produtos. Na prática, ela é como um roteiro, um passo a passo para ajudar gestores a elaborar todas as atividades da empresa. Para isso, ela conta com algumas ferramentas para uma produção mais ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso de uma forma mais sustentável. Esse processo engloba o mapeamento das atividades, o estudo do produto e a melhoria da execução dos processos envolvidos. Vale dizer que o ISO 9001 é uma metodologia repetitiva, ou seja, é preciso fazer determinado processo sempre. Também é uma metodologia coerente: sempre entrega o que foi pedido.

Qual é a sua importância?

Esse sistema de gestão de qualidade atua, basicamente, na identificação de pontos de melhoria na empresa, a destacar:
  • identificação do contexto empresarial;
  • obtenção de uma visão ampla acerca dos processos executados;
  • levantamento de riscos que podem onerar ou inviabilizar o andamento das atividades;
  • mensuração do desempenho e eficácia dos processos;
  • atuação na melhoria contínua dos processos;
  • monitoramento contínuo da satisfação dos clientes.

Como fazer a gestão de documentos de acordo com os critérios estabelecidos na ISO 9001?

O primeiro passo para implantar um sistema de gestão de qualidade é criar um documento chamado Procedimento Operacional (PO). Nele, estarão descritas as etapas da produção ou execução do serviço, considerando todos os procedimentos que dizem respeito a esse serviço ou produto. O PO é a forma mais básica, tradicional e barata para atender aos requisitos de qualidade da norma ISO 9001. Deve ser destacado nesse documento:
  • acesso do produto ou serviço;
  • armazenamento do produto ou serviço;
  • distribuição;
  • controle de alterações;
  • recuperação;
  • uso;
  • preservação;
  • retenção;
  • disposição.
Atualmente, existem especialistas que defendem uma abordagem mais resumida desses critérios, agrupando-os em certos itens macro, mais gerais. Por exemplo:
  • criação do produto ou serviço;
  • uso do produto;
  • descarte do produto.
Além disso, a descrição de cada processo também deve ser observada. Isso pode ser feito no próprio documento, criando uma legenda no rodapé da página. Já no cabeçalho deve ser indicado qual é esse Procedimento Operacional, antecedido pela logomarca da empresa. Vale destacar que toda essa gestão de documentos pode ser feita via software.

Quais são os benefícios de possuir o selo ISO 9001?

A grosso modo, conquistar o selo do ISO 9001 atesta que a sua organização é reconhecida nacional e internacionalmente com as boas práticas de gestão de qualidade e relacionamento entre clientes e fornecedores. Também possibilita a melhoria na busca de qualidade total: maior competitividade no mercado, maior capacitação dos funcionários da empresa, mais agilidade nos processos e a diminuição de custos. Outro ganho significativo da adoção dessa norma está relacionado, principalmente, ao desenvolvimento de fornecedores, pois eles passam a acatar as especificações e parâmetros de qualidade da empresa — que são mais rígidos, o que eleva a confiabilidade do seu produto/serviço. Enfim, fica claro como a norma ISO 9001 pode ser importante para o crescimento de um negócio. Toda a cadeira produtiva e de serviços da empresa ganha: o cliente passa a ter acesso a produtos e um sistema de gestão de qualidade, o mercado de atuação eleva o nível da competição e o seu negócio passa a ter uma margem de lucros maior. Agora, se você gostou deste post, aproveite para conferir também como fazer a proteção de documentos físicos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais