Voltar para o blog

Veja como o machine learning pode revolucionar o recrutamento e seleção

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 13/05/2019
Veja como o machine learning pode revolucionar o recrutamento e seleção

Transformação Digital

A seleção e recrutamento de profissionais adequados é um dos grandes desafios da equipe de RH de uma empresa, independentemente do segmento. Nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas e ferramentas que otimizam esse processo e, com isso, o conceito de machine learning está cada vez mais presente na rotina desse setor. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o que é machine learning e como ele pode influenciar no processo seletivo da sua empresa.

O que é machine learning?

O machine learning é uma tecnologia de análise e transformação de dados em informações estratégicas para otimizar a produtividade de uma empresa. Esse conceito, cada vez mais usado no mercado, vem resolvendo diversos problemas complexos, indicando problemas, estimulando insights e até prevendo ações para o futuro. As ferramentas de machine learning usam alguns algoritmos e técnicas específicas para analisar as informações que são produzidas diariamente. Interativo, ele se adapta de forma independente à medida que os modelos são expostos a novas informações. Por meio de cálculos anteriores, o aprendizado pode gerar decisões e resultados confiáveis e reproduzíveis.

Como o machine learning pode se relacionar com o RH das empresas?

Contratar o profissional ideal para um cargo é um dos maiores desafios do RH. Durante um recrutamento é preciso avaliar diversas competências técnicas e comportamentais, e, ainda assim, existem algumas características que só aparecem com o tempo, diante de alguma situação de crise. Diante desse cenário, o machine learning está otimizando o processo de contratação das empresas, mostrando assim o valor desse importante investimento e ganhando um espaço cada vez maior no setor de recursos humanos. Ao longo dos anos, diversos softwares foram desenvolvidos e aperfeiçoados para criar uma espécie de mapa das habilidades dos candidatos. São analisados itens como personalidade, perfil comportamental e os conhecimentos técnicos. Nesse processo, o machine learning entra em ação com sua capacidade de coletar informações, cruzar dados e gerar relatórios completos, que podem oferecer maior precisão durante uma avaliação profissional.

Qual o papel do machine learning no processo de recrutamento e seleção?

Na rotina de uma grande empresa, milhares de currículos são recebidos todos os dias por potenciais funcionários. E essa enorme demanda torna a análise manual cara e muito custosa para os profissionais de RH. Com o machine learning, uma vez criados os padrões de currículo que mais se assemelham ao perfil ideal traçado pela empresa, a máquina pode identificar os profissionais mais adequados, que tenham chances reais de preencher a vaga em aberto e otimizar o processo de seleção como um todo. A interação com pessoas não é uma tarefa com resultados exatos e previsíveis. Apesar de já ser possível quantificar boa parte do comportamento humano com métricas e tecnologia, ainda é preciso contar com alguns critérios objetivos para orientar a decisão de fazer ou não uma contratação. Essas ferramentas cruzam dados, como competências e resultados de testes, e aprendem quais são as características dos candidatos que apresentaram melhor desempenho. Assim, é possível indicar os perfis cada vez mais alinhados com os objetivos da empresa. Viu que bacana? Como podemos perceber neste artigo, o machine learning oferece uma enorme possibilidade de otimização dos processos de seleção e recrutamento, sendo muito eficientes quando trabalhadas em parceria com as equipes de RH. Quer saber mais sobre machine learning e outros processos que podem beneficiar o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Urgência de tratar os dados como um ativo estratégico" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Informativo SGSPI: Indicadores e Métricas

Segurança

Informativo SGSPI: Indicadores e Métricas
Leia mais