Voltar para o blog

Sua empresa tem informações protegidas em caso de emergência? Descubra aqui!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 30/01/2018
Sua empresa tem informações protegidas em caso de emergência? Descubra aqui!

Segurança

A segurança dos dados de um negócio é uma preocupação cada vez mais relevante dentro do mundo empresarial. Com o maior acesso à tecnologia digital, também cresce o número de ameaças do mundo virtual. Para continuar tendo acesso aos benefícios dessas ferramentas, é importante que você mantenha informações protegidas em caso de invasão. Mesmo que você esteja ciente dessas ameaças até agora, pode ser que seu negócio esteja vulnerável a crimes virtuais. Centenas de pessoas são vítimas desse tipo de ameaça diariamente, mesmo acreditando estarem protegidas ou fora do alcance desse tipo de problema. Se você está em dúvida no momento veja, no post que preparamos, alguns meios que contribuem para manter informações protegidas em sua empresa e confira quais deles você segue:

Antivírus e firewall de alto nível

Investir em ferramentas de segurança de dados é imperativo em qualquer sistema empresarial. Mesmo que você utilize serviços externos para armazenar informações e processar certos dados, ao menos as máquinas utilizadas dentro da empresa devem ter um programa de segurança sempre ativo e atualizado. Sem firewall, um hacker pode invadir a máquina e usá-la como ponto de acesso para informações sigilosas. Sem antivírus, um malware pode se replicar em seu sistema e mesmo se espalhar até seus clientes. O que, no mínimo, vai comprometer a sua imagem.

Backups externos

Em muitos casos, para evitar o vazamento de informações importantes, é necessário apagar os registros de um sistema, evitando que qualquer pessoa tenha acesso a ele. Porém, após a invasão, você ainda precisa desses dados para atender seus clientes. Diante disso, a melhor opção é utilizar um backup em fonte externa, de preferência isolada fisicamente de qualquer rede. Dessa forma, você pode recuperar informações importantes e não terá que temer usar seu último recurso para proteger as informações de seus clientes.

Treinamentos sobre uso de informação

Algumas das principais portas para informações protegidas em uma empresa são os erros de seus colaboradores. Abrir o conteúdo de um e-mail sem verificar o arquivo, por exemplo, é uma brecha pela qual um vírus pode passar. Da mesma forma que em sua vida pessoal, os usuários dentro do seu negócio devem tomar algumas precauções para evitar problemas. E a melhor forma de garantir que sua equipe não cometa esses deslizes é ensiná-los quais atitudes tomar diante de cada situação.

Controle de acesso

Por fim, mas não menos importante, você deve separar suas informações de acordo com o nível de sigilo necessário. Certos dados confidenciais não devem ser vistos por ninguém além dos administradores do negócio. Facilitar a visualização sem necessidade também facilita o roubo de dados. Liste todas as permissões de visualização e reprodução de arquivos que são permitidas na sua empresa para cada colaborador. Dessa forma, você também limita o nível de acesso que um invasor pode ter com uma conta falsa, por exemplo. Agora que você sabe como ter informações protegidas, é hora de corrigir as brechas em seu sistema. Quer ajuda profissional nesta tarefa? Então entre em contato com a eBox Digital e veja como podemos melhorar a segurança dos seus documentos.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais