Voltar para o blog

Orçamento de RH: o passo a passo para planejar os custos do setor

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 10/01/2022
Orçamento de RH: o passo a passo para planejar os custos do setor

Gestão

O setor de Recursos Humanos é um departamento que gerencia diversas despesas voltadas para a gestão de pessoal da organização, como o salário dos colaboradores, os benefícios, as férias, as ações de incentivo, os treinamentos e outros investimentos importantes.

A fim de que a empresa esteja com as finanças sempre equilibradas, é essencial fazer um orçamento de RH bem estruturado para contabilizar todos os custos de que o setor necessita para desenvolver as suas atividades quanto às ações referentes aos profissionais da empresa. 

Conheça alguns passos essenciais para fazer uma gestão de gastos eficaz. Acompanhe este artigo!

Definir os objetivos do setor

Para que um orçamento seja bem administrado, é importante elaborar um planejamento bem organizado. Porém, antes de dar início à planificação, é fundamental ter em mente dois fatores que têm relação direta: os objetivos gerais e os gastos que se relacionam com o departamento de Recursos Humanos.

Especifique os objetivos com muitos detalhes, para que nenhuma ação seja esquecida e deixada para trás, pois, quando isso ocorre, o controle do orçamento fica desequilibrado. Após definir muito bem as metas que a empresa deseja e precisa alcançar, é importante pensar e responder a algumas perguntas voltadas para a gestão de pessoas, que estão diretamente ligadas ao orçamento do RH, como:

  • Por que a empresa pretende investir em crescimento?
  • Em que ação deve acontecer maior investimento?
  • Qual o número de colaboradores a serem contratados?
  • Qual salário será ofertado?

Planejar as despesas e os gastos

Uma atenção fundamental das pessoas que estão confeccionando o planejamento do orçamento de RH é investigar todas as receitas e despesas das atividades em que o setor investe mensalmente e dos projetos que pretende realizar. É por essa razão que os objetivos devem ser bem apontados, pois fazem referência aos propósitos preestabelecidos. Afinal, as receitas fazem menção aos objetivos, enquanto as despesas dependem da disponibilidade de caixa.

É por meio desse norteamento que é avaliado se as expectativas da folha de pagamento estão em consonância com o que foi proposto nos objetivos de desenvolvimento da empresa. Na verdade, o que se chama de despesa trata-se, excepcionalmente, de investimentos aplicados para ter uma equipe altamente capacitada e um ambiente de trabalho equipado com todos os recursos operacionais e tecnológicos modernos e inovadores, para a realização dos trabalhos de rotina.

Estabelecer indicadores para acompanhar os resultados

Fazer uso das novas tecnologias é a melhor estratégia para ter uma gestão orçamentária assertiva por meio de KPIs, ou seja, indicadores de desempenho. Por intermédio deles, fica fácil ter informações precisas de como está a realidade financeira do setor. É importante saber que alguns KPIs interferem mais no orçamento do setor de RH e que não podem deixar de ser mensurados, como:

  • dados sobre rotatividade;
  • produtividade;
  • ROI - Retorno sobre Investimentos;
  • índice de retenção de talentos;
  • custos com treinamentos.

Sabemos que fazer um planejamento bem estruturado é um ponto fundamental para que os investimentos sejam aplicados no que realmente foi apontado. Para que o orçamento de RH tenha o aproveitamento determinado, é extremamente importante que, além do planejamento, seja feito um acompanhamento minucioso de tudo que foi executado e dos seus gastos.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, venha nos seguir nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais