Voltar para o blog

Veja como o machine learning pode revolucionar o recrutamento e seleção

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 13/05/2019
Veja como o machine learning pode revolucionar o recrutamento e seleção

Transformação Digital

A seleção e recrutamento de profissionais adequados é um dos grandes desafios da equipe de RH de uma empresa, independentemente do segmento. Nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas e ferramentas que otimizam esse processo e, com isso, o conceito de machine learning está cada vez mais presente na rotina desse setor. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o que é machine learning e como ele pode influenciar no processo seletivo da sua empresa.

O que é machine learning?

O machine learning é uma tecnologia de análise e transformação de dados em informações estratégicas para otimizar a produtividade de uma empresa. Esse conceito, cada vez mais usado no mercado, vem resolvendo diversos problemas complexos, indicando problemas, estimulando insights e até prevendo ações para o futuro. As ferramentas de machine learning usam alguns algoritmos e técnicas específicas para analisar as informações que são produzidas diariamente. Interativo, ele se adapta de forma independente à medida que os modelos são expostos a novas informações. Por meio de cálculos anteriores, o aprendizado pode gerar decisões e resultados confiáveis e reproduzíveis.

Como o machine learning pode se relacionar com o RH das empresas?

Contratar o profissional ideal para um cargo é um dos maiores desafios do RH. Durante um recrutamento é preciso avaliar diversas competências técnicas e comportamentais, e, ainda assim, existem algumas características que só aparecem com o tempo, diante de alguma situação de crise. Diante desse cenário, o machine learning está otimizando o processo de contratação das empresas, mostrando assim o valor desse importante investimento e ganhando um espaço cada vez maior no setor de recursos humanos. Ao longo dos anos, diversos softwares foram desenvolvidos e aperfeiçoados para criar uma espécie de mapa das habilidades dos candidatos. São analisados itens como personalidade, perfil comportamental e os conhecimentos técnicos. Nesse processo, o machine learning entra em ação com sua capacidade de coletar informações, cruzar dados e gerar relatórios completos, que podem oferecer maior precisão durante uma avaliação profissional.

Qual o papel do machine learning no processo de recrutamento e seleção?

Na rotina de uma grande empresa, milhares de currículos são recebidos todos os dias por potenciais funcionários. E essa enorme demanda torna a análise manual cara e muito custosa para os profissionais de RH. Com o machine learning, uma vez criados os padrões de currículo que mais se assemelham ao perfil ideal traçado pela empresa, a máquina pode identificar os profissionais mais adequados, que tenham chances reais de preencher a vaga em aberto e otimizar o processo de seleção como um todo. A interação com pessoas não é uma tarefa com resultados exatos e previsíveis. Apesar de já ser possível quantificar boa parte do comportamento humano com métricas e tecnologia, ainda é preciso contar com alguns critérios objetivos para orientar a decisão de fazer ou não uma contratação. Essas ferramentas cruzam dados, como competências e resultados de testes, e aprendem quais são as características dos candidatos que apresentaram melhor desempenho. Assim, é possível indicar os perfis cada vez mais alinhados com os objetivos da empresa. Viu que bacana? Como podemos perceber neste artigo, o machine learning oferece uma enorme possibilidade de otimização dos processos de seleção e recrutamento, sendo muito eficientes quando trabalhadas em parceria com as equipes de RH. Quer saber mais sobre machine learning e outros processos que podem beneficiar o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais